(+351) 220 108 000 (Chamada para a rede fixa nacional)      anje@anje.pt            
Skip to content Skip to footer

Helena Paínhas

Vice-Presidente da Assembleia Geral | Vice- President of the General Assembly

Helena Paínhas integra a Assembleia- Geral da ANJE desde 2020.

Com 41 anos, Helena é natural da cidade atlântica mais a norte de Portugal – Viana do Castelo, – e amante do seu majestoso mar e cenário idílico.

É, atualmente, CEO da Painhas S.A, uma das empresas de referência nacional e internacional na área das Energias & Telecomunicações. A empresa que deu origem à PA Grupo, nasce no mesmo ano que Helena e assume-se na prestação de serviços de referência na construção, manutenção e gestão de operações, oferecendo soluções globais em toda a cadeia de valor dos setores onde actua.

A veia empreendedora da jovem Helena tinha despertado em tenra idade quando abre a sua gelataria com 17 anos quando entrou na FEUP,onde anos mais tarde, acabou por concluir a licenciatura ligada ao ramo de negócio da família – Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – ramo sistemas de Energia, iniciando o seu percurso, na Painhas.

Hoje, com 42 anos de história, a Painhas destaca a conquista de grandes projetos, a preferência de grandes clientes como a EDP, REN e Iberdrola assim como a presença nos maiores projetos fotovoltaicos atualmente em curso em território nacional, projetos de mobilidade, Smart Cities, entre outros. No mercado internacional a Painhas, S.A. tem participado num conjunto de projetos de diversas escalas e magnitudes posicionando-se, atualmente, como um player relevante no panorama global, com predominância no continente Europeu, em Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, assim como no continente Africano, nos países de Angola e Moçambique.

Naturalmente audaciosa e não se confinando à Painhas, Helena cria, em 2005, a PA Residel com enfoque na consciencialização ambiental, nas energias renováveis e na otimização energética dos resíduos. Nos anos seguintes, conquista o Médio Oriente e administra a PA GULF – Power Action Gulf no Qatar, e a PA COST na Arábia Saudita, a 1ª empresa portuguesa no emirado. Em 2012 dá-se a aposta no mercado africano em parceria com o Grupo Angolano Omatapalo, nascendo a actual Enerline SA.

Anos mais tarde, em 2014, a Painhas volta a expandir-se, com a instalação de um milhão de contadores inteligentes de eletricidade em França, originando a sucursal PA Energie. Atualmente, mantem-se a aposta em França, não só na área de energia como, também, na área das Telecomunicações.

Helena Painhas tem se dedicado, também, desde 2016, à nova empresa do grupo, com sede em Maputo – a PA Moçambique – estando envolvida na sua génese. Paralelamente e acreditando que a formação é a base de tudo é, em 2012, que cria a SWITCH ON – Academia de Formação especializada para empresas e pessoas. O alargamento ao âmbito das áreas de formação, água, gás, construção civil e naval são resultado de uma visão estratégica, que tem bem definida os eixos de atuação que complementam a oferta de serviços, numa visão global e integrativa, sempre com o objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes.

Em 2021 Helena arrisca, uma vez mais, e adquire a maioria da empresa Energia em Conserva, renovando-a para EnergyCon, e apostando numa oferta cabal de serviços energéticos especializada em EPC fotovoltaico e Descarbonização, com projetos de Engenharia chave-na-mão, a nível nacional e internacional e atuando em todas as fases, desde o projeto, construção, operação e manutenção de centrais fotovoltaicas, com garantias reais de produção, performance e disponibilidade. No mesmo ano, e sob o nome de PA Energy, o grupo e chega ao Reino Unido.

Como pessoa, Helena investe e ‘amarra’ as causas sociais e económicas, tornando exemplo o seu dever cívico e espírito altruísta. É membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Engenheiros; Membro da AQTSE – Associação para a Qualificação Técnica do Sector Energético, Membro efetivo do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, membro da APIEE – Associação Portuguesa de Industriais de Engenharia Energética e integra, também, os órgãos sociais da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, entre outros.

Neste sentido, não obstante o registo a inclusão e dinamização nos órgãos sociais de várias associações, Helena é membro fundador e pertence a comissão executiva do Think Tank PORTUGAL XXI, profissionais com experiências diferenciadas, mas com um interesse partilhado: a causa pública.

Com vários prémios e honras atribuídos pela EDP, REN e diversas outras entidades, Helena tem sido, consecutivamente, destacada para o Prémio “40 Líderes empresariais do Futuro”, atribuído pelo Fórum de Administradores e Gestores de Empresas – FAE e Grupo Impresa.

Com um lado extremamente pragmático e racional, Helena utiliza toda a sua energia e capacidade mobilizadora para dar asas ao seu lado sonhador e disruptivo, movido pela coragem e a fé que a fazem acreditar que se consegue sempre fazer algo melhor e inovador!