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Ferramentas

Documentos e outros instrumentos de apoio ao empreendedor para download.

COMO UTILIZAR O MARKETING DIGITAL NAS EMPRESAS?

O que é que o Marketing Digital pode fazer pelo seu negócio? Conheça as vantagens e possibilidades proporcionadas pelas novas ferramentas e plataformas de marketing digital.

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QUICK AID #16 – LIVRO DE RECLAMAÇÕES ONLINE

Nesta edição da QuickAid saiba o que que há de novo no âmbito do Livro de Reclamações. Com o intuito de agilizar o tratamento das reclamações, tornar mais céleres e eficazes os procedimentos e a consulta da informação através do recurso a uma Plataforma Digital, são implementadas novas medidas no âmbito do Regime Jurídico do Livro de Reclamações.

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QUICK AID #10 – MODA E DIREITO

O conceito da Fashion Law, nascido nos Estados Unidos, é hoje em dia uma realidade também no mercado europeu. Em Portugal, a indústria da moda vive uma fase de afirmação e crescimento, sendo a ANJE, através da marca Portugal Fashion, uma referência em particular para os jovens criadores. Por tudo isso se justifica a atenção que pretendemos dar a este tema.

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QUICK AID #12 – FONTES DE FINANCIAMENTO ALTERNATIVAS

Como associação pioneira na área do empreendedorismo em Portugal, à ANJE cabe, também, o papel de informar e sensibilizar todos os jovens com iniciativa empresarial para as diferentes alternativas de financiamento existentes tendo em vista avançar ou expandir um negócio.

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QUICK AID #7 – NOVAS REGRAS PARA ESTABELECIMENTOS DE ALOJAMENTO LOCAL

A dinâmica do mercado ao nível do sector do turismo tem crescido nos últimos anos, originando o aparecimento de um conjunto de novas realidades de alojamento que pela sua especificidade, procura do mercado e relevância fiscal, justificam uma atualização e enquadramento legal adequado por parte do nosso legislador, materializado num regime jurídico próprio. Razão pela qual nesta edição da QuickAid explicaremos o diploma que estabelece regras para estabelecimentos de alojamento local.

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QUICK AID #9 – FUNDOS DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO – FCT, ME, FGCT

O tema que neste boletim informativo nos propomos a abordar incide na área jurídico-laboral, que tão importante é para as empresas e seus colaboradores, na ótica da competitividade e de estimulação à criação de emprego. Com este regime jurídico para os Fundos de Compensação do Trabalho pretende-se agilizar e operacionalizar procedimentos entre os vários intervenientes: empregador, trabalhador e demais entidades que atuam neste âmbito.

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QUICK AID #5 – NOVO REGIME DE IVA DE CAIXA

Neste folheto informativo vamos debruçar-nos sobre um tema de grande atualidade e de acrescida relevância para as empresas, particularmente, Micro e Pequenas Empresas – O novo Regime de IVA de Caixa, também denominado RIC.

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QUICK AID #6 – COOPERATIVAS

Nesta QuickAid explicaremos porque é que a área de atividade em cooperativa tem relevância no mercado empresarial português e porque está em crescendo no mundo atual: razão pela qual, também, é merecedora da nossa atenção e salvaguarda na Constituição da República Portuguesa ao consagrar três sectores: sector público, sector privado, sector cooperativo e social.

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QUICK AID #3 – CONTRATO DE TRABALHO E CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Na terceira edição da QuickAid – Notas Informativas Jurídicas da Unidade de Empreendedorismo ANJE vamos debruçar-nos sobre dois tipos de contrato, o contrato de trabalho e o contrato de prestação de serviços. O que carateriza cada um deles, o que permite distingui-los face à lei portuguesa, quais as modalidades que compreendem e que medidas legislativas foram implementadas recentemente no âmbito desta temática.

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QUICK AID #4 – COMÉRCIO ELETRÓNICO

Nesta nota informativa vamos abordar o tema do comércio eletrónico alertando para questões de regulamentação, segurança jurídica a que este setor obriga, tendo também presente o facto de estar em permanente desenvolvimento e ser altamente competitivo.

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QUICK AID #1 – REGISTO DO NOME DE EMPRESA E REGISTO DE MARCA

O potencial empresário depara-se, frequentemente, com dúvidas no que respeita à necessidade de registo de nome ou designação da empresa/firma que pretende criar, com outro conceito completamente distinto que se prende com o registo de marca, ou seja com um sinal distintivo. Saiba, nesta primeira edição da QuickAid, o que distingue o Registo do Nome de Empresa do Registo de Marca.

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QUICK AID #2 – EMPRESAS SINGULARES E EMPRESAS COLETIVAS

Na segunda edição da QuickAid vamos elucidá-lo quanto à natureza jurídica de três tipos de empresas, alertando para as diferenças que na nossa ordem jurídica existem e esclarecendo que a titularidade das mesmas pode ser singular ou coletiva.

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PROPRIEDADE INTELECTUAL E PROPRIEDADE INDUSTRIAL

A Propriedade Intelectual, de um modo geral e amplo, constitui na atual sociedade uma área prioritária para as empresas. Iremos focar-nos, primeiramente, na importância que a inovação tem nesta temática, distinguiremos conceitos e seguidamente analisaremos os contornos que envolvem o registo de marca, de uma patente, modelos de utilidade e desenhos industriais.

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SIMPLIFICAÇÃO, DESBUROCRATIZAÇÃO E LICENCIAMENTO ZERO

A sociedade atual vive tempos de profundas alterações e grandes desafios, fruto de uma mudança de paradigma, de uma conjuntura económico-financeira fragilizada, que carece de revitalização. Por outro lado, estando nós na era da globalização, da inovação e das tecnologias, tornou-se imperativa a necessidade de encontrar soluções de simplificação, de desburocratização de questões processuais e de desmaterialização de procedimentos administrativos, tendo em vista a redução de custos financeiros. Conheça quais neste documento.

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O CONTRATO DE FRANCHISING EM PORTUGAL

O contrato de Franchising tem na nossa ordem jurídica uma natureza atípica (porque não regulamentado), pelo que precisa de ser explícito e as cláusulas que servem de base ao seu correto funcionamento devem ser claras, bem como as condições de pagamento em que o mesmo se processa ao nível dos direitos de entrada e das Royalties.

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VESTUÁRIO EM PORTUGAL – EMPREENDER E INOVAR

De forma a ilustrar as diversas áreas com potencial interesse ao nível do empreendedorismo no vestuário, neste documento são analisados alguns casos de estudo que procuram ilustrar as potenciais oportunidades existentes neste sector. Para além dos casos de estudo, cada uma das áreas seleccionadas, nomeadamente, moda, retalho, comércio electrónico, vestuário técnico e ambiente, é ainda analisada com base em aspectos considerados pertinentes.

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NOVO CÓDIGO FISCAL DE INVESTIMENTO – SUMÁRIO DAS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES

O novo Código Fiscal ao Investimento introduz um pacote de medidas com vantagens financeiras para diferentes tipologias de negócios. As empresas que aumentem os níveis de investimento, criem postos de trabalho ou contribuam para a inovação tecnológica terão benefícios acrescidos. As startups surgem em plano de destaque, já que não terão de pagar IRC durante os três primeiros anos de atividade empresarial, uma medida que havia já sido sugerida pela ANJE. Consulte aqui o documento do Governo que sintetiza todas as alterações.

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GUIA PRÁTICO – COMO CRIAR UMA EMPRESA

O objetivo é contribuir e dotar o futuro empresário das competências fundamentais para uma tomada de decisão consciente e fundamentada acerca da viabilidade ou não do seu projeto. Com esse objetivo estruturámos este guia nas diferentes áreas que fazem parte de um projeto de criação de empresa.

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AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESTRATÉGIA DAS EMPRESAS

Ferramenta de apoio à adoção de estratégias empresariais pautadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável, nomeadamente ao nível do impacto ambiental. A iniciativa Delta ReThink – ecoproject é um dos exemplos estudados neste documento.

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EU REPORT #1 – EMPREENDEDORISMO NA UNIÃO EUROPEIA

“Empreendedorismo na União Europeia” é o título da primeira edição dos “EU Reports”, publicações informativas, de cariz europeu, lançada pela ANJE. Em destaque neste primeiro relatório está o Plano de Ação Empreendedorismo 2020 e as oportunidades que dele advêm, já partir de 2013.

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IMAGEM EMPRESARIAL VS AMBIENTE – COMO MELHORAR A IMAGEM PÚBLICA DA SUA EMPRESA

A redução dos impactos ambientais da atividade económica é hoje considerada um fator de competitividade empresarial, que é também determinante para a constituição de uma imagem positiva das empresas no mercado. É nesse sentido que este manual apresenta um conjunto de informações adjacentes à implementação de sistemas de gestão ambiental.

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LICENCIAMENTO AMBIENTAL – COMO RETIRAR O MÁXIMO DE PROVEITO DA LEGISLAÇÃO EM VIGOR

Guia destinado aos empreendedores que procuram apoio informativo ao nível da legislação ambiental. O documento identifica os diplomas legais relevantes e ajuda a interpretar essas mesmas normas, no sentido de orientar atuações empresariais compatíveis com a proteção do ambiente e com os princípios de responsabilidade ambiental previstos no quadro político e legislativo.

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CÓDIGO DE ÉTICA

O Código de Ética do Jovem Empresário é uma declaração de princípios, um ideário. Aqui se estabelecem objectivos tangíveis de carácter empresarial, que devem orientar a actividade do jovem empresário, dentro e fora da sua empresa, pautando o relacionamento com colaboradores, chefias, clientes, fornecedores, instituições financeiras, comunidade local, economia nacional. Este documento apresenta-se como uma declaração de objectivos éticos fundamentais e orientadores, que incidem em áreas específicas da actividade empresarial.

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AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO – COMO ACEDER AOS PRINCIPAIS APOIOS FINANCEIROS DISPONÍVEIS

Guia dos principais incentivos financeiros à adoção de novas práticas ambientalmente responsáveis por parte das empresas nacionais.

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COMO CRIAR UMA EMPRESA DE ENOTURISMO – GUIA PRÁTICO SETORIAL

O Enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos, bem como das tradições e cul¬tura das localidades que produzem esta bebida. O Enoturismo tornou-se com naturalidade uma atividade muito procurada em Portugal. João Marinho Falcão, responsável pela Vinitur, acredita nas oportunidades de negócio associadas a este setor e fornece dicas aos empreendedores que procuram neste guia informação para a criação de uma empresa de Enoturismo.

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COMO CRIAR UM NEGÓCIO DE MICROPRODUÇÃO DE ENERGIA – GUIA PRÁTICO SETORIAL

“O futuro está nas energias renováveis”, afirma Hélder Fonseca, responsável pela MDF Engenharia. O empresário empresta o seu testemunho a um guia prático setorial onde constam as informações necessárias à criação de uma empresa na área da microprodução de energia.

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COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL DE PRODUTOS BIOLÓGICOS – GUIA PRÁTICO SETORIAL

Segundo a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica (AGROBIO) o valor de venda de produtos biológicos em Portugal rondou, em 2009, os 10 milhões de euros. Este valor revela uma tendência de crescimento que reflete o facto de os portugueses estarem cada vez mais convencidos dos benefícios destes produtos. É neste contexto que o presente guia dá conta de todas as especificidades do mercado e fornece as coordenadas essenciais à criação de uma loja virtual de produtos biológicos.

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COMO CRIAR UMA EMPRESA DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS

O setor de organização de eventos encontra-se em constante mutação. Se até há algum tempo atrás as empresas faziam eventos porque lhes trazia visibilidade e prestígio, hoje em dia, face à menor disponibilidade de ver¬bas, as iniciativas são reduzida e prevalece a preferência pela qualidade em detrimento da quantidade de eventos realizados. É com base nestes indicadores de mercado que o presente guia setorial disponibiliza informação essencial ao empreendedor que pretende criar uma empresa de organização e gestão de eventos.

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COMO CRIAR UMA EMPRESA DE TURISMO EMPRESARIAL – GUIA PRÁTICO SETORIAL

O turismo empresarial constitui, logo a seguir ao de lazer, o segmento mais importante do turismo. As suas características específicas, nomeadamente gastos médios diários elevados, baixo impacte nos locais e afluência não sazonal, transformam-no num mercado de grande in¬teresse para muitos países, entre os quais Portugal. De acordo com dados da International Congress & Convention Association (ICCA), Portugal tem vindo a assumir um papel de destaque enquanto an¬fitrião dos mais variados certames relacionados com turismo empresarial. Tendo por base estes indicadores e as oportunidades de negócio a eles associadas, o presente guia fornece um conjunto de informações detalhadas indispensáveis à criação de uma empresa dedicada ao turismo empresarial.

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COMO CRIAR UM RESTAURANTE – GUIA PRÁTICO SETORIAL

Dados do Eurostat apontam Portugal como um dos países mais especializados nas atividades de restauração. A concorrência é atroz, mas os profissionais da área admitem que o mercado ainda permite a criação de novas empresas, favorecendo claramente a qualidade e a inovação, sem no entanto esquecer a importância das tradições gastronómicas. Se pensa abrir um restaurante, este guia poderá ser uma interessante ferramenta para perceber tendências, conhecer a legislação e esclarecer dúvidas.

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REGULAMENTAÇÃO AMBIENTAL – MANUAL PRÁTICO

A elaboração deste manual teve como principal fundamento a necessidade emergente de dar voz às questões mais pertinentes com que as empresas se deparam na prática da sua atividade para a
implementação e concretização de políticas de gestão sustentáveis. Pretende-se que este documento forneça um conjunto de ferramentas práticas e fundamentadas que apoiem a implementação de processos inovadores efectivos.

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DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – MANUAL PRÁTICO

Este manual pretende dar resposta a algumas questões lançadas à volta de conceitos de sustentabilidade: como implementar, que passos seguir e quais as melhores formas de ser uma empresa ou organização sustentável. Com o objectivo de se tornar numa ferramenta prática para
a implementação de processos inovadores, incluímos breves relatos, depoimentos sobre a experiência de algumas das nossas empresas mais conceituadas nesta área.

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CRIAÇÃO DE EMPRESAS

Título: Manual Técnico do Formando: “Criação de Empresas”; Autor: António Monteiro de Oliveira; Colecção: Ferramentas para o Empreendedor; Impressão: Fevereiro de 2008; Produção Gráfica e Paginação: EduWeb; Edição: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb.

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EMPREENDEDORISMO

Título: Manual Técnico do Formando: “Empreendedorismo”; Autor: Sofia Rodrigues; Colecção: Ferramentas para o Empreendedor; Impressão: Fevereiro de 2008; Produção Gráfica e Paginação: EduWeb; Edição: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWe.

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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Título: Manual Técnico do Formando: “Comportamento Organizacional”; Autor: João Ribeiro; Colecção: Ferramentas para o Empreendedor; Impressão: Fevereiro de 2008; Produção Gráfica e Paginação: EduWeb; Edição: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb.

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CULTURA DA EMPRESA

Título: Manual Técnico do Formando: “Cultura da Empresa”; Autor: Francisco Dias; Colecção: Ferramentas para o Empreendedor; Impressão: Fevereiro de 2008; Produção Gráfica e Paginação: EduWeb; Edição: ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb.

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