fbpx
PT  |  
   (+351) 220 108 000       anje@anje.pt         

Feira do Empreendedor instala-se em Matosinhos para projetar um ecossistema empresarial mais sustentável

A Feira do Empreendedor – um dos maiores e mais antigos certames portugueses dedicados ao empreendedorismo, qualificação e emprego – realiza-se pela primeira vez na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, nos dias 13 e 14 de dezembro. Esta 22.ª edição do certame organizado pela ANJE tem como tema principal a sustentabilidade – uma questão determinante para o futuro do ecossistema empreendedor e do tecido empresarial em geral. Para analisar e debater esta e outras temáticas vão estar presentes empresários e gestores de referência, Miguel Fonseca (Displax), Humberto Ayres Pereira (Dash Dash) João Barros (Veniam).

“O sucesso das empresas está hoje intimamente ligado à sustentabilidade. Um bom desempenho ambiental tem efeitos positivos tanto na produtividade como na competitividade. Acresce que os consumidores estão mais sensíveis às questões ambientais e, consequentemente, tendem a orientar as suas preferências para marcas e produtos sustentáveis. Pareceu-nos por isso interessante que na Feira do Empreendedor, que reúne alguns dos principais players e empresas do ecossistema, fosse analisado e debatido o impacto da sustentabilidade no tecido empresarial português”, explica o presidente da ANJE, José Pedro Freitas.

“A Feira do Empreendedor é um certame histórico e de referência do ecossistema português. Cientes deste facto, decidimos realizar o evento no moderno espaço da Casa da Arquitetura e preparámos, para esta edição, um conjunto de iniciativas de grande interesse para quem deseja criar ou expandir um negócio”, acrescenta José Pedro Freitas. “A Feira do Empreendedor vai já para a sua 22.ª edição, uma longevidade que se explica, não só pela qualidade do evento, mas também pela sua capacidade de se reinventar, como sucede agora com um programa mais inovador e abrangente”, garante o mesmo responsável da ANJE.

Eventos à medida dos desafios do ecossistema

Como habitualmente, a principal atração da Feira do Empreendedor é o seu espaço expositivo. No Entrepreneur Showcase, os visitantes podem conhecer bons exemplos de empreendedorismo (startups tecnológicas, PME inovadoras e microempresas de nicho) e, ao mesmo tempo, encontrar programas de formação e emprego, apoios à criação e expansão de empresas, oportunidades de financiamento e internacionalização, ofertas de tecnologia e produtos inovadores, momentos de networking e partilha de experiências. Este showroom empresarial serve, aliás, de âncora a vários outros eventos e atividades que decorrem na Feira do Empreendedor, designadamente os que visam a capacitação de empreendedores e empresas.

Como já foi referido, os espaços de análise e debate de temáticas com interesse para a atividade empresarial preenchem boa parte da programação da Feira do Empreendedor 2019. Com um intuito reflexivo, formativo e tutorial, estão previstas as Masterclasses (painéis temáticos especializados com uma forte componente prática, em que, para além da análise/debate, se procura fomentar o contacto entre empreendedores e empresas com boas soluções, serviços e equipamentos para negócios early stage) e os Peer Groups (momentos de reflexão e discussão em que executivos, líderes e gestores de projeto partilham com o público soluções para desafios transversais às empresas).

Com o foco em potenciais empreendedores e em empreendedores early stage, vão ter lugar o WE’BIZ Pitch – sessões de pitch em que, como é habitual, jovens empreendedores apresentam os seus negócios a investidores, tendo em vista a captação de financiamento para projetos ou empresas. – e o ChallANJE – um desafio direcionado aos estudantes do ensino superior, que durante um dia inteiro e num ambiente imersivo, solucionam problemas concretos apresentados por empresas de referência. Os estudantes vão organizar-se em equipas, escolher um problema e construir soluções ou propostas de solução a apresentar posteriormente em formato pitch. O objetivo é desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas nos estudantes e aproximá-los das empresas, que são potenciais interessadas neste capital humano. De referir que o ChallANJE tem como parceiros institucionais o CEIIA, o ISCAP, o IPAM e as universidades do Porto, do Minho e Lusófona.

Há ainda a salientar, entre os eventos da Feira do Empreendedor 2019, o Workshop BESTBusiness Education for Smart Tourism. Trata-se, como o nome indica, de uma ação de formação/divulgação deste programa nacional de capacitação de empresários, empreendedores e gestores do Turismo. O BEST promove um conjunto de iniciativas formativas, com o objetivo de transmitir conhecimentos e desenvolver competências que, perante a atual dinâmica do Turismo, potenciem a criação de valor para as empresas, para os negócios e para o sector em geral.

Por fim, importa sublinhar que, mercê da interação que inevitavelmente se gera entre participantes e visitantes, a Feira do Empreendedor presta-se ao desenvolvimento de contactos e até parcerias de âmbito empresarial. Ou seja, é um evento propício a uma dinâmica de networking entre empreendedores, gestores, mentores e investidores.