fbpx
PT    
   (+351) 220 108 000       anje@anje.pt            

A ANJE – Associação Nacional dos Jovens Empresários, através do Portugal Fashion, celebrou uma parceria com o Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), com o objetivo de promover a indústria africana do vestuário e do têxtil em Portugal.

Esta parceria faz parte do programa ‘Creative Africa Nexus’ (CANEX), destinado a facilitar o investimento nos sectores criativo e cultural em África através do financiamento, reforço das capacidades, promoção da exportação e do investimento, de soluções digitais, promoção de parcerias e da defesa de causas. O programa CANEX é suportado por um fundo de apoio à indústria criativa, no valor de 500 milhões de dólares.

As indústrias criativa e cultural em África demonstraram que com os investimentos certos, têm potencial para contribuir para a mudança estrutural do continente, e assim criar emprego e aumentar as exportações. No âmbito do acordo, a ANJE, através do Portugal Fashion, vai disponibilizar aos designers africanos plataformas de apresentação, facilitar o seu acesso a mercados internacionais e reforçar o seu potencial através de orientação empresarial e assistência técnica na produção de vestuário. O Afreximbank e a ANJE pretendem atrair mais oportunidades de investimento para o sector, enquanto desenvolvem as competências técnicas dos players africanos da indústria e melhoram as capacidades de manufatura e produção em África.

Alexandre Meireles, presidente da ANJE, refere: “Acredito que o contributo da ANJE para o crescimento e reconhecimento das indústrias criativas africanas, tanto em Portugal como no resto da Europa, será crucial. O expertise da ANJE na indústria da moda é inegável e temos muito orgulho por termos sido escolhidos pelo Afreximbank para alavancar este projeto. Por outro lado, esta parceria estratégica irá facilitar o acesso de empresas portuguesas nas áreas da moda e do design que pretendam investir em África, um mercado com um enorme potencial.”

O programa destina-se a promover pelo menos 40 designers africanos por ano, nos desfiles do Portugal Fashion. Os designers vão beneficiar também da oportunidade de estabelecer contacto com especialistas do setor internacional, retalhistas, fabricantes e outros stakeholders do setor. Os desfiles vão ter lugar no Porto, de 13 a 16 de outubro de 2021 e integram a criatividade artística africana – lifestyle, música, arte e gastronomia.

Além deste evento, a ANJE e o Afreximbank estabeleceram uma parceria para aconselhar e apoiar as empresas portuguesas e europeias que pretendam investir em África, com a ANJE a atuar como balcão único das duas instituições.

“Acreditamos que o vasto banco de talentos criativo africano é uma oportunidade para alavancar a transformação económica no continente. Através do CANEX o banco está a proporcionar um apoio tangível para o desenvolvimento de um ecossistema que atribui valor ao sector criativo e aumenta o seu contributo para a economia africana dentro da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA). Eu agradeço à ANJE pela sua liderança visionária e ousada. O Afeximbank está satisfeito com esta parceria que assume esta iniciativa transformadora para a indústria africana de moda, vestuário e têxtil” afirma Benedict Oramah, Presidente do Afreximbak.

Para a ANJE “as indústrias criativas em África têm imenso potencial para se tornarem fatores chave para o crescimento económico. A associação Nacional de Jovens Empresários acredita que esta iniciativa vai ter um impacto positivo e sustentável. É um privilégio para a ANJE trabalhar em conjunto com o Afreximbank neste marco importante” refere Manuel Mota, Vice-Presidente da ANJE.