fbpx
PT  |  
   (+351) 220 108 000       anje@anje.pt         
Agência Nacional de Inovação atribui distinção à YData

Um dos finalistas do 21.º Prémio do Jovem Empreendedor, certame da ANJE que distingue negócios early stage de elevado potencial, recebe cinco mil euros da ANI – Agência Nacional de Inovação. Trata-se da startup tecnológica Ydata, que foi assim recompensada pela participação naquele que é um dos mais antigos galardões de empreendedorismo do país.

Recorde-se que o 21.º Prémio do Jovem Empreendedor foi entregue à startup Newton no passado dia 28 de novembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Mas a shortlist de finalistas incluía ainda a startup Ydata, cujas ideias de negócio também foram especialmente valorizadas pelo júri do prémio, constituído por reconhecidos especialistas do sector empresarial e financeiro.

Entretanto, a Ydata vê o seu projeto empresarial merecer o interesse da ANI, que, na abertura da Feira do Empreendedor da ANJE,  entregou um prémio de cinco mil euros. Ao decidir atribuir este financiamento, a sociedade pública de apoio à inovação tecnológica e empresarial revela confiança no potencial das duas empresas finalistas do 21.º Prémio do Jovem Empreendedor.

A Ydata é uma plataforma de criação de dados sintéticos a partir de ruído aleatório, que utiliza um modelo de inteligência artificial, o deep learning.

Para a ANJE, “o apoio da ANI explica-se pelo potencial de negócio das duas startups em causa. E, neste sentido, é também revelador da intensidade de inovação e da qualidade empresarial dos projetos que concorrem ao Prémio do Jovem Empreendedor. Nesta edição, e à semelhança das anteriores, tivemos a concurso startups com tecnologias muito inovadoras e, por isso, capazes de crescerem e serem competitivas”, garante o presidente da ANJE, José Pedro Freitas.

O Prémio do Jovem Empreendedor foi criado em 1998 pela Academia dos Empreendedores da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, tendo já galardoado (como vencedores absolutos, vencedores por categorias e menções honrosas) 44 projetos empresariais e seus responsáveis. Na sua primeira edição, o galardão da ANJE consagrou a Critical Software, que é hoje uma referência mundial no desenvolvimento de soluções de software e serviços de engenharia de informação para o suporte de sistemas críticos.

De resto, ao longo das suas várias edições, o Prémio do Jovem Empreendedor distinguiu outras empresas de base tecnológica com intensidade de inovação e internacionalmente competitivas, como a Crioestaminal, a Biosurfit, a Ative Space Technologies, a Master Blank, a CreativeBitBox, a Acellera Therapeutics, a Bn´ML, a Top Research, a TargetTalent, a Exogenus Therapeutics e a Infraspeak.