PT | EN

WE’BIZ TALK apresenta erros a evitar e desafios para escalar na Europa a partir do mercado alemão

49

Desafios, erros e boas práticas são notas dominantes a reter da WE’BIZ TALK “How to Scale in Europe via Germany?” organizada pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, nas instalações da sua sede nacional no Porto. A sessão, realizada durante a tarde da passada quarta-feira, fica marcada pela partilha de know-how e deixa um legado de conselhos às startups construído pela experiência e pelo percurso de Tanja Emmerling, gestora de investimentos da High-Tech Grunderfonds, Lukas Planinc, managing director da ABC Venture Gates, e Thomas Ohr, CEO e editor do EU-Startups.com que moderou e conduziu a reflexão.

Com uma audiência composta por fazedores e players do ecossistema nacional de empreendedorismo, a sessão apresenta um balanço de desafios, práticas de sucesso e ações a evitar na entrada e expansão no mercado alemão. “É positivo perceber os resultados e as conclusões do diálogo suscitado entre os oradores e os empreendedores presentes na audiência da WE’BIZ TALK. Sobretudo pelo facto de a conversa informal ter permitido a empreendedores e players recolher insights fundamentais para precaver o falhanço e aumentar as probabilidades de sucesso no ecossistema empreendedor germânico”, afirma Rafael Alves Rocha, Diretor de Comunicação da ANJE.

Em matéria de erros destaque para a comunicação. Luka Planinc e Tanja Emmerling corroboram a necessidade de assumir uma estratégia de comunicação global, mas sem descurar o idioma e o estilo adotados pelo mercado local porque esse seria um passo para o falhanço de qualquer negócio.

Nos desafios, a localização da startup no hub correto, a definição da proposta de valor e a construção da equipa adequada para a execução do plano de ação no mercado. No ranking das boas práticas há duas lições a reter pelos empreendedores: planear sempre, independentemente da ação que vamos tomar, e perceber que persistência e tempo são fundamentais para singrar no mercado alemão e captar os primeiros clientes.    

08.03.2017