PT | EN

Missão à China com apoios para as tecnológicas

Amb2

As empresas tecnológicas*que participem na missão empresarial realizada pela ANJE à China poderão usufruir de uma comparticipação de até 50% das suas despesas elegíveis. A viagem ao Império do Meio acontece entre os dias 16 e 24 de outubro e terá um programa repleto de atividades de networking e prospeção de negócio, incluindo a visita à Feira de Cantão e à 17ª Feira Internacional de Macau, bem como a participação na abertura oficial do Festival da Lusofonia, que está também associado à Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa. Cantão (Guangzhou) e Macau serão os principais pontos de paragem dos jovens empresários. 

 
A missão à China começa por Macau, onde os empresários lusos terão a possibilidade de visitar a feira internacional, a decorrer entre 18 e 21 de outubro, no Venetian Macao-Resort-Hotel. Em 2011, aquele que é o maior certame económico e comercial desta região administrativa contou com a participação de 50 delegações provenientes de 60 países, de onde resultaram 1.502 sessões de bolsas de contactos. Mas os contactos lusófonos serão particularmente estimulados na etapa seguinte do programa: o Festival da Lusofonia e a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa 2012. Para além da possibilidade de participar na cerimónia de inauguração destes eventos de expressão portuguesa, os empresários terão um dia livre para integrar as atividades programadas e interagir com os seus diversos intervenientes. 
 
Em Cantão, a comitiva de jovens empresários participará na 112a Feira de Importação e Exportação de China. A também designada Feira de Cantão é um certame com grande tradição e importância no contexto das transações comerciais de e para a China. Entre os mais de 20 mil expositores proliferam oportunidades de negócio e parceria, potenciadas por um elevado número de empresas vocacionadas para o comércio e o investimento externo. A área de exportação conta com um total de 48 delegações e mais de 20 mil expositores. 
 
Durante os oito dias de viagem, haverá espaço para visitas a empresas, encontros de negócios e encontros institucionais, nomeadamente com associações representativas do empresariado e autoridades locais. Para os empresários portugueses, esta viagem constitui uma oportunidade privilegiada para conhecer uma economia que cresceu 7,6% no segundo trimestre do ano, travar conhecimentos e até mesmo desenvolver novas parcerias e estabelecer negociações.
 
A Missão Empresarial à China, com especial enfoque para a visita à Região Administrativa Especial de Macau, faz parte do Programa de Internacionalização para os Mercados Lusófonos elaborado pela ANJE. Programa esse que teve este ano como ponto alto o Congresso do Empreendedor Lusófono coorganizado pela ANJE no Brasil, no final do mês de maio, e que beneficia da colaboração de uma rede de dimensão transatlântica e âmbito multidisciplinar, direcionada para o fomento, a facilitação e o acompanhamento dos negócios no espaço da língua portuguesa. Rede essa que é liderada pela ANJE e que surge da consciência de que a proximidade histórica e cultural dos países lusófonos pode ser canalizada em prol dos interesses empresariais desses mesmos países, através de uma aposta concertada na internacionalização e nos processos de exportação e importação. 
 
Inscrições e informações adicionais através da página www.anje.pt/portal/china, do e-mail internacional@anje.pt ou do telefone número 22 0108000. 
 
*Empresas cujas sede esteja localizada fora de Lisboa e do Algarve  e cujas atividades incidam sobre as seguintes CAE – Código de Atividade Económica: 26110 a 26800, 27310, 27320, 58210, 58290, 60100(1) a 61900(1), 62010 a 62090, 63110 a 63990, 71120, 72190 e 74100. 
 
 
19.09.2012