PT | EN

Os desafios das operações e da execução no ScaleUp Porto - The Growth Champions

Execucao
Execução e operação são os conceitos em foco no quinto módulo temático do ScaleUp Porto – The Growth Champions que decorre hoje, no Porto, com Pieter Van Osch (cofundador da ScaleUp Company) e Neale Lewis (antigo Managing Director da Derby Business TV e Diretor de Customer Marketing da Coors Brewers). Os dois especialistas estão na sede nacional da ANJE, entre as 09h30 e as 18h00, para ajudar as 20 PME de alto crescimento e empresas nacionais exportadoras de perfil tecnológico envolvidas no programa a estabelecerem prioridades, aproveitarem os dados gerados pela sua atividade diária e discutirem estas informações em momentos de reflexão que permitam melhorar e acelerar a tomada de decisão do CEO.
 
O ScaleUp Porto - The Growth Champions é um programa pioneiro em Portugal, desenvolvido pela Câmara Municipal do Porto, através da iniciativa ScaleUpPorto., em parceria com a ANJE, com vista ao apoio direto do crescimento sustentado e progressivo das PME nacionais de alto crescimento e empresas de perfil tecnológico e altamente exportador. Com um ciclo de workshops práticos coordenado por especialistas com créditos firmados no mercado, o programa concentra agora atenções na execução e nas operações dos negócios de elevado crescimento.
 
O módulo “Operations/Execution” do ScaleUp Porto - The Growth Champions combina, num programa de nove horas, as vertentes de workshop e reuniões one-to-one. No primeiro momento, as empresas poderão absorver o know-how recolhido por Pieter Van Osch no lançamento ou expansão de negócios de perfil tecnológico nos mercados dos Estados Unidos da América, Escócia, Inglaterra, Alemanha e Holanda, bem como o conhecimento adquirido por Neale Lewis numa carreira marcada pela ligação à indústria. Neale Lewis já foi Managing Director da Derby Business TV e diretor de customer marketing na Coors Brewers, tendo um profundo conhecimento da indústria da hospitalidade. Em comum os dois oradores têm ainda o título de Certified Gazelles International Coach, tendo concluído a certificação para o apoio ao scaleup de negócios e apoiado já a expansão de várias empresas seguindo os princípios de Verne Harnish, owner da Gazelles Inc. e especialista que deu o pontapé de saída no ScaleUp Porto – The Growth Champions em junho de 2017. 
 
O segundo momento do módulo “Operations/Execution” pressupõe a realização de encontros individuais de 30 minutos para que os especialistas convidados possam ouvir as 20 empresas participantes do programa e trabalhar sobre as necessidades e as características particulares de cada um dos casos.
 
Adelino Costa Matos, Presidente da ANJE, destaca que “O módulo de execução e operações traz uma novidade relativamente aos anteriores: o envolvimento de uma dupla de especialistas com perfis distintos. Pieter Van Osch é um empreendedor que fundou e expandiu com sucesso várias tecnológicas nos continentes europeu e americano, somando a esta experiência uma 'pegada' no apoio à aceleração de empresas tech originárias da Holanda, do Reino Unido, do Dubai, da Suécia ou da Polónia, que vem sendo construída desde 2008. Já Neale Lewis tem um perfil semelhante, mas construído no segmento da indústria e com especial enfoque na área da hospitalidade. Os dois perfis acabam por encaixar perfeitamente nas características dos ‘Growth Champions’ e acreditamos, assim, que as equipas vão extrair lições relevantes dos workshops e encontros individuais focados na execução e nas operações “.
 
Na perspetiva de Filipe Araújo, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto, “esta oferta dedicada, altamente direcionada para as necessidades de cada empresa participante, aliada à partilha de conhecimento entre as empresas, cria certamente oportunidades de crescimento."
 
28.02.2018