PT | EN
Foco_banner

Qualificação

Cursos de Aprendizagem

Os Cursos de Aprendizagem são uma formações de dupla certificação: escolar, porque dão equivalência ao 12º ano, e profissional, uma vez que 40% das horas programadas correspondem a um estágio numa empresa. Destinada a jovens com menos de 25 anos, esta formação é financiada pelo IEFP e concede bolsas de material de estudo e de profissionalização, bem como subsídio de transporte e alimentação.  

Os Cursos de Aprendizagem têm duração superior a dois anos e são considerados cursos de formação profissional, orientados para a integração dos mais jovens no mercado de trabalho. Para além de concederem uma qualificação, oferecem preparação profissional, não deixando de permitir a continuidade dos estudos, caso seja objetivo dos formandos.
 
Enquanto entidade formadora externa do IEFP, a ANJE é uma entidade certificada para ministrar Cursos de Aprendizagem, dinamizando atualmente o curso de "Técnico(a) Comercial" no Porto e o curso de Técnico de Gás na zona Centro (Lousã). Neste caso específico, pretende-se dotar os participantes das competências profissionais essenciais e necessárias a uma atividade que está cada vez mais centrada na satisfação do cliente. De resto, o setor comercial destaca-se positivamente no contexto atual pela existência de oferta de emprego, tal como a indústria do gás onde o desenvolvimento de competências técnicas possibilita ainda a criação de micronegócios. 
 
CONTACTO 
 
Nuno Ricardo | Manuela Almeida 
t. 220 108 068 | 220 108 072 
 
 
Consulte aqui a oferta disponível. 

Formação para a Inclusão

Balizada por uma lógica de intervenção social, a ANJE desde sempre incorporou, na sua oferta formativa, ações dirigidas a públicos em situação social mais debilitada, tendo em vista a sua capacitação para a (re)integração no mercado de trabalho. 
 
Desenvolvidos em estreita parceria com instituições públicas e privadas de intervenção social, estes projetos proporcionam aos destinatários uma resposta ajustada às suas necessidades e complementada com outras ações de suporte à integração. No final des programas, os participantes deverão reunir um conjunto de competências pessoais, sociais e profissionais suscetíveis de possibilitar a sua reintegração na sociedade e no mercado laboral..
 
Desde o ano de 2010 que a ANJE desenvolve esta tipologia de ações formativas dirigidas a públicos em situação socialmente debilitada, com o objetivo central da promoção da empregabilidade, através da capacitação técnica dos formandos em áreas com carência de oferta no mercado de trabalho ou por via do reforço de competências necessárias à criação do próprio negócio.
 
DESTINATÁRIOS
 
Cidadãos em situação debilitada socialmente.
 
OBJETIVOS
  • Promover o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais junto de grupos socialmente desintegrados.
  • Estimular a participação em ações de formação que confiram certificação e possibilitem a reinserção no mercado de trabalho.
CONTACTOS
 
c. Cristiana Moreira | Nuno Ricardo
t. 220 108 000 / 220 108 065

Medida Vida Ativa

Potenciar a rápida inserção de desempregados no mercado de trabalho é o propósito central das ações de formação promovidas no âmbito da Medida Vida Ativa – Emprego Qualificado. Desenvolvidos em parceria com o IEFP, I.P., estes cursos de curta duração surgem como uma resposta de qualificação, que pretende ajustar os Planos Pessoais de Emprego (PPE) e o potencial ou necessidades individuais de cada candidato, melhorando as suas perspetivas de empregabilidade.
 
DESTINATÁRIOS
 
Os destinatários da Medida Vida Ativa são desempregados jovens ou adultos (subsidiados ou não) que estão registados nos Centros de Emprego do IEFP, I.P., independentemente das respetivas habilitações escolares. Será dado tratamento prioritário aos: 
  • Subsidiados inscritos há mais de seis meses que não concluíram o 9.º ano de escolaridade; 
  • Cidadãos pertencentes a agregados familiares em que ambos os membros se encontrem em situação de desemprego; 
  • Desempregados de agregados monoparentais.
FUNCIONAMENTO / OBJETIVOS
 
Os cursos organizados, no âmbito da Medida Vida Ativa, serão marcados por percursos de formação modular com base em unidades de formação de curta duração (UFCD), do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Durante as ações formativas, os participantes poderão adquirir e/ou reforçar competências, acelerando de forma ativa, a sua efetiva integração socioprofissional.
 
Além do potencial regresso ao mercado laboral, os desempregados poderão ainda desenvolver conhecimentos que permitam explorar novas janelas profissionais, dando continuidade ao seu processo de qualificação. 
 
Enquadrados na estratégia de promoção da empregabilidade da área FOCO Qualificação, os cursos desenvolvidos pela ANJE, ao abrigo da Medida Vida Ativa, centram a sua oferta em domínios estratégicos e áreas como: as vendas, a gestão de eventos e as Tecnologias da Informação e Comunicação.
 
CONTACTOS 
 
Alentejo
c. Alexandra Mota
t. 266707007
 
Algarve
c. Eugénia Gouveia
t. 289 862 902
 
Consulte aqui a oferta disponível. 

Formação Modular Certificada

Constituída em módulos de 25 ou 50 horas, esta modalidade de formação financiada é perfeitamente adaptada às necessidades dos participantes, sendo uma das apostas ANJE para o desenvolvimento das competências pessoais e profissionais do público empresarial. 
 
Trata-se de uma resposta formativa individualizada e organizada com o objetivo de responder às necessidades e disponibilidade dos candidatos, podendo ser desenvolvida quer em horário laboral (manhã ou tarde) quer em horário pós-laboral.
 
DESTINATÁRIOS
 
As formações modulares certificadas destinam-se a ativos (empregados ou desempegados), com idade superior a 18 anos e com habilitações entre o 9.º e 12.º ano de escolaridade. Podem ainda ingressar nestas formações ativos com habilitação superior, desde que em situação comprovada de desemprego e pretendam desenvolver competências em domínios gerais ou mais específicos. Estes módulos de formação permitem a obtenção e reforço de conhecimentos necessários à integração profissional num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
 
FUNCIONAMENTO / OBJETIVOS 
 
Integradas no Catálogo Nacional de Qualificações, a conclusão destas unidades de formação permitem a obtenção de um certificado de qualificações, além de proporcionarem mais e melhor preparação em relação às crescentes exigências do mercado de trabalho atual.  
 
Com o objetivo fundamental de promover a empregabilidade dos seus formandos, a ANJE centra a sua oferta em domínios estratégicos como línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), área comercial (atendimento e vendas), área financeira (contabilidade, fiscalidade), marketing e publicidade, higiene e segurança no trabalho, gestão e administração, secretariado, turismo e lazer.
 
CONTACTO 
 
Claudia Pereira | Claudia Almeida 
t. 22 010 80 11 | 220 108 072 
 
Consulte aqui a oferta disponível. 
 
 
Logos