PT | EN

Prémio do Jovem Empreendedor: 80 mil euros aceleram projeto disruptivo para o mercado

Pje
A ANJE acaba de conquistar o apoio da Caixa Capital para um investimento de 50 mil euros no vencedor do Prémio do Jovem Empreendedor Powered by Caixa Capital, cujas candidaturas decorrem até 30 de setembro. Aquela que é mais antiga competição de empreendedorismo em Portugal, promovida pela ANJE com o apoio do IEFP, passa agora a atribuir ao vencedor uma distinção no valor global de 80 mil euros, acrescida do acesso direto à final do Caixa Empreender Award. Este envolvimento insere-se numa parceria mais abrangente estabelecida entre a sociedade de capital de risco e a Academia dos Empreendedores da ANJE, com vista a desenvolver o ecossistema startup nacional.
 
Além de um total de 70 mil euros (os 20 mil euros de prize money atribuídos pela ANJE com o apoio do IEFP acrescidos dos 50 mil euros de financial award investidos pela Caixa Capital) e de um pack de serviços de apoio ao desenvolvimento do negócio avaliado em 10 mil euros, o Prémio do Jovem Empreendedor da ANJE franqueia em 2016 o acesso a uma oportunidade privilegiada de fundraising proporcionada pela Caixa Capital. Isto porque o Caixa Capital Award é, na realidade, uma ronda de investimento onde um conjunto de startups, indicadas por um núcleo restrito de parceiros, concorrem para um investimento adicional de 100 mil euros.
 
“Para a ANJE, esta associação do Prémio do Jovem Empreendedor ao Caixa Capital Award representa não apenas o primeiro resultado de uma parceria mais vasta entre a ANJE e a sociedade de capital de risco, mas também a consagração do mais antigo galardão de empreendedorismo nacional enquanto plataforma indutora da criação e aceleração de novos negócios”, afirma o presidente da ANJE, João Rafael Koehler. “De facto, até aqui, o Caixa Empreender Award era reservado aos melhores projetos oriundos de programas de aceleração. O Prémio do Jovem Empreendedor será a primeira competição a possibilitar o acesso à iniciativa. Mas tal sucede precisamente porque o galardão organizado pela ANJE com o apoio do IEFP funciona já como um programa mais vasto, que além de disponibilizar capital, assegura mentoring, formação e incubação, apoiando o desenvolvimento acelerado dos planos de negócio vencedores”.
 
Academia dos Empreendedores e Caixa Capital unidas pelo ecossistema
 
A parceria que sela a colaboração entre a Caixa Capital e a ANJE envolve o programa de ação da Academia dos Empreendedores, marca pioneira na promoção do empreendedorismo em Portugal que em 2015 celebrou o seu 18º aniversário. Lançado em 1997, com o apoio do IEFP, o programa integrado da Academia dos Empreendedores inclui, além do Prémio do Jovem Empreendedor, a Feira do Empreendedor, o Road-show de Empreendedorismo Integrado e a um vasto conjunto de iniciativas ligadas ao suporte da iniciativa empresarial, designadamente ações de sensibilização, aceleração, coaching, mentoring e fundraising. Trata-se, pois, de um projeto que intervém diretamente nas diferentes dimensões do ecossistema empreendedor, em conexão com os diversos players e agentes nacionais e internacionais. Através desta parceria, ANJE e Caixa Capital ambicionam a dinamização desse ecossistema, apostando numa cooperação sinérgica de vasto potencial. 
 
A ANJE vê nesta parceria um contributo ativo para a minimização daqueles que são os principais obstáculos ao empreendedorismo: o acesso às fontes de financiamento e o desenvolvimento de fontes alternativas como o capital de risco e o smart money, especialmente por parte de projetos ligados ao conhecimento e à inovação. “A transferência de conhecimento das universidades e centros de I&D para as empresas é um dos motores de um ecossistema de empreendedorismo eficaz e uma das principais motivações do plano de ação da Academia dos Empreendedores. Complementar o trabalho de promoção da iniciativa empresarial e de suporte da conversão de ideias em projetos de negócio viáveis com uma efetiva aproximação entre empreendedores e investidores será, por isso, a grande mais-valia deste casamento entre a Academia da ANJE e a Caixa Capital”, sustenta João Rafael Koehler. 
 
Por seu turno, Stephan Morais, administrador da Caixa Capital, sublinha o papel da Academia dos Empreendedores no incentivo à inovação e na identificação e preparação de novos negócios: “A Caixa Capital posiciona-se como um investidor profissional em empreendedorismo, não apenas com capital investido mas também através do suporte de parceiros que atuam a este nível. Ora, neste enquadramento, por todo o seu historial, pelo seu espectro de ação atual e pelos projetos que tem em mãos para o futuro, a Academia dos Empreendedores é um projeto com o qual nos identificamos e com quem vamos colaborar”. “Para a Caixa Capital, faz todo o sentido suportar entidades e iniciativas que preparam os empreendedores e que fomentam a transformação do conhecimento em inovação e negócio. Esse processo de triagem e capacitação tem muito mérito e merece o nosso apoio, até porque facilita também a nossa posterior intervenção ao nível do investimento. Estamos certos de que a Academia dos Empreendedores será um bom aliado no processo de scouting de novos projetos”, afirma o mesmo responsável.  
07.09.2016