PT | EN

Muuv: mais lucro e menos preocupações na compra e venda de automóveis usados

Muuv_equipa
Comprar carros usados era um processo complexo e desgastante. A insegurança sobre o estado do veículo e a possibilidade de burla no momento de receber ou comprar o automóvel eram receios comuns para quem compra e vende, mas a Muuv veio para acabar com as complicações. A startup tecnológica com escritórios em Lisboa e no Centro de Incubação e Aceleração da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários na Maia, transformou as dores de cabeça do passado numa experiência de compra e venda digital, transparente, certificada, rápida e segura. Prova disso mesmo é que, desde maio de 2017, a Muuv já comercializou quase um milhão de euros em veículos e mais de 70% das vendas foram realizadas após a primeira visita. Mas afinal o que distingue a Muuv das plataformas digitais de compra e venda de automóveis usados? Luis Ramos, cofundador da startup, explica tudo e fala sobre o passado, o presente e o futuro do projeto que veio transformar o modelo tradicional de compra e venda de carros.
 
Quando e como surgiu a ideia de criar a Muuv? Com que objetivos?
 
A Muuv entrou no mercado em maio de 2017 e foi criada por quatro jovens empreendedores das áreas de Gestão, Economia, Mecânica e Gestão Industrial. A missão da Muuv passa por revolucionar a forma como as pessoas compram e vendem carros, transformando um processo tradicionalmente moroso e desgastante numa experiência rápida, fácil e segura. 
 
O que distingue a Muuv das restantes plataformas de compra de automóveis usados?
 
A diferença é a prestação de um serviço que confere a confiança e segurança necessárias para que os compradores e vendedores possam realizar o seu negócio tranquilamente. Na Muuv, o vendedor liberta o seu carro a um preço superior ao de retoma sem ter que se preocupar com a promoção que vem muitas vezes acompanhada por interessados abusivos. O comprador, por sua vez, adquire um carro a um preço inferior ao do stand sabendo o estado real do carro e beneficiando de uma garantia de 12 meses. Toda a burocracia é tratada por nós assim como a gestão do pagamento, garantindo que nenhuma das partes sai prejudicada. 
 
Os carros são certificados por um mecânico Muuv e todo este processo é alicerçado numa plataforma online. A Muuv assume-se como uma nova forma de comprar e vender carros, com um modelo focado no cliente, escalável e flexível. Aquilo que nos diferencia pode ser resumido em três princípios fundamentais: conveniência, valor e transparência.
 
Como tem sido a afirmação no mercado desta solução de intermediação de compra e venda de automóveis? Quais as principais barreiras e os motores de desenvolvimento?
 
A adesão tem sido muito positiva. Temos conseguido registar um crescimento estável e existe uma melhor compreensão e confiança no trabalho que desenvolvemos. Os nossos clientes terminam o negócio com a Muuv plenamente satisfeitos e deixam indicações aos seus amigos e conhecidos, que posteriormente usam também o nosso serviço. A principal barreira continua a ser a elevada desconfiança que existe no mercado automóvel, devido a burlas e esquemas no passado e ainda no presente. Pretendemos tornar a Muuv num espaço seguro para que todos os cidadãos possam vender ou adquirir um carro, independentemente do seu conhecimento automóvel.
 
Muuv_produto
Descreva o processo de relação estabelecido entre a Muuv e o cliente desde o primeiro contacto?
 
Como vendedor, o primeiro passo passa por aceder ao website e inserir informação básica sobre o carro (ano, quilómetros, marca e modelo) para receber uma avaliação preliminar. De seguida enviamos um mecânico Muuv ao local mais conveniente para o cliente, para efetuar uma avaliação completa e o relatório fotográfico. Em função desta avaliação é determinado o valor que vendedor recebe e o carro fica disponível na plataforma. A partir desta fase, o vendedor não precisa de se preocupar com o restante processo, pois a Muuv trata de toda a promoção e angariação de compradores. 
 
Na perspetiva do comprador, quanto este entra na plataforma online tem acesso a todas as informações sobre os carros, incluindo os dados da inspeção, um relatório fotográfico completo e um diagrama onde pode visualizar ao detalhe os pontos assinalados.  Todos os carros disponíveis na plataforma da Muuv são vendidos com uma garantia mínima de um ano e, caso o comprador esteja interessado, há a possibilidade de realizar um test drive para verificar pessoalmente o estado do carro. Para facilitar ainda mais o processo, a Muuv trata de toda a burocracia do negócio e entrega o carro no local indicado pelo comprador. 
 
Quantos e quais os fatores analisados no processo de certificação?
 
A certificação Muuv cobre mais de 240 pontos do interior, exterior, mecânica e performance do veículo. O mecânico divide a sua análise em seis partes: geral, exterior, interior, motor, teste de estrada e pneus/zona inferior. Qualquer dano, estético ou mecânico, será devidamente apresentado e explicado para que o interessado tenha acesso a toda a informação necessária para tomar uma decisão. 
 
Qual a importância da ANJE e do centro de incubação da Maia para o crescimento da Muuv?
 
O Centro de Incubação e Aceleração da ANJE na Maia tem funcionado como centro de operações da Muuv no Porto. Beneficiamos ao estar associados a uma marca de confiança que nos concede um selo de aprovação aos olhos de quem pretende usar os serviços da Muuv. Há um acompanhamento que facilita a propagação da marca Muuv, seja pela rede de contatos dentro do centro de incubação, seja pela participação em diversos eventos promocionais. 
 

UM MILHÃO DE EUROS EM TRANSAÇÕES É A META DOS PRIMEIROS 12 MESES DE ATIVIDADE

Muuv_websummit
Quase a chegar ao final do primeiro ano de atividade, a Muuv tem traçado um percurso ascendente no mercado que permite aspirar a um volume de transações na casa dos milhões e à expansão no território nacional a breve trecho. 
 
Qual é a fonte de receita da Muuv na compra e venda dos veículos?
 
Com base no resultado da certificação feita pelo mecânico Muuv é definido o valor final que o vendedor recebe, sendo este valor fixo e registado contratualmente. A nossa margem diz respeito à diferença entre esse valor e o valor de venda do carro. Não existem comissões ou qualquer outro tipo de encargos.
 
Quais os principais indicadores de desempenho da empresa desde a entrada no mercado? 
 
Após o lançamento da plataforma em maio 2017, definimos o objetivo de vender 30 carros até ao final do ano, valores que felizmente ultrapassamos.  A curto-prazo queremos terminar o primeiro ano de operações (maio 2018) com mais de um milhão de euros de carros transacionados na nossa plataforma e alcançar o break-even do investimento realizado inicialmente. Para 2018, esperamos ainda triplicar os valores de vendas mensais comparativamente ao ano anterior. Uma das percentagens que melhor reflete o valor da Muuv é que 70% das vendas são feitas na primeira visita ao carro, facto que demonstra a eficácia e transparência do serviço. 
 
 
Quando acreditam que o serviço da Muuv estará disponível em todo o território nacional?
 
Neste momento estamos presentes com maior força no Porto e em Lisboa. O crescimento que temos verificado nas duas cidades permite-nos estar bastante confiantes com as prospeções de alargamento da área de ação da Muuv. Já realizamos alguns testes em outras cidades como Braga, Guimarães e Amarante.
 
A internacionalização do negócio está nos planos da Muuv? Se sim, para quando e quais os mercados preferenciais?
 
Dado o nosso modelo de negócio, assim como os alicerces em que foi construído, a Muuv tem sem dúvida nos seus planos a internacionalização. Esperamos começar a planear essa expansão quando tivermos a marca Muuv estabelecida em todo o território nacional, sendo que a internacionalização começará por Espanha. A nosso favor temos o facto de o mercado automóvel português ser dos mais complexos a nível europeu, com bastante burocracia e barreiras à entrada. Vingando nestes moldes, a expansão para outro território torna-se naturalmente mais simples.
 
Qual é a postura da Muuv face à entrada de novos investidores?
 
Encontramo-nos neste momento em processo de angariação de investidores. Procuramos investidores que nos permitam não só satisfazer as nossas necessidades financeiras para aumentar a capacidade operacional da Muuv, mas também aliar a parceiros estratégicos que queiram crescer connosco. 
 

BI DOS EMPREENDEDORES

Muuv_equipa2

Luís Ramos, 25 anos, licenciado e mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, é sócio fundador da Muuv. Foi membro de Relações Internacionais na AIESEC e trabalhou como auditor e consultor financeiro na Comissão Europeia. É um ávido defensor do projeto europeu.  

Miguel Brandão, 25 anos, Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é sócio fundador da Muuv. Trabalhou em várias empresas do ramo automóvel, e possui experiência como Engenheiro de Qualidade. É apaixonado por carros e participa com regularidade em encontros de aficionados.

Nuno Vasconcelos, 25 anos, Mestre em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é sócio fundador da Muuv. Desenvolveu carreira na área da consultoria de gestão e consultoria operacional em vários projetos internacionais. Não perde uma oportunidade para se fazer à estrada na companhia do seu jipe, onde guarda sempre um par de skis e uma prancha de surf.

Ruben Fernandez, 24 anos, é sócio fundador da Muuv. Licenciou-se em Gestão pela Universidade Católica, e é Mestre em Gestão pela EADA Business School e EDHEC Business School. Esteve envolvido em diversos projetos na área do empreendedorismo e inovação, em Espanha e França. Tem como grande paixão viajar, faltando apenas quatro países para conhecer a Europa.

06.04.2018