PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
17
Jan. 2018
28
Mai. 2018

Master Executivo em Organização e Gestão de Eventos - 3ª edição (Porto)

Local
Centro de Formação Empresarial da ANJE, Porto (Rua do Passeio Alegre, nº20)
Duração
139h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral
LOCAL
 
CFE - Centro de Formação Empresarial da ANJE
Rua do Passeio Alegre, N.º 20, 4150-570 Porto
 
CALENDÁRIO FORMATIVO
 
JANEIRO
Dias: 17, 22, 24, 29, 31
 
FEVEREIRO
Dias: 05, 07, 19, 21, 26, 28
 
MARÇO
Dias: 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26, 28
 
ABRIL
Dias: 04, 09, 11, 16, 18, 23, 27
 
MAIO
Dias: 02, 07, 08, 09, 10, 14, 16, 21, 23 e 28

ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS GERAIS
 
A Gestão de Eventos assume relevância crescente no mix promocional das empresas, facto que sustenta o crescimento continuado desta área de negócio no mercado global. Com reconhecidos efeitos em matéria de notoriedade, comunicação ou venda de ideias, conceitos e produtos, a organização e gestão de eventos é uma opção recorrente para a comunicação institucional de empresas afetas a diferentes setores de atividade.
 
Neste pressuposto, o Master Executivo em Organização e Gestão de Eventos pretende clarificar o valor intangível associado aos eventos, enquanto ferramenta de comunicação, bem como os respetivos efeitos sobre a imagem projetada das organizações. Trata-se de uma formação executiva avançada, que foi desenhada para o desenvolvimento e recolha de competências essenciais ao planeamento e à implementação eficaz de todas as decisões estratégicas e operacionais inerentes à organização e gestão de eventos.  
 
Promovida pela ANJE, em parceria com OIDECOM (Observatório de Investigação e Desenvolvimento de Comunicação), esta formação avançada integrada abordagens às diferentes vertentes vinculadas à Gestão de Eventos com sucesso. As últimas tendências e as práticas inovadoras constam, igualmente, num programa de conteúdos multidisciplinar, que foca atenções na preparação dos participantes para uma atuação diferenciadora e de valor acrescentado no mercado competitivo da organização de eventos.
 
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
  • Explicitar o conceito de evento;
  • Enumerar e explicar os diferentes tipos de eventos;
  • Reconhecer a área de atuação de um gestor de eventos e explicar as suas principais atividades;
  • Identificar e caracterizar detalhadamente as diferentes etapas na organização de eventos;
  • Identificar requisitos para a seleção e contratação dos fornecedores de bens e serviços;
  • Identificar recursos (humanos, logísticos - equipamentos e serviços, espaço/local) necessários à organização e execução de eventos;
  • Definir uma estratégia integrada de comunicação de eventos e construir um plano de promoção e divulgação;
  • Conhecer e aplicar as regras de etiqueta, cortesia e protocolo na organização de eventos em diferentes contextos;
  • Saber angariar e gerir as diferentes formas de financiamento necessárias para a realização de eventos;
  • Fazer de um evento uma ferramenta dinamizadora do território;
  • Adquirir as competências essenciais para um bom profissional em Gestão de Eventos.

PROGRAMA

Módulo 1 - Evento e o seu contexto (4 horas) 
Formadora: Madalena Fonseca e Castro
 
1.1 - A importância do evento;
1.2 - O evento na atualidade;
1.3 - Tipologia de eventos;
1.4 - Diferentes tipos de target vs diferentes tipos de eventos.
 
Módulo 2 - Gestão integral do evento (20 horas) 
Formadoras: Madalena Fonseca e Castro
 
2.1 - O Planeamento de um evento e as suas diferentes fases;
2.2 - Pré-evento: briefing, budget, gestão de recursos humanos;
2.3 - Gestão económico-financeira do evento: elaboração do orçamento, seguimento, financiamento e viabilidade;
2.4 - Pós-evento: avaliação, memória técnica e económica. 
 
Módulo 3 - Gestão de fornecedores (16 horas) 
Formadora: a definir
 
3.1 - Requisitos na seleção de fornecedores (bens e serviços);
3.2 - Negociação contratual.
 
Módulo 4 - Gestão Logística do Evento (16 horas)
Formador: José Miguel Magalhães
 
4.1 - Logística do evento;
4.1.1 - Recursos necessários (humanos, equipamentos e serviços);
4.1.2 - Requisitos do local;
4.1.3 - Licenças;
4.1.4 - Planos operacionais;
4.1.5 - Desenvolvimento e execução do evento: seguimento e adjudicação de tarefas. Cronograma de execução e diagrama de Gantt e Monitorização de resultados;
4.1.6 - Planos de segurança, saúde e emergência;
4.1.7 - Gestão do risco / planos B.
 
Módulo 5 - Comunicação Estratégica nos Eventos (20 horas)
Formadores: Paulo Morais
 
5.1 - O plano de comunicação, divulgação e promoção do evento; 
5.2 - Relações públicas e branding;
5.3 - Comunicação e relação com os media; 
5.4 - Marketing e comunicação digital do evento. 
 
Módulo 6 - Protocolo Institucional, Empresarial e Multicultural (16 horas)
Formador: Juan del Hierro Rodrigo
 
6.1 - O papel do anfitrião;
6.2 - Convidados e entidades oficiais; 
6.3 - Presidências e precedências;
6.4 - Imagem e trajes protocolares; 
6.5 - A mesa e o seu protocolo; 
6.6 - A multiculturalidade no evento. 
 
Módulo 7 - Fontes de Financiamento e Responsabilidade Social Corporativa (8 horas)
Formadora – a definir
 
7.1 - Patrocínios, mecenato e fundraising; 
7.2 - Angariação e gestão;
7.3 - Negociação contratual.
 
Módulo 8 - O Evento como dinamizador do território (8 horas)
Formador – Carlos Martins
 
8.1 - Cidades criativas;
8.2 - Eventos como motores de promoção territorial;
8.3 - Grandes eventos e capitais culturais. 
 
Módulo 9 - Competências Diretivas (16 horas)
Formadora: Madalena Fonseca e Castro
 
9.1 - Inteligência emocional e habilidades sociais;
9.2 - Liderança e direção de equipas;
9.3 - Técnicas de comunicação em público. 
 
Módulo 10 - Projeto (10 Horas)
Formadora/ orientadora: Madalena Fonseca e Castro
 
Desenvolvimento de um projeto para a organização e gestão de um evento.
 
O programa contempla ainda dois seminários temáticos, cuja matéria abordada deverá refletir os interesses dos participantes.
 
METODOLOGIAS DA FORMAÇÃO
 
O Master Executivo em Organização e Gestão de Eventos adotará uma metodologia de formação centrada na análise e interpretação de casos e situações de gestão de eventos reais, que permitirão reforçar o desenvolvimento de competências ajustado aos perfis profissionais dos participantes. Assim, esta metodologia de trabalho em grupo integra  contributos  provenientes dos seguintes suportes:
  • Análise de casos para identificação de boas práticas e fatores de fracasso; 
  • Trabalhos desenvolvidos em grupo: a partilha de experiências e conhecimentos diversos contribuirá para uma  interiorização e aplicação mais fácil dos conceitos centrais lecionados em cada módulo.

AVALIAÇÃO

  • A avaliação será realizada tendo por base o desenvolvimento e a apresentação de um projeto operacional de Organização e Gestão de Eventos.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO MASTER EXECUTIVO

Madalena Fonseca e Castro
Licenciada em Relações Públicas; Pós-graduada em Direção de Comunicação pela Universidade de Barcelona; Formadora e Consultora In Company especializada nas áreas de Comunicação e Eventos; Fundadora e Administradora da ASIDE – Consultoria em Comunicação, Lda; Vice-Presidente da OIDECOM.
Mais informações >>
 
FORMADORES
 
Carlos Martins
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e doutorando em Geografia Económica pela Universidade do Porto. Foi vereador, com o Pelouro da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico, da C.M. Santa de Maria da Feira, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira SA. e da Feira Viva, Cultura e Turismo EM. Foi diretor Executivo de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas da Região Norte,Carlos Martins é ainda membro do Conselho Nacional de Cultura - secção das Artes.
 
Juan del Hierro Rodrigo
Tenente Coronel do Exército de Terra. Master em Proteção Civil e Gestão de Emergências e professor da Guarda Real Espanhola, como Chefe da Secção de Protocolo e Comunicação. Especialista
em Protocolo e Cerimonial do Estado Internacional.
 
José Miguel Magalhães
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Métodos Quantitativos em Gestão pela EGP (atual Porto Business School); Pós-graduado em Gestão de Pessoas pela EGP-UPBS (atual Porto Business School). Foi docente na Universidade de Coimbra e na Universidade de Aveiro, onde lecionou disciplinas relacionadas com Logística e Gestão Industrial. Foi assessor da gerência e responsável de operações da COLORSTAR, Lda, PME dedicada à distribuição de especialidades químicas. 
Atualmente é responsável pelo Gabinete de Melhoria Contínua e Acreditação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Consultor e Formador na área da gestão de operações e distribuição.
 
Maria José Teixeira
Licenciada em Línguas e Secretariado. Pós-graduada em Controlo e Melhoria em Cuidados de Saúde. A frequentar o Mestrado em NeuroMarketing, Maria José Teixeira é certificada em Coaching pelo ICC. (International Coaching Community). Formadora e consultora In Company especializada nas áreas de Coaching e Desenvolvimento Pessoal, a formadora é ainda diretora geral da Acropole – Convenções e Secretariado, Lda.
Mais informações >>
 
Paulo Morais
Mestre em Gestão de Marketing com pós-graduação em Direção de Marketing e Vendas. É atualmente responsável pela Follow Reference: Digital Health & E-business, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho colaborando com Marcas de referência. Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Ebusiness da ANJE/UMINHOEXEC, docente na Pós-graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA e Docente na Pós Graduação em Gestão de Marketing do IPAM. Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing.
 
DESTINATÁRIOS
  • Empresários, administradores, gerentes e gestores da área de atividade dos eventos;
  • Profissionais que detenham experiência em Gestão de Eventos e pretendam obter um conhecimento mais amplo e atual dos seus processos e técnicas;
  • Todos os profissionais que desejem iniciar, aperfeiçoar ou desenvolver o seu conhecimento sobre planificação e execução de eventos, requalificando o seu posicionamento profissional.
INVESTIMENTO
 
Associados ANJE: 1560 euros
Público Geral: 1950 euros
 
MODALIDADES DE PAGAMENTO
  • Pagamento integral da propina: 10% de desconto
  • Duas prestações (dois meses - início e meio): 5% de desconto
  • Quatro prestações mensais: sem desconto
Nota: Os descontos referidos não são cumulativos com o desconto de Associado ANJE.
 
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

A formalização da inscrição é efetuada através da submissão do formulário abaixo disponibilizado acompanhada de: 

  • Envio de CV e cópia de certificado de habilitações para o endereço focoanje@anje.pt;
  • Pagamento de 10% do custo total do Master (195,00€) e envio do respetivo comprovativo de transferência para focoanje@anje.pt (IBAN para transferência: PT50 0010 0000 3319 3210 1031 9);
  • As desistências são aceites até sete dias antes do início do Master, procedendo-se nestas situações à devolução da totalidade do valor pago na inscrição;
  • As desistências comunicadas num período posterior ao prazo estabelecido (sete dias antes do arranque do Master) levam à perda total do valor pago na inscrição;
  • No caso de anulação/adiamento do curso, a ANJE compromete-se a devolver o valor da inscrição na totalidade ou a transferir esse valor para outra inscrição, caso o candidato assim o entenda;
  • O pagamento (integral ou primeira prestação) deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início do curso;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos.
CONTACTOS
 
c. Cristiana Moreira / Nuno Ricardo
t.  22 010 80 61 / 22 010 80 11
 

Parceiro:

Oidecom_logo_pt

Formulário de inscrição em:


Dados Pessoais
Dados Empresa