PT | EN

José Campos e Matos

DIRETOR NACIONAL / NORTE

Jos%c3%a9%20matos%20001
José Campos e Matos integra a Direção Nacional da ANJE desde janeiro de 2017, sendo responsável pelo Núcleo Norte da Associação. Integrara  já os órgãos sociais do mandato eleitoral precedente (entre 2013 e 2017).
 
É sócio da STRAIN e da CAMACE, ambas empresas na área da consultoria de engenharia. Tem tido também uma colaboração muito estreita com a empresa GEG, de projeto de Engenharia Civil, como consultor na área internacional. Tem apoiado outras empresas, nomeadamente algumas spinoffs de carater tecnológico, que nasceram na UMinho, decorrentes de projetos de IDI que coordenou. Mais recentemente, tem também apoiado algumas empresas na área do low-tech, como por exemplo na área da moda. Professor no Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho e membro do Grupo de Investigação ISISE, desde 2007, supervisionou várias teses de Mestrado e Doutoramento, algumas enquadradas em ambiente empresarial, o que lhe permitiu desde cedo estabelecer uma forte ligação entre mundo académico e empresarial.
 
Atualmente tem cargo de Vice Presidente da YES – Associação Europeia de Jovens Empresários, e membro do core group do MENA BAB Young Entrepreuners, suportado pela OCDE. Adicionalmente, participa em vários comités técnicos e de normalização, nacionais e internacionais, liderando inclusive alguns, tal como o comité da IABSE em Gestão de Ativos e comité da fib em Custos de Ciclo de Vida de Infraestruturas. De destacar, ainda, a sua participação na coordenação de projetos internacionais (HORIZONTE 2020 e INTERREG) e nacionais (Portugal 2020), num total de mais de 5 milhões de euros em financiamento no IDI, e estabelecendo sempre uma ligação forte entre meio académico e tecido empresarial. Foi também nomeado para liderar uma rede Europeia na área da gestão de infraestruturas (COST Action TU 1406), que engloba 55 países de todo mundo, com representantes do meio académico e empresarial, e que recentemente se transformou numa associação Europeia EuroStruct que atualmente Preside.
 
É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Porto em 2002. Obteve o Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto em 2008 e o Doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em 2013.  Durante a sua carreira, publicou mais de dez livros, de vinte capítulos em livros, mais de vinte cinco artigos em revistas internacionais, mais de oitenta artigos em conferências nacionais e internacionais e vários relatórios técnicos. Participou também no comité organizador e científico de algumas conferências nacionais e internacionais, sendo de destacar a organização do EYEC10 (Yes for Europe) e da conferencia IABSE2019. Palestrante e moderador convidado de varias iniciativas nacionais e internacionais, organizadas por instituições parceiras.