PT | EN

Smart Finance aponta soluções de financiamento e gestão para PME do sudoeste europeu

Smartfinance
Discutir soluções de gestão financeira e financiamento inteligente para as pequenas e médias empresas e gestores do sudoeste europeu foi a missão assumida pelo SMART FINANCE ao reunir todos os parceiros do projeto internacional numa reunião realizada no Porto, nos passados dias 22 e 23 de novembro. O encontro reuniu especialistas dos Gabinetes FINLAB do projeto, bem como as Câmaras de Comércio de Oviedo, Barcelona, o Conselho de Câmaras de Comércio da Comunidade Valenciana, o Instituto de Competitividade Empresarial de Castela e Leão, a Fundação Universidade San Jorge (Espanha), o Conselho Regional de Câmaras de Comércio de Nova Aquitânia (França), a ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários (Portugal) e a Agência Nacional de Inovação na dupla jornada de reflexão.
 
O SMART FINANCE nasceu com o propósito de criar uma plataforma de discussão para o financiamento inteligente e a otimização de competências de gestão das PME e dos empreendedores do espaço SUDOE – Sudoeste Europeu. Na última reunião do projeto internacional, os parceiros e especialistas dos FINLAB e parceiros do projeto concentraram atenções nas possibilidades de acesso ao financiamento e nas oportunidades de reforço de competências disponíveis para melhorar a gestão financeira dos negócios a operar na geografia SUDOE.  
 
O SMART FINANCE trabalha com um conjunto de FINLABs responsáveis por intervir junto das empresas e disponibilizar, na web, ferramentas de apoio públicas e privadas existentes no mercado. De âmbito local, regional, nacional ou europeu, as informações e os instrumentos partilhados pelo projeto assumem a forma de produtos bancários, fintech, financiamento bancário não tradicional e Sociedades de Garantia Mútua em Espanha, França e Portugal. 
 
A tudo isto acresce ainda a prestação de serviços de consultoria a PME e empreendedores com vista à elaboração de Planos de Negócio e Planos de Financiamento, bem como a oferta de um conjunto de recursos. A saber: diagnóstico de ajudas públicas, relatório de saúde empresarial, guias sobre financiamento, ferramentas e simuladores de gestão financeira e a Academia SMART FINANCE.
Para Hugo Vieira, Diretor Nacional da ANJE, “A última reunião do projeto SMART FINANCE trouxe um importante conjunto de dados e conclusões importantes para cima da mesa e permitiu traçar os próximos passos de uma estratégia concertada e internacional para apoiar os empresários e as PME do sudoeste europeu na sua caminhada de crescimento no mercado”.
 
O SMART FINANCE está a ser liderado pela Câmara de Comércio de Oviedo e conta com parceiros de Espanha, França e Portugal. O projeto tem uma duração prevista de 26 meses e um orçamento de 1,3 milhões de euros cofinanciados a 75% pelo Programa Interreg SUDOE. Para consultar informações adicionais do projeto SMART FINANCE deve aceder em www.smartfinanceplatform.eu
 
06.12.2017