PT | EN

ScaleUp Academy em digressão nos ecossistemas da Malásia e Tailândia

Scaleupacademy
A ScaleUp Academy está, entre hoje e domingo, em digressão no ecossistema empreendedor asiático para participar e dinamizar jornadas dedicadas ao segmento scaleup. A empresa tecnológica instalada no Centro de Incubação e Aceleração Portugal Global da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários conhece hoje o ecossistema empreendedor de Kuala Lumpur (Malásia) e arranca para três dias de intensa atividade e colaboração com o Ministério da Ciência e Tecnologia da Tailândia na Startup Thailand.
 
A ScaleUp Academy é o resultado da evolução da startup CEO World e apresenta uma plataforma onde as equipas de scaleup podem aprender com mentores convidados a escalar os respetivos negócios. As empresas membro desta plataforma acedem a conteúdo e sessões com abordagem aos diferentes tópicos vinculados à gestão intermédia e de topo das empresas – produto, engenharia, marketing, vendas, talento, design. A ScaleUp Academy adapta as matérias em análise de acordo com os desafios apontados pelos seus membros, sendo que, mensalmente, a empresa reúne com empresas membro e especialistas convidados para garantir o alinhamento perfeito entre objetivos e desafios.
 
As conversas online com os mentores convidados têm a duração de 60 minutos e estão divididas da seguinte forma: o mentor aborda o tópico em estudo durante dez minutos e depois decorre uma mesa redonda com cinco empresas (um porta-voz por organização) para reflexão sobre o tema. As empresas membro do negócio podem, assim, através de uma fee mensal aceder a conteúdo especializado e também consultar sessões passadas arquivadas no Youtube ou em artigos no Medium. 
 
Atualmente a empresa conta com oradores convidados de gigantes como Zalando, Delivery Hero, Trivago, Blippar, HelloFresh, Skyscanner, Reddit, Slack, Zoom, Typeform, Dropbox, Crunchbase, Salesforce, Microsoft, Google, Twitter, Balderton Capital, Octopus Ventures, HP Tech Ventures, HTGF, Partech Ventures, Accel Partners, Rocket Internet / GFC, entre outros players-chave da indústria tecnológica. Registados como membros da plataforma da ScaleUp Academy estão casos de sucesso portugueses como a Aptoide, a Uniplaces ou a Talkdesk.
 
Foi precisamente esta projeção internacional que levou a ScaleUp Academy a ser convidada para um périplo no ecossistema empreendedor asiático. Miguel Dias, cofundador do projeto, revela o caminho do projeto até hoje para explicar o convite do Governo tailandês. “A ScaleUpAcademy.io nasceu com um mindset global desde o primeiro dia em 2013, mas, dado o conhecimento e a rede da equipa fundadora, decidimos focar-nos na Europa primeiro e, de seguida, na Ásia, quando o Andrew Wong se juntou à nossa equipa em 2016”. 
 
“No início de 2017 realizamos o nosso primeiro evento online na região com o Andrew Tan, Managing Partner da TinkBig, e o Jeffrey Paine, Managing Partner da Golden Gate Ventures. Este convite do Governo da Tailândia representa, por isso, um passo muito importante no reconhecimento de um trabalho que iniciámos já no ano passado nesta região”, complementa o responsável.
 
Startupthailand
AS 4 JORNADAS DA SCALEUP ACADEMY NA ÁSIA PASSO-A-PASSO
 
A startup, que conta com membros de todos os continentes desde o dia 0, inicia o seu tour hoje, com uma visita aos principais players de Kuala Lumpur, capital onde reside e trabalha Andrew Wong, cofundador da ScaleUp Academy e CEO da Mad Incubator.
 
Na sexta-feira, a ScaleUp Academy vai dinamizar o workshop “Thailand: The Asian ScaleUp Hub” com as equipas da Startup Thailand e do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo da Tailândia. Durante a manhã, a startup incubada na ANJE vai apresentar alguns casos de referência mundiais no desenho de políticas orientadas para o desenvolvimento de ecossistemas de scaleups. Durante a parte da tarde, a ScaleUp Academy vai reunir com a equipa de gestão de topo para discutir estratégias e ações que permitam posicionar Banguecoque como um scaleup hub asiático.
 
O workshop “ScaleUp Asia” ocupa o dia de sábado e vai colocar a startup em contacto com 15 das melhores scaleups tailandesas. A sessão servirá para a ScaleUp Academy partilhar metodologias de gestão direcionadas para scaleups, que permitirão aos participantes aumentar o tempo disponível para a gestão dos seus negócios, dos rendimentos e do cash flow. A startup portuguesa vai abordar tópicos como “Pessoas”, “Estratégia”, “Execução” e “Cash”, seguindo a metodologia de Verne Harnish.
 
Para encerrar o périplo no ecossistema Asiático, a ScaleUp Academy será keynote speaker no palco principal do Startup Thailand, no domingo, abordando o tema “Scaling is for heroes”. Durante a sessão, a startup vai apresentar os melhores ecossistemas do mundo para scaleups, bem como algumas ferramentas e práticas relevantes para escalar um negócio global. A jornada de domingo será também aproveitada para sessões de mentoring individuais.
 
16.05.2018