PT | EN

Casas em Movimento integra o Centro de Incubação e Aceleração Portugal Global

Casas_em_movimento
A startup Casas em Movimento está agora instalada no Centro de Incubação e Aceleração Portugal Global. A spin-off da Universidade do Porto apresenta um novo conceito de arquitetura viva, que combina a inovação com o dinamismo dos espaços e tem como foco de preocupação central a sustentabilidade. Já imaginou um edifício capaz de girar em torno do sol? Esta é apenas uma das muitas possibilidades que a Casas em Movimento torna viável. 
 
O projeto idealizado e lançado por Manuel Vieira Lopes permite ao ser humano habitar edifícios que rodam até 180 graus ou inclinar coberturas fotovoltaicas até 90 graus, criando sombras nas janelas durante o verão. Através da solução desenvolvida pela Casas em Movimento, o utilizador pode ainda controlar estruturas através de interfaces móveis (smartphones), sendo que os movimentos da casa podem combinar o dinamismo da cobertura com a rotação do edifício.
 
A disrupção associada ao projeto e o valor aportado pelo conceito de arquitetura viva já permitiram à Casas em Movimento representar Portugal na Solar Decathlon ou garantir um lugar entre o leque de finalistas da competição Smart Cities Boston. A startup está também agora a trabalhar no projeto “Kiosks in Motion”, que visa criar uma rede de estruturas inteligentes à escala global e tornar Portugal numa montra de inovação.
 
Para consultar informações adicionais sobre a Casas em Movimento clique aqui
19.04.2017