PT | EN

Financiamento para PME e jovens empresários em destaque nos novos “EU Reports”

Infotec
A ANJE promove, ao longo do ano 2013, a publicação de um conjunto de 12 relatórios europeus, sob o título “EU Reports”. Depois de duas edições dedicadas ao "Plano de Ação Empreendedorismo 2020" e ao "Empreendedorismo Feminino", a associação lança dois novos documentos subordinados ao tema “PME e Jovens Empresários - Fontes de financiamento na União Europeia (UE)”. 
 
Iniciado com uma sucinta explicação dos conceitos europeus de “quadro financeiro plurianual”, o terceiro relatório revela as principais estratégias levadas a cabo por instituições europeias ao nível da promoção do acesso das pequenas e médias empresas ao financiamento. Através da análise cuidada do “Small Business Act”, dos “Atos para o Mercado Único I e II”, do “Plano de Ação para melhorar o acesso a financiamento das PMEs” e do “Plano de Ação Empreendedorismo 2020”, o documento contextualiza e introduz a questão central das matérias abordadas no quarto relatório: “De que tipos de financiamento posso beneficiar?”. 
 
Numa perspetiva pragmática, os jovens empresários podem reconhecer diferentes tipologias de financiamento através da consulta do quarto documento. “Financiamento Temático”, “Fundos Estruturais”, “Instrumentos Financeiros” e “Apoios à Internacionalização” são as quatro oportunidades exploradas através da descrição de mais de quinze apoios e programas. Nesta listagem inserem-se oportunidades como LIFE +, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo Social Europeu (FSE), Programa-Quadro de Competitividade e Inovação ou Gateaway EU. 
 
Disponibilizados gratuitamente em versão digital no site da ANJE, os 12 “EU Reports” distinguem-se pela sua diversificação temática, embora versem essencialmente sobre mercados internacionais e respetivas oportunidades, partindo da network europeia e das suas ferramentas de suporte e apoio. 
 
A ANJE edita os “EU Reports” com o suporte técnico da Magellan - Associação para a Representação dos Interesses Portugueses no Exterior, com representação em Bruxelas. Trata-se de uma ação do projeto Infotec PME, no âmbito do qual a ANJE dinamiza um conjunto de ações que visam contribuir para o reforço da produtividade e competitividade das empresas, para a participação destas no mercado global. 
 
Clique aqui para aceder aos "EU Reports". 
05.08.2013