PT | EN

@diversity Award Competition

A Comissão Europeia lançou um concurso de ideias que se foca na procura de novas abordagens para o setor cultural e criativo do velho continente, com suporte na aplicação das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Qualquer cidadão da União Europeia e Croácia pode candidatar-se até ao dia 19 de agosto.
 
“Criar, tornar acessíveis, divulgar e/ou financiar produtos culturais” é o objetivo último desta iniciativa, de acordo com as informações do site institucional do concurso. Tendo em conta o background cultural diversificado dos vários países que compõem a UE, este projeto piloto tem como pretensão dar um novo fôlego às manifestações artísticas que proliferam sem qualquer apoio estatal. Sobretudo, espera-se que o cruzamento da cultura com as novas tecnologias resulte em novos modelos de negócio lucrativos para esta área.
 
A final da @diversity Award Competition irá realizar-se em Bruxelas, no European Culture Forum, daqui a alguns meses. Os vencedores terão oportunidade de participar em eventos internacionais e aí apresentar as suas ideias de negócio em formato pitch, perante plateias repletas de skateholders e investidores. Ademais, o consórcio do concurso, composto por três entidades – Peacefulfish, Kennisland e MF -, irá providenciar assessoria técnica e de comunicação aos projetos mais promissores, assim como momentos de networking. Um workshop de coaching intensivo, durante dois dias, em Londres, também faz parte da lista de prémios.
 
Para chegar a este patamar, o processo de seleção inicia-se com um júri online que fará o escrutínio das ideias mais interessantes a ser publicadas no site. Mediante a análise do feedback dos projetos, o júri irá depois deliberar quais os candidatos aptos para a cerimónia de entrega dos prémios.
 
Em plena era digital, a @diversity Award Competition representa um ótimo investimento na capacidade criativa dos europeus, abrindo novas portas às potencialidades das indústrias culturais e criativas como fontes geradoras de riqueza.
14.08.2013