PT | EN

People for People apresenta solução integrada para tornar a gestão de pessoas mais eficiente

Destaque

A utilização da tecnologia e automação de processos para poupar tempo e desgaste aos gestores e permitir que estes dediquem mais tempo à gestão das pessoas é o mindset que levou à criação da People for People. A empresa associada da ANJE nasceu em 2016, mas rapidamente cresceu e conquistou o mercado com o InnergyRH – solução especializada que acrescenta valor na gestão diária de empresas, recorrendo à tecnologia para automatizar ao máximo as funcionalidades administrativas dos recursos humanos e disponibilizar informação objetiva, credível e fiável para a coordenação de pessoas. André Patronilho, office manager da People for People, explica o trajeto da empresa desde 2016 até à atualidade e revela os planos para o futuro.

Qual é a história que motivou a criação da People for People?
 
O sonho de inovar, o sonho de colocar ao serviço da sociedade uma experiência acumulada de mais de 20 anos e o sonho de algumas das nossas pessoas em mudar de emprego, associado à insatisfação da carteira de clientes da entidade cessante e de alguns concorrentes, foram o mote para que em fevereiro de 2016 se começasse a desenhar a People for People.
 
Quais as problemáticas que a People for People se propõe a resolver?
 
A missão da People for People é sensibilizar os gestores para a importância das pessoas no seu negócio. Temos como principal objetivo libertar os gestores de todas as tarefas sem valor acrescentado a que estão sujeitos, para que se possam dedicar ao que realmente importa: as suas pessoas.
 
Qual o valor acrescentado que a People for People traz ao mercado da gestão de pessoas?
 
A solução que construímos confere mais eficiência e eficácia em todas as fases do processo de gestão, isto é, desde o levantamento de necessidades, passando pelo apoio à tomada de decisão, culminando na execução da decisão.
 
Como se diferencia a People for People dos restantes softwares de gestão de recursos humanos?
 
O InnergyRH diferencia-se por ser uma solução especializada que consegue dar resposta a muitas questões que a maioria dos softwares de gestão de recursos humanos não tem capacidade e que são fundamentais na gestão de pessoas. Este facto é especialmente relevante nas organizações de grande dimensão. 
 
O InnergyRH dá uma resposta eficiente ao mercado onde se insere, porque todos os dias trabalhamos para automatizar ao máximo as funcionalidades administrativas dos recursos humanos e para disponibilizar informação objetiva, credível e fiável para a gestão e para os stakeholders. No entanto, o grande fator de diferenciação prende-se com o facto de considerarmos o InnergyRH como um meio para atingirmos os nossos objetivos e não como um fim desses mesmos objetivos.
 
Breve2
A People for People trabalha as vertentes de consultoria, formação, auditoria ou outsourcing. Qual destes segmentos tem maior relevância no vosso volume de negócios?
 
Sem dúvida que a consultoria é a vertente que mais pesa nos nossos resultados operacionais. A consultoria representou, em 2017, cerca de 48% do volume de negócios da People for People, facto que consolida o nosso objetivo de não vender software de gestão de recursos humanos, mas sim soluções integradas e customizadas de gestão de pessoas. 
 
Com a polivalência de intervenção assumida pela empresa, conseguem definir um “target” ou público-alvo?
 
O nosso “target” não se mede pelo número de colaboradores ou pelo setor de atividade económica das organizações, mas sim pela forma como as organizações encaram e tratam os colaboradores e pela elevada propensão à inovação tecnológica das organizações. Por isso é que tanto temos clientes com apenas dez colaboradores como clientes com mais de 1000 colaboradores.
 
Como se deu a entrada e afirmação da People for People no mercado?
 
A People for People surgiu no mercado numa fase de mudança conjuntural e de mudança organizacional de alguns dos nossos concorrentes. Estes dois fatores contribuíram de forma positiva para uma boa entrada no mercado. Além disso, o historial de qualidade do produto, o know-how das nossas responsáveis de desenvolvimento e consultoria (ambas com mais de 20 anos de experiência comprovada nesta área de negócio) e o conhecimento que ambas tinham da carteira de clientes potenciaram e alavancaram de forma positiva a entrada da People for People no mercado.
 
Qual o volume de faturação da empresa em 2017? E as previsões para 2018? 
 
Os serviços prestados pela People for People valeram uma faturação de 195 mil euros em 2017, sendo que, para este ano, prevemos crescer mais de 30% e registar um volume de faturação na ordem dos 260 mil euros.
 

DIGITALIZAÇÃO NÃO PREOCUPA E INTERNACIONALIZAÇÃO JÀ É UMA REALIDADE

Breve1
Qual a visão da People for People sobre a gestão dos recursos humanos no contexto de digitalização das empresas?
 
Independentemente da área de gestão e do negócio, estamos convictos de que a digitalização da economia, mais do que uma necessidade, é uma oportunidade que nos permite redesenhar e otimizar processos nas mais variadas áreas. A gestão de pessoas não será exceção, principalmente no ganho de eficiência na seleção e retenção de talentos. Dada a escassez de pessoas e de talentos, é fundamental tornar estes processos mais curtos, ágeis e eficientes.
 
 
A People for People trabalha apenas com empresas em território nacional ou já tem clientes fora do país?
 
A People For People já acompanha os seus clientes no processo de internacionalização e a apoia empresas estrangeiras a instalarem-se em Portugal, através da experiência obtida no apoio direto a organizações a operarem em mercados de língua oficial portuguesa e em Espanha.
Estamos também, em parceria com alguns clientes, a analisar a possibilidade de começar a dar resposta a outros mercados europeus, contribuindo assim para a mobilidade global dos seus colaboradores, que cada vez mais é apreciada. Neste momento participamos ainda em algumas plataformas internacionais e dispomos de parceiros estratégicos que nos permitem marcar presença em mercados chave. 
 
O projeto já arrecadou prémios ou distinções na área dos recursos humanos?
 
Sim, no início deste ano a nossa tecnologia de apoio à gestão de recursos humanos foi eleita a melhor tecnologia do mercado em 2018 e fomos eleitos os Melhores Fornecedores de RH 2018 na categoria de pequenos/médios fornecedores (menos de 100 clientes), na competição promovida pela APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, em parceria com as empresas Qmetrics e Mínimos Quadrados.
 
 

BI DOS EMPREENDEDORES

Pjn_0947
CARLA PATRONILHO
Nascida no seio de uma família empreendedora, licenciou-se em Informática de Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa. Iniciou a sua carreira no então Banco Mello e especializou-se em Tecnologias e Sistemas de Informação de Apoio à Gestão de Recursos Humanos, na Quatro Sistemas de Informação (que posteriormente foi adquirida pela multinacional IBS - Atual Iptor), a já extinta uMan@work, passou ainda pela Sysnovare Innovative Solitions e atualmente é uma das Fundadoras e CEO da People For People.
 
ANDRÉ PATRONILHO
Licenciado em Gestão pelo ISCTE-IUL, desde muito novo que se interessa pelo mundo dos negócios. A meio da licenciatura decidiu que estava na altura de começar a trabalhar e a melhor forma de o fazer foi através da revenda de software, que lhe permitiu não só financiar mas estudar em pormenor o mercado de forma a poder participar no projeto People For People. Atualmente é Office Manager da People For People.
 
20.04.2018