PT | EN

Soft skills postas à prova no Treino Intensivo de Liderança

Til9
Desenvolver competências sociais e relacionais foi o desafio que a ANJE – Associação de Nacional de Jovens Empresários, através da Academia de Liderança, lançou na 8ª edição do TIL – Treino Intensivo de Liderança. O programa avançado desenhado pela Associação em parceria com a Academia Militar levou quadros profissionais, gestores e coordenadores de equipas a várias infraestruturas militares localizadas na região da Grande lisboa com o propósito de testar soft skills e conhecimentos na liderança de grupos de trabalho. 
 
Para tanto, o Treino Intensivo de Liderança propôs cinco intensas jornadas de atividades práticas orientadas para o treino físico e psicológico. No final, entre outras competências, os participantes desenvolveram aptidões em matéria de gestão de stress, gestão de conflitos, motivação de equipas, persuasão, influência, inteligência emocional, comunicação assertiva e tomada de decisão.
 
Alexandre Silva é docente na Universidade do Minho e foi um dos formandos que frequentou o programa. No balanço da experiência de aprendizagem, o formando referiu que "O curso TIL, através da formação teórica, dos exercícios práticos e das atividades físicas, permitiu realizar uma avaliação das minhas competências de liderança, testá-las, e refletir acerca das mesmas numa busca contínua de melhoria pessoal para liderar equipas, influenciar pessoas e vencer barreiras mentais”. “A ANJE e a Academia Militar conseguiram conceber um ambiente imersivo e ajustado para este processo de autoscopia, sempre acompanhado de perto pelos elementos da Academia Militar”, complementou o alumni do programa avançado. 
 
Recorde-se que, durante os cinco dias, todas as estratégias e os processos de formação das chefias militares foram vivenciados em analogia com a realidade empresarial, de modo a equiparar o comportamento dos formandos no terreno à sua capacidade de reação e de tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente. Provas de Situação - Adaptação ao Meio Ambiente, Provas de Orientação Topográfica diurnas e noturnas e Sessões de Treino Físico e de Desportos foram algumas das atividades práticas realizadas.
 
NOVA EDIÇÃO JÁ TEM DATA MARCADA
 
A 9ª edição do Treino Intensivo de Liderança já tem data marcada e inscrições abertas. Em 2018, o programa de reforço de competências relacionais e de liderança terá lugar entre os dias 14 e 18 de maio. Para consultar informações adicionais ou efetuar o seu registo clique aqui.
 
11.09.2017