Voltar à listagem
10
Nov.
2017
11
Nov.
2017
Planear, organizar e liderar equipas na tarefa (Lisboa)*
Local
Academia Militar - Av. Conde Castro Guimarães, 2720-113 Amadora
Duração
20h
|
09h00 às 18h00
Regime
Pós-laboral
LOCAL
Algés - Núcleo de Lisboa e Vale do Tejo da ANJE
Rua António Luís Gomes, 14
Rua António Luís Gomes, 14
CALENDÁRIO FORMATIVO
Dias 10 e 11 de novembro
As organizações modernas estão em constante mudança para se adaptarem aos desafios do ambiente interno e externo. Neste contexto, as tarefas são todos os dias realinhadas para alcançar os objetivos. Para a execução de cada tarefa são construídas equipas especificas, pelo que os Recursos Humanos estão em permanente rotatividade. Na gestão destes processos organizacionais está o gestor ou líder que todos os dias tem que planear, organizar, dirigir, integrar, envolver, sincronizar e controlar todos os recursos para a concretização dos objetivos e ainda levar os seus colaboradores a desempenhos superiores e níveis elevados de satisfação.
Durante esta formação cada formando irá desenvolver capacidades no papel de gestor ou líder através de técnicas agilizadas para planear, organizar e liderar a execução das tarefas de forma eficaz e eficiente; técnicas de comunicação simples, claras e precisas; manter os colaboradores ou seguidores altamente motivados; e medidas de controlo para construir equipas altamente coesas e capazes de obter objetivos e realizar tarefas em tempo oportuno, de acordo com os padrões organizacionais.
COMPETÊNCIAS
- Planear e organizar as tarefas e objetivos, e tomar decisões em equipa;
- O desenvolvimento profissional de estilos de liderança para alinhar a equipa com as tarefas e objetivos;
- Aplicar técnicas e estratégias de comunicação na equipa.
PROGRAMA
- Planeamento e organização de objetivos;
- Estilos de liderança na resolução de problemas;
- Tomada de decisão em equipa;
- Construção de equipas orientadas para a tarefa;
- Técnicas de comunicação interpessoal eficaz;
- Estratégias de comunicação eficaz na equipa.
COMO?
A formação tem uma componente teórica de 20% e uma componente prática de 80%. Todas as sessões são divididas em três partes: na parte teórica, com a duração de 20 minutos, são apresentados e discutidos os modelos que servem de suporte às competências a desenvolver em cada formando; na parte prática, cada formando executa “role play” para desenvolver cada competências, e ainda são realizadas dinâmicas de grupo baseadas nas tecnologias pedagógicas do contexto militar, nomeadamente a realização do “jogo da guerra” no processo de tomada de decisão militar abreviado; no final de cada sessão, é realizada uma reflexão sobre as competências que estiveram a ser desenvolvidas e em “ação”, a avaliação de desempenho de cada formando, e finalmente a forma como cada “aprendizagem” pode ser introduzida no local de trabalho. Sempre que oportuno e caso haja elementos suficientes de observação nas prestações individuais ou nas dinâmicas de grupo, cada elemento receberá do Formador um feedback do seu desempenho de forma personalizada e em privado.
COM QUEM?
Carlos Rouco
É licenciado em Ciências Militares – Especialidade de Infantaria, pela Academia Militar; Mestre em Gestão da Formação Desportiva, pela Faculdade de Motricidade Humana; Doutorado em Gestão – Recursos Humanos, pela Universidade Lusíada de Lisboa; Coordenador Cientifico do Mestrado de Liderança: Pessoas e Organizações, na Academia Militar; Diretor do Centro Estudos de Desenvolvimento de Comando e Liderança: Estúdio TV, na Academia Militar; Coordenador da Academia de Liderança, na ANJE; Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar; Docente de “Ética e Liderança”, na Academia Militar. Docente (convidado) de “Liderança e Gestão de Equipas”, na Coimbra Business School; Docente (convidado) de “Recrutamento, Seleção e Retenção de Talentos” (Instituto Superior Monitor) (Moçambique).
PARA QUEM?
- Empresários, empreendedores gestores e quadros empresariais;
- Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área e/ou profissionais de qualquer sector, atendendo à transversalidade das soft skills.
INVESTIMENTO
- Associados ANJE – 272 euros
- Público em geral - 340 euros
- Desempregados – 306 euros(*)
(*) Mediante apresentação obrigatória de comprovativo.
Nota: Possibilidade de pagamento em duas prestações.
QUER PARTICIPAR?
- A formalização da inscrição é efetuada através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado e do envio do comprovativo de pagamento para o e-mail juditeferreira@anje.pt;
- O pagamento deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início do curso;
- A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 10 formandos;
- Atribuição de certificado com 90% de assiduidade.
- Para participar no curso, os formandos deverão trazer o seu próprio computador.
CONTACTOS
c. Judite Ferreira
t. 21 413 46 60
Curso organizado por:
