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12
Dez. 2017
13
Dez. 2017

Planear, organizar e liderar equipas na tarefa (Alentejo)*

Local
Núcleo do Alentejo da ANJE - Rua Fernanda Seno n.º6 7005-485 Évora
Duração
16h | 09h00 às 18h00
Regime
Laboral
LOCAL
 
Núcleo do Alentejo da ANJE
Rua Fernanda Seno n.º6
7005-485 Évora
 
CALENDÁRIO FORMATIVO
 
12 e 13 de dezembro
 
As organizações modernas estão em constante mudança para se adaptarem aos desafios do ambiente interno e externo. Neste contexto, as tarefas são todos os dias realinhadas para alcançar os objetivos. Para a execução de cada tarefa são construídas equipas especificas, pelo que os Recursos Humanos estão em permanente rotatividade. Na gestão destes processos organizacionais está o gestor ou líder que todos os dias tem que planear, organizar, dirigir, integrar, envolver, sincronizar e controlar todos os recursos para a concretização dos objetivos e ainda levar os seus colaboradores a desempenhos superiores e níveis elevados de satisfação.
 
Durante esta formação cada formando irá desenvolver capacidades no papel de gestor ou líder através de técnicas agilizadas para planear, organizar e liderar a execução das tarefas de forma eficaz e eficiente; técnicas de comunicação simples, claras e precisas; manter os colaboradores ou seguidores altamente motivados; e medidas de controlo para construir equipas altamente coesas e capazes de obter objetivos e realizar tarefas em tempo oportuno, de acordo com os padrões organizacionais.
 
COMPETÊNCIAS
  • Planear e organizar as tarefas e objetivos, e tomar decisões em equipa;
  • Desenvolver estilos de liderança para alinhar a equipa com as tarefas e objetivos;
  • Aplicar técnicas e estratégias de comunicação na equipa.

PROGRAMA

  • Planeamento e organização de objetivos;
  • Estilos de liderança na resolução de problemas; 
  • Tomada de decisão em equipa;
  • Construção de equipas orientadas para a tarefa;
  • Técnicas de comunicação interpessoal eficaz;
  • Estratégias de comunicação eficaz na equipa.
COMO?
 
A formação tem uma componente teórica de 20% e uma componente prática de 80%. Todas as sessões são divididas em três partes: na parte teórica, com a duração de 20 minutos, são apresentados e discutidos os modelos que servem de suporte às competências a desenvolver em cada formando; na parte prática, cada formando executa “role play” para desenvolver cada competências, e ainda são realizadas dinâmicas de grupo baseadas nas tecnologias pedagógicas do contexto militar, nomeadamente a realização do “jogo da guerra” no processo de tomada de decisão militar abreviado; no final de cada sessão, é realizada uma reflexão sobre as competências que estiveram a ser desenvolvidas e em “ação”, a avaliação de desempenho de cada formando, e finalmente a forma como cada “aprendizagem” pode ser introduzida no local de trabalho. Sempre que oportuno, e caso haja elementos suficientes de observação nas prestações individuais ou nas dinâmicas de grupo, cada elemento receberá do Formador um feedback do seu desempenho de forma personalizada e em privado.

COM QUEM?
 
Carlos Rouco
É licenciado em Ciências Militares – Especialidade de Infantaria, pela Academia Militar; Mestre em Gestão da Formação Desportiva, pela Faculdade de Motricidade Humana; Doutorado em Gestão – Recursos Humanos, pela Universidade Lusíada de Lisboa; Coordenador Cientifico do Mestrado de Liderança: Pessoas e Organizações, na Academia Militar; Diretor do Centro Estudos de Desenvolvimento de Comando e Liderança: Estúdio TV, na Academia Militar; Coordenador da Academia de Liderança, na ANJE; Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar; Docente de “Ética e Liderança”, na Academia Militar. Docente (convidado) de “Liderança e Gestão de Equipas”, na Coimbra Business School; Docente (convidado) de “Recrutamento, Seleção e Retenção de Talentos” (Instituto Superior Monitor) (Moçambique). 
 
PARA QUEM?
 
- Empresários, empreendedores gestores e quadros empresariais.
- Público em geral que pretenda  adquirir/reforçar as suas competências nesta área e/ou profissionais de qualquer setor, atendendo à transversalidade das soft skills.
 
INVESTIMENTO
 
Associados ANJE: 144 euros
Publico em geral: 180 euros
Desempregados: 162 euros (*)
 
(*) Mediante a apresentação obrigatória de comprovativo.
 
QUER PARTICIPAR?
  • A formalização da inscrição é efetuada através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado;
  • Pagamento efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início do curso e envio de comprovativo para alexandramota@anje.pt ;
  • A ANJE reserva-se ao direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 10 formandos;
  • Atribuição de Certificado com 90% de assiduidade.
CONTACTOS
 
c. Alexandra Mota
t. 266 70 70 07
 
 
 
Curso organizado por:
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Formulário de inscrição em: Planear, Organizar e Liderar Equipas na Tarefa (ALE)


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