PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
15
Set. 2016
08
Abr. 2017

Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business - 2ª edição (Porto)

Local
Centro de Formação Empresarial ANJE - Porto (Rua do Passeio Alegre, nº20)
Duração
190h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral

LOCAL

ANJE CFE – Centro de Formação Empresarial do Porto
Rua do Passeio Alegre, N.º20
4150-570 Porto
 
CALENDÁRIO FORMATIVO
 
Entre os dias 15 de setembro de 2016 e 8 de abril de 2017.
(Todas as terças e quintas-feiras)
 
Terças e quintas-feiras: 19h00 - 23h00
 
O cronograma pode ser consultado aqui.
 
ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS GERAIS

O universo digital regenera-se diariamente e apresenta novos desafios e oportunidades para comunicação de produtos, ideias e marcas. Depois do sucesso no lançamento da edição inaugural, a ANJE e a UMINHO EXEC avançam para a segunda edição da Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business. Trata-se de um programa avançado diferenciado das ofertas existentes no mercado, que concentra atenções no desenvolvimento de uma estratégia integrada para comunicação de marcas no espaço digital.
 
A importância do meio digital já é reconhecida na estratégia de marketing e comunicação das empresas, mas nem todas se preparam devidamente para potenciar a sua rentabilidade e competitividade, explorando as potencialidades conferidas pelas novas plataformas de interação. A Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business propõe, assim, a aquisição ou o reforço de competências para o desenvolvimento da identidade digital de uma empresa ou marca, de forma a dar resposta às exigências competitivas do mercado global. De resto, a frequência deste programa avançado culmina com a execução de um projeto que os formandos terão a oportunidade de implementar nas suas empresas.
 
Atualmente as possibilidades conferidas pelo Marketing Digital são praticamente infinitas e permitem às pequenas e médias empresas rivalizar com as grandes marcas em matéria de comunicação, reduzindo os custos das ações. Neste percurso de aprendizagem, os formandos poderão trabalhar com diferentes formatos de conteúdos (vídeo, imagem, texto, entre outros) e contactar com novas plataformas e instrumentos úteis à otimização das ações de comunicação. No leque de fatores distintivos cumpre ainda destacar o corpo docente da pós-graduação, composto por profissionais com reconhecido know-how académico e uma vasta experiência profissional em marketing digital e negócios digitais associados a diferentes áreas do mercado de trabalho.
 
OBJETIVOS PRINCIPAIS
  • O programa visa fornecer aos formandos uma visão alargada e aproximada das técnicas de Marketing Digital, com particular enfoque na comunicação online;
  • A pós-graduação pretende ainda aliar a vertente estratégica às competências práticas, com uma metodologia de formação orientada para a criação de um projeto de marketing digital aplicável a um caso empresarial concreto;
  • Os participantes do curso entrarão em contacto com os conceitos e as práticas que lhes permitem estar mais próximos do mercado, tirando partido das potencialidades da sociedade digital para diferenciar as respetivas marcas num ambiente global e competitivo.

PROGRAMA

Sessão 1- Apresentação | Beatriz Casais e Paulo Morais
Sessão 2 a 3 – Digital Trends | Beatriz Casais
Sessão 4 a 5 – E-Business | Paulo Morais
Sessão 6 a 7 – Digital Strategy | Paulo Morais
Sessão 8 – Meios Digitais | Beatriz Casais
Sessão 9 – Inbound Marketing | Paulo Morais
Sessão 10 – E-Content & Storytelling | Beatriz Casais
Sessão 11 – Seminário RFID | Paulo Castro
Sessão 12 a 13 – E-Mail Marketing | Ernesto Ferreira
Sessão 14 a 15 – Social Media Marketing: Facebook Marketing | Tânia Oliveira
Sessão 16 – Social Media Marketing: Instagram e Pinterest | Ivo Madaleno
Sessão 17 – Social Media Marketing: Twitter & Snapchat | Ivo Madaleno
Sessão 18 – Social Media Marketing: Linkedin | Pedro Caramez
Sessão 19 – Projeto Final | Paulo Morais
Sessão 20 a 22 – Mobile Marketing | Paulo Barbosa de Almeida
Sessão 23 a 24 – Video Marketing | Ricardo Cunha Santos
Sessão 25 a 27 - Search Engine Marketing |  Hélder Oliveira
Sessão 28 - Seminário: Empreendedorismo Digital I João Monteiro
Sessão 29 - Projeto Final | Beatriz Casais
Sessão 30 a 32 - Digital Analytics & Business Intelligence | Ângelo Valente
Sessão 33 a 36 - CRM | Nuno Barata
Sessão 37 - Seminário Marketing Automation | Nuno Barata
Sessão 38 - Projeto Final | Paulo Morais
Sessão 39 a 41 - E-Commerce | Vera Maia
Sessão 42 - Seminário Ferramentas Google | Vasco Marques
Sessão 43 a 45 - Direito Digital | Francisco Andrade
Sessão 47 - Projeto final |  Beatriz Casais
Sessão 48 - Projeto final |  Beatriz Casais e Paulo Morais
 
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
 
A Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Business adotará uma metodologia formativa ativa (assente na exploração de situações reais, exercícios práticos e simulações) e orientada para a criação de um projeto de marketing digital aplicado aos casos empresariais dos participantes.
 
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA
 
Beatriz Casais
Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, mestre em Marketing e licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde. É Professora na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
 
Paulo Morais
Mestre em Gestão de Marketing com pós-graduação em Direção de Marketing e Vendas. É atualmente responsável pela Follow Reference: Digital Health & E-business, onde tem desenvolvido grande parte do seu trabalho colaborando com Marcas de referência. Coordenador da Pós Graduação em Marketing Digital e Ebusiness da ANJE/UMINHOEXEC, docente na Pós-graduação em Marketing Digital e Comércio Eletrónico do ISVOUGA e Docente na Pós Graduação em Gestão de Marketing do IPAM. Defende que só é possível acompanhar a dinâmica dos mercados se estivermos constantemente em “modo de partilha” razão pela qual criou o Marketing Portugal, um espaço de referência para partilha de conhecimento e debate de ideias sobre Marketing.
 
FORMADORES
 
Ângelo Valente 
Formado na Universidade do Porto, Ângelo Valente passou pela multinacional japonesa Ricoh e integrou ainda os quadros da Porto Editora, experiência que levou a uma mudança de carreira para a Gestão e Marketing. A mudança foi alicerçada na formação da Porto Business School e do IPAM. Evoluiu como business developer no Olhares.com do grupo Impresa, alcançando a promoção a marketing manager da InfoPortugal do mesmo grupo, no espaço de dois anos. Ângelo Valente tem ainda responsabilidades no desenvolvimento online e offline da marca "Boa Cama Boa Mesa".
 
Ernesto Ferreira
O percurso académico ligado à arquitetura não impediu Ernesto Ferreira de entrar cedo no mundo do marketing digital. Inicialmente, na Maxideia (Agência Web que deu origem ao E-goi), começa por desempenhar funções de gestão de projetos, new business e consultoria em Marketing Digital. Atualmente, é country manager Portugal na plataforma E-goi, uma ferramenta online de marketing multicanal, já presente em vários países do mundo e líder no seu segmento em Portugal e Brasil.
 
Francisco Andrade
Francisco Andrade é doutorado em Direito, Ciências Jurídico-Privatísticas, MSc in Electronic Information Management, pela University of Sheffield, com equivalência ao grau de mestre em Informática de Gestão, pela Universidade do Minho. É professor na escola de Direito da mesma universidade, onde também é diretor do mestrado em Direito e Informática. As suas principais áreas de interesse são: contratação eletrónica, documentos e assinaturas eletrónicos, privacidade e proteção de dados pessoais, resolução de conflitos em linha.
 
Hélder Oliveira
Mestre em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa e licenciado em Gestão de SI e Multimédia pelo ISLA. Hélder Oliveira é responsável pelas áreas de web e marketing digital na MM+A Branding, onde tem participado em gestão de renomadas marcas. Formador de web development e marketing digital.
 
Ivo Madaleno
Reconhecido como um Instagram & Pinterest evangelist, Ivo Madaleno licenciou-se em Economia na Universidade do Porto. No currículo conta com experiências enquanto general manager na Manuel Ramos & Oliveira e CEO na empresa Fim de Boca. Desde 2011, Ivo Madaleno é consultor nas áreas de business e social media.
 
João Monteiro
Licenciado em Economia, João Monteiro iniciou a sua atividade como Marketing Manager da Arcádia. Posteriormente, lançou a nomadmovement, primeira rede social portuguesa destinada aos viajantes. João Monteiro já esteve em Espanha, na Irlanda e nos Estados Unidos a apresentar e desenvolver o seu projeto. O formador frequentou ainda a Draper University com uma bolsa no programa para empreendedores.
 
Nuno Filipe Barata
Master em Direção de Marketing, pela Universidade Politécnica de Madrid, pós-graduado em Marketing Digital, pelo IPAM, e licenciado em Economia, pelo ISEG-UTL. Nuno Barata leciona a disciplina de CRM na PG de Marketing Digital e E-Business e na PG de Sales Management, ambas na ANJE. Possui mais de 12 anos de experiência profissional em funções de direção e gestão de empresas onde aplica diariamente os ensinamentos transmitidos no programa avançado.
 
Paulo Castro
Licenciado em Economia com pós-graduações em Marketing e em Marketing Digital. Atualmente está a lançar uma startup depois de, nos últimos 25 anos, ter desempenhado funções de direção em diferentes empresas nacionais e multinacionais.
 
Paulo Barbosa Almeida
Licenciado em Gestão de Marketing e mestrando em Gestão de Serviços pelo IPAM, Paulo Barbosa Almeida é COO e Partner da Thing Pink – Digital & Mobile. Em 2007 inicia a carreira profissional, entrando para a Thing Pink, organização que se tornou na grande referência no mercado mobile em Portugal. Atualmente, a empresa já tem presença internacional assegurada nos mercados do Reino Unido e da Holanda.
 
Pedro Caramez
Pedro Caramez é um dos poucos formadores/consultores dedicado quase em exclusivo à rede Linkedin, com clientes em Portugal e Brasil. Autor dos livros: "Como Rentabilizar a sua Presença Online" e "Como Ter Sucesso no Linkedin”, tem centenas de publicações nas principais revistas nacionais. Pedro Caramez foi um dos grandes impulsionadores da comemoração do dia mundial das redes sociais em Portugal, em 2010.
 
Ricardo Cunha Santos
Licenciado em Som e Imagem na Universidade Católica Portuguesa, Ricardo Cunha Santos é atualmente CEO da YOU ON – creativity and Technology. O gestor de projetos de novos media conta ainda com uma experiência enquanto diretor do Curso Técnico de Audiovisuais, sendo formador convidado na UMinho Exec.
 
Tânia Oliveira
Com percurso académico ligado à agricultura, cedo trabalhou na área de marketing agrícola, onde tomou contacto direto com a internet e o marketing nos meios digitais, o que a levou a adquirir formação e competências técnicas nessas áreas. Em 2010 criou a Creative Thinkers, onde hoje dirige uma equipa multidisciplinar, gerindo projectos nas áreas web, mobile, marketing nos meios digitais e marketing relacional. É também sócia e diretora de marketing da startup YClient, empresa especializada em marketing e fidelização. Da sua experiência prática retira a informação, casos práticos e estratégias de trabalho que aplica como consultora e formadora.
 
Vasco Marques
MBA com especialização em e-Business e licenciado em Gestão e Negócios, Vasco Marques produziu o livro Marketing Digital 360 e é um Microsoft Certified Trainer e Google Certified Professional. Com vasta experiência profissional em marketing digital, Vasco Marques leciona no ensino superior e é ainda CEO e fundador da empresa Web2Business – Digital Marketing Solutions.
 
Vera Maia
Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho e pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM, Vera Maia apaixonou-se pelo marketing digital ainda nos corredores da universidade e dedicou todo o seu percurso profissional a esta área, especializando-se na área de e-commerce/e-business. No currículo, a formadora acumula experiências enquanto assistente de marketing no Well Domus, especialista de comércio eletrónico na Salsa e e-commerce manager na Sacoor.
 
DESTINATÁRIOS
 
Este programa avançado executivo destina-se primordialmente a:
  • Gestores e quadros empresarias com responsabilidades nas áreas de Direção;
  • Gestão, Marketing, Comunicação, Web;
  • Empreendedores que pretendam adquirir ou reforçar competências que lhes permitam utilizar o marketing digital no seu negócio;
  • Consultores e freelancers que atuem na área do Marketing Digital e E-business.
INVESTIMENTO
 
Associados ANJE, alunos e alumni, parceiros e clientes UMinho/UMinho Exec: 2900 euros
Público em geral – 3625 euros
 
Modalidades de Pagamento
 
- Pagamento integral da propina: 10% de desconto
- Três prestações (três meses): 5% de desconto
- Seis prestações mensais: sem desconto
 
Nota: Os descontos acima referidos não são cumulativos com os descontos de Associado ANJE, aluno e alumni, parceiro e cliente da UMinho/UMinho Exec.
 
CONTACTOS

c. Nuno Ricardo
e. focoanje@anje.pt
t. 22 010 80 00 / 22 010 80 61
w. http://www.anje.pt/portal/foco
fb. https://www.facebook.com/anje.foco

 

Parceiro:

Uminhoexec-logotipo_executive_blue-05

 

 

Formulário de inscrição em:


Dados Pessoais
Dados Empresa