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19
Out. 2016
12
Dez. 2017

Master em Marketing e Tendências de Consumo*

Local
Centro de Formação Empresarial da ANJE, Porto (Rua do Passeio Alegre, nº20)
Duração
60h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral
* Esta oferta formativa integra um conjunto de Masters em Sales Management, composto também pelo Master Novas Tendências nas Vendas e pelo Master em Gestão Estratégica de Equipas de VendasEstes três masters integrados, mas simultaneamente independentes constituem a 2.ª edição da Pós-Graduação em Sales Management  da ANJE. A frequência e aproveitamento positivo nos três Masters confere, assim, o Diploma de Pós-Graduação em Sales management (30 ECTS - European Credit Transfer System) e a possibilidade de usufruir de um plano de equivalências na parte escolar dos Mestrados do ISMAI - Instituto Universitário da Maia.
 
LOCAL
 
CFE - Centro de Formação Empresarial da ANJE
Rua do Passeio Alegre, N.º 20, 4150-570 Porto
 
CALENDÁRIO FORMATIVO 
 
Módulo 1 - Marketing Estratégico (20 horas)
 
Módulo 2 - Pricing e Rendibilidade (20 horas) 
 
Módulo 3 - Trade Marketing (20 horas)
 
Já pode consultar as datas do Master em Marketing e Tendências de Consumo, consultando o calendário integral da Pós-Graduação em Sales Management aqui.
 
Horários
Pós-laboral : 19h00 - 23h00
 
ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS GERAIS
 
A velocidade de desenvolvimento de novos produtos/serviços e o desenvolvimento tecnológico constante obrigam as empresas a refletir sobre a estratégia comercial para garantir o acompanhamento e satisfação das necessidades específicas dos seus mercados. O processo de venda está, por isso, focado na relação com o cliente e no conhecimento profundo dos seus desejos e motivações, de forma a alcançar o crescimento sustentável. 
 
Emergente deste contexto, o programa da Pós-graduação em Sales Management pretende promover um desempenho comercial diferenciador. Para isso, a oferta formativa prevê a abordagem de diferentes dimensões estratégicas e operacionais inerentes aos processos de Gestão de Vendas, que visam assegurar uma atuação de sucesso em mercados altamente competitivos e cada vez mais globais, imprevisíveis e exigentes. 
 
No master dedicado ao tema "Marketing e Tendências de Consumo", os formandos terão oportunidade de definir e implementar estratégias de preço para a obtenção de benefícios e a criação de valor, impulsionando o volume de vendas de acordo com a coordenação de estratégias integradas de promocão.
 
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
 
No final do master os formandos terão adquirido as competências necessárias para:
  • Conceber e implementar planos operacionais de marketing de forma integrada com a estratégia empresarial;
  • Melhorar e atualizar os seus recursos para gerar valor no quadro do novo paradigma de negócios cujo traço mais saliente é ser orientado ao cliente - “customer-oriented”;
  • Impulsionar e acelerar as vendas mediante a planificação e coordenação de estratégias integradas de promocão;
  • Definir e implementar estratégias de pricing focadas na obtenção de benefícios e criação de valor.
PROGRAMA
 
MÓDULO 01: Marketing Estratégico
 
1.1 - Where are we now?
  • Diagnóstico de marketing (análise de ambiente macro e micro), Análise SWOT, fatores críticos de sucesso, definição de vantagens competitivas.
1.2 - Where do we want to be? 
  • Objetivos de marketing;
1.3 - How might we get there? 
  • Formulação da estratégica (orientações estratégicas, posicionamento, segmentação e targeting);
1.4 - Which way is best? 
  • Plano Operacional de Marketing, implementação e monitorização.
MÓDULO 02: Pricing e Rendibilidade
 
2.1 - Determinantes do preço;
2.2 - Decisões de preço;
2.3 - O preço na perspetiva da procura;
2.4 - O preço na perspetiva dos custos;
2.5 - Preços no curto prazo vs. no longo prazo;
2.6 - Análise de rendibilidade do cliente.
 
MÓDULO 03: Trade Marketing
 
3.1 - Conceito e importância do Trade Marketing;
3.2 - Responsabilidades de um Trade Marketing Manager;
3.3 - Tendências de compra e consumo;
3.4 - Técnicas de Merchandising;
3.5 - Animação do Ponto de Venda.
 
METODOLOGIAS DA FORMAÇÃO
 
O Master em Marketing e Tendências de Consumo adotará uma metodologia de formação centrada na análise e interpretação de casos e situações de gestão de venda reais, que permitirão reforçar o enfoque eminentemente prático e o desenvolvimento de competências ajustadas aos perfis profissionais dos participantes. Assim, esta metodologia de trabalho em grupo integra contributos provenientes de três suportes:
 
a) Análise de casos práticos;
b)Trabalhos desenvolvidos em grupo:
c) Seminários temáticos.
 
AVALIAÇÃO
 
A avaliação é contínua e será realizada tendo por base as metodologias (participação nas aulas, trabalhos práticos – individuais ou em grupo - entre outros) e critérios definidos pelos formadores, os quais serão previamente definidos no início de cada um dos módulos. De uma forma geral, e para analisar estes parâmetros, serão feitas avaliações individuais e de grupo, com especial enfoque na aplicação prática de conhecimentos adquiridos em casos concretos, fictícios ou reais. A nota final do Master será estabelecida numa escala de 0 a 20 valores e calculada através da média das notas obtidas na totalidade dos módulos. A conclusão do master, com resultados positivos, prevê a atribuição de 9 ECTS (European Credit Transfer System).
 
FORMADORES
 
Vitor Teixeira 
Regional Marketing Manager na Bial - Portela & Cª SA desde 2010. Foi responsável pelo Business Development Europe na multinacional belga PREMAMAN entre 2003 e 2007 e marketing manager na BOSCH em 2008-2009. Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho, tem uma pós-graduação em e.Marketing pelo IPAM e um Executive MBA pela Universidade Católica.
 
Sandra Marnoto (Coordenadora Pedagógica da Pós-graduação em Sales Management)
Professora Universitária no Instituto Universitário da Maia (ISMAI); Investigadora da NECE (Universidade da Beira Interior) e da UNICES (Unidade de Investigação em Ciências Empresariais e Sustentabilidade - ISMAI); Editora da Revista SOMS – Studies of Organisational Management and Sustainability; Trabalhou na SONAE Indústria e foi sócia-gerente da empresa HOZAR Portugal, Lda; Licenciada em Gestão, mestre em Ciências Empresariais – Ramo Finanças e doutorada em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Tem vários capítulos de livros, artigos e comunicações publicadas a nível nacional e internacional.
 
Rafael Cerveira Pinto
Licenciado em gestão de marketing, pelo Instituto Português de Administração de Marketing, completou a sua formação académica com o curso geral de gestão da PBS e mais tarde com o programa de direção de empresas da AESE – Business School. Foi executivo, consultor e formador independente, bem como especialista em gestão de marketing em várias empresas nacionais e internacionais, tendo conquistado ao longo desse percurso vários prémios nacionais e internacionais de marketing, trade-marketing, comunicação, produto e distribuição. Autor de diversos artigos sobre marketing e vendas em revistas e websites da especialidade. Fundador da consultora SQUADRA – marketing & sales consultants, onde desempenha a função de Managing Partner.
 
DESTINATÁRIOS
  • Empresários, administradores, diretores, gerentes e gestores da área de atividade de marketing / vendas;
  • Quadros empresariais que detenham experiência em Gestão de Força de Vendas e pretendam obter um conhecimento mais amplo e atual dos seus processos;
  • Público em geral  interessado no desenvolvimento de competências na área da gestão comercial e marketing.
PREÇOS
 
Associados ANJE: 750 euros
Público geral: 900 euros
 
Nota: Possibilidade de pagamento em três prestações.
 
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
  • A formalização da inscrição é efetuada através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado e envio de CV e cópia de certificado de habilitações para o endereço focoanje@anje.pt;  
  • A candidatura será considerada após pagamento de 15% do valor de inscrição (135,00€) e envio do respetivo comprovativo de transferência para focoanje@anje.pt
  • IBAN para transferência: PT50 0010 0000 3319 3210 1031 9;
  • São aceites desistências até sete dias antes do início do Master procedendo-se nestas situações à devolução da totalidade do valor pago na inscrição; 
  • As desistências posteriores aos sete dias que antecedem o arranque do Master, darão origem à perda total do valor pago na inscrição;
  • No caso de anulação/adiamento do arranque da formação, a ANJE, compromete-se a devolver o valor da inscrição na totalidade ou a transferir esse valor para outra inscrição, caso o candidato assim o entenda;
  • O pagamento (integral ou primeira prestação) deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início da formação;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos.
CONTACTOS
 
c. Nuno Ricardo I Cláudia Almeida 
t. 22 010 80 00 / 22 010 80 61
 
 

Parceiro:

 

Ismailogo

Formulário de inscrição em:


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