PT | EN

Líderes treinam competências na Academia Militar

F%c3%a1tima%20marcos

Formar, preparar e testar líderes empresariais de sucesso recorrendo aos rigorosos métodos pedagógicos da Academia Militar é o objetivo do TIL - Treino Intensivo de Liderança, promovido pela ANJE entre os dias 28 de maio e 1 de junho. Trata-se da 5ª edição da inovadora formação que, durante uma semana de trabalho, decorre em várias infraestruturas militares, situadas na Grande Lisboa. Cinco anos depois da primeira edição, o desafio surge consolidado em matéria de competências a desenvolver e a liderança é reforçada pela gestão estratégica. 

Durante os cinco dias de formação, entre atividades teóricas e práticas, indoor e outdoor, gestores e executivos experienciam estratégias e processos de formação das chefias militares. À semelhança de recrutas, os formandos veem também as suas capacidades serem testadas ao máximo em sessões de treino físico e psicológico que têm subjacentes lições de gestão de stress, gestão de conflitos, coordenação de equipas, inteligência emocional, autocontrolo, capacidade de motivação, influência e persuasão, comunicação assertiva, planeamento, estratégia, e processos de tomada de decisão. 
 
Entre as singulares experiências proporcionadas pelo TIL destacam-se o trajeto em carros blindados, os testes com meios de visão noturna e utilização de espaços de treino militar onde se simulam cenários de guerra e de sobrevivência. Cenários esses que serão vivenciados em analogia com a realidade empresarial, de modo a equiparar o comportamento dos formandos no terreno à sua capacidade de reação e de tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente.   
 
“Provas de Situação - Adaptação ao Meio Ambiente”, “Provas de Orientação Topográfica” diurnas e noturnas e “Sessões de Treino Físico e de Desportos” são algumas das atividades práticas previstas pelo programa formativo. Atividades essas que se distribuem por diferentes infraestruturas utilizadas para fins pedagógicos e preparatórios pela Academia Militar, nomeadamente as instalações da Academia Militar na Amadora, a Tapada Militar de Mafra, o Campo Militar de Santa Margarida, a Escola de Tropas Pára-quedistas de Tancos e o Centro de Tropas Comandos (exército), em Sintra. 
 
Existente desde 2008, o Curso de Liderança resulta de um desafio lançado pela ANJE à Academia Militar, que aplicou então pela primeira vez os seus métodos formativos ao mundo empresarial. A associação procurou deste modo aliar a sua longa experiência ao serviço da formação do empresariado nacional ao reconhecido know-how da Academia Militar em matéria de preparação de líderes. Enquadrado no segmento de formação avançada da ANJE, o curso revelou-se um sucesso desde a sua primeira edição, contando com a participação de empresários, gestores, bem como quadros médios e superiores, do sexo masculino e feminino, oriundos das mais variadas áreas de negócio, desde a saúde à construção naval, passando pela banca, pela indústria e pelos serviços. 
 
24.04.2012