PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
20
Out. 2017
10
Dez. 2017

A Gamificação dos negócios (Porto)

Local
Centro de Formação Empresarial da ANJE, Porto (Rua do Passeio Alegre, nº20)
Duração
12h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral

LOCAL

CFE - Centro de Formação Empresarial da ANJE
Rua do Passeio Alegre, N.º 20
4150-570 Porto
 
CALENDÁRIO FORMATIVO
 
20 e 27 de outubro | 10 de novembro
 
A gamificação é uma abordagem que se pode caracterizar pela aplicação de elementos de jogos a processos empresariais e, por norma, contribui para reforçar a motivação e o envolvimento dos colaboradores e clientes. Segundo o IEEE (2014), “em 2020, 85% das tarefas do nosso dia a dia incluirão elementos de gamificação”. Mas se a gamificação é algo que irá ser muito importante, terá de ser bem concebida e implementada para conseguir gerar os resultados desejados. Num estudo da Gartner (Gamification 2020: What Is the Future of Gamification?) esta consultora avisava que primeiro “as organizações deverão entender o potencial da gamificação em termos de indução de comportamentos desejados, desenvolvimento de competências e inovação”.
 
COMPETÊNCIAS
  • Desenvolver competências para a resolução criativa de problemas com base em elementos de jogos - gamificação;
  • Clarificar como é a gamificação pode contribuir para aumentar a motivação e o comprometimento das equipas e dos colaboradores, para melhorar o relacionamento com os clientes e para identificar e potenciar futuros líderes;
  • Ajudar a definir e estabelecer estratégias de utilização deste tipo de abordagens com aplicação à realidade específica das empresas e organizações.

PROGRAMA

1- Fundamentos da Gamificação
Resolução criativa de problemas;
Áreas de aplicação da gamificação;
Diferenciação em relação a outras abordagens;  
Principais vantagens para as empresas e pessoas;
Riscos e obstáculos;
Análise de exemplos de gamificação.  
 
2- Gamificação na prática
Aplicação prática da ferramenta ideaChef® num modelo de trabalho de grupo para resposta a um desafio/problema concreto.
 
COMO?
 
Este curso será desenvolvido com recurso às melhores práticas e conhecimento avançado nesta área. Para além da componente de exposição e discussão terá uma aplicação prática da gamificação com recurso à ferramenta ideaChef® que será disponibilizada a todos os participantes.
 
COM QUEM?
 
• Sócio-gerente da Digitalflow, empresa spin-off da Universidade do Porto especializada na área da inovação e gamificação, docente (no IADE Creative University), investigador (no INESC TEC), Perito da Comissão Europeia (na INEA – Innovation and Networks Executive Agency), criador de ferramentas de inovação (ex: ideaChef®) e mentor do programa COHiTEC da COTEC. 
• Mestrado e MBA em Gestão de Empresas - ISEE-UP (agora PBS-UP); Logistics Management Program - Cranfield University UK; Licenciatura em Economia FEP-UP. Está a realizar um programa de doutoramento em Marketing e Estratégia, na Universidade de Aveiro, com foco na área da inovação e gamificação. 
• Cursos e certificações: “Kaplan - Norton Balanced Scorecard Certified Graduate” (Palladium Group and Harvard Business School Publishing); Gamification – Creating Addictive User Experiences (Interaction Design Foundation); Design Thinking for Innovation (Coursera), Gamification (Coursera); Leading Strategic Innovation in Organizations (Coursera) e Curso de “Gestor de IDI” (APCER/COTEC).
• Vasta experiência em funções de direção e coordenação em organizações como a Continue To Grow, Digital Partners, Grupo SONAE, Grupo AIR LIQUIDE e PKH e desenvolveu projetos nas áreas da gestão de inovação, estratégia e procurement, em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, França, Inglaterra, Espanha, Alemanha, República Checa, Suécia, e Itália. 
 
PARA QUEM?
 
Gestores e quadros e de todo o tipo de empresas e de organizações, de áreas multidisciplinares (por exemplo,  gestão de projetos e do capital humano) ou funcionais (por exemplo do marketing, inovação, comercial, processos, estratégia, desenvolvimento produto/serviço, serviço ao cliente, entre outras). 
 
INVESTIMENTO
 
Associados ANJE: 120 euros
Público Geral: 150 euros
Desempregados: 135 euros (*)
 
(*) Mediante a apresentação obrigatória de comprovativo.
Nota: Possibilidade de pagamento em duas prestações. 
 
QUER PARTICIPAR?
  • A formalização da inscrição na ação é efetuada através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado;
  • Pagamento efectuado por cheque ou transferência bancária até três dias úteis antes da data de início do curso e envio de comprovativo para focoanje@anje.pt ;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos;
  • Atribuição de certificado com 90% de assiduidade. 
CONTACTOS
 
c. Cláudia Almeida / Nuno Ricardo
t. 22 010 80 61 / 22 010 80 11
 

Formulário de inscrição em:


Dados Pessoais
Dados Empresa