PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
19
Set. 2019
03
Out. 2019

Design Thinking: como perceber seu público-alvo e impactar seus negócios (Porto)

Local
Centro de Formação Empresarial da ANJE - Rua do Passeio Alegre, 20, 4150-570 Porto
Duração
20h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral

LOCAL

Centro de Formação Empresarial da ANJE
Rua do Passeio Alegre, 20
4150-570 Porto

 

CALENDÁRIO FORMATIVO

setembro / outubro
Dias: 19, 24, 26 / 01, 03
 
 
ENQUADRAMENTO
 
A ANJE organiza o curso "Design Thinking: como perceber seu público-alvo e impactar seus negócios" entre os dias 19 de setembro e 03 de outubro. A formação pretende transferir os benefícios das técnicas criativas do Design a um público não-designer que desejem impactar seus negócios. 
Os participantes dominarão competências avançadas de Design Thinking para que possam atuar de forma a compreender utilizadores e/ou necessidades de clientes, aplicar técnicas apropriadas e propor/validar soluções a desafios internos e de negócios nas suas empresas.
 
 
COMPETÊNCIAS
  • Perceber princípios básicos do pensamento em design
  • Planear ações frente a problemas desestruturados de alto potencial a empresas
  • Dominar técnicas e métodos criativos
  • Equilibrar projetos e soluções na perspetiva de negócios, utilizadores e tecnologia
  • Aplicar prototipagem como meio de validar sugestões de soluções corporativas

 

PROGRAMA
 
Módulo 1: Introdução ao Design Thinking
1.1: Visão geral e princípios do Design Thinking
1.2: Valor de negócio e impacto da atividade de design ao contexto corporativo
1.3: Cases de aplicações do Design Thinking
1.3: Apresentação de sugestão de temas e projetos a serem trabalhados pelos alunos
 
Módulo 2: Percebendo seus utilizadores e inferir oportunidades de negócios 
2.1: Técnicas para levantamento de informações sobre o contexto dos utilizadores/clientes e suas necessidades
2.2: Benchmark e diferenciação a concorrentes
2.3: Definição e validação de proposição de valor
2.4: Revisão e acompanhamento dos projetos individuais
 
Módulo 3: Aplicação de técnicas criativas para conceptualização de alternativas de alto potencial 
3.1: Técnicas co-criativas para geração e seleção de ideias
3.2: Definição de estratégias para captação, retenção e monetização de utilizadores
3.3: Revisão e acompanhamento dos projetos individuais
 
Módulo 4: Prototipagem e validações com utilizadores 
4.1: Especificação de escopo de solução por meio de estórias de utilizador
4.2: Definição da jornada do utilizador e proposição de touchpoints
4.3: Arquitetura da solução enquanto serviço
4.4: Prototipagem em papel e wireframe
4.5: Revisão e acompanhamento dos projetos individuais
 
Módulo 5: Construção de business case e plano de ação (3h)
5.1: Criação de business model canvas
5.2:  Definição de roadmap e plano de ação
5.3: Apresentação final de resultados
Módulo 1: Introdução ao Design Thinking (4h)
Módulo 2: Percebendo seus utilizadores e inferindo oportunidades de negócios (4h)
Módulo 3: Aplicação de técnicas criativas para conceptualização de alternativas de alto potencial inovador (4h)
Módulo 4: Prototipagem e validações com utilizadores (5h)
Módulo 5: Construção de business case e plano de ação (3h)
 
 
METODOLOGIA
 
Aprendizagem baseada em projetos: imersão no contexto de cada participante, onde cada um poderá explorar necessidades latentes em seus negócios para conceptualizarem planos de ações e soluções ao final do programa.
 
Todas as sessões serão conduzidas por meio da realização de exercícios práticos em cima de técnicas consolidadas de Design Thinking.
 
 
FORMADORA
 
Farley Fernandes
Mestre em Ciência da Computação e Doutor em Design pela Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu a sua investigação em Design Thinking no programa em Media Digitais da Universidade Nova da Lisboa. Possui 13 anos de experiência na conceção, desenvolvimento e gestão de produtos digitais em ambientes de grandes corporações e startups, tendo trabalhado com clientes como: Unilever, IBM, Samsung, Natura, Coca-Cola e Motorola, e participado em projetos que já receberam prêmios como: Cannes, El Ojo e European Seal of e-Excellence. Atualmente é Gestor de Produto na Bemind,  professor na área do Design Thinking e Experiência do Utilizador pela Universidade da Beira Interior, além de investigador integrado do grupo UNIDCOM / IADE.
 
 
DESTINATÁRIOS
 
Empreendedores ou gestores de empresas (novos ou experientes) entusiastas da inovação que desejem:
  • Endereçar problemas reais de seus clientes
  • Aumentar seu repertório de técnicas criativas aplicada aos negócios.
  • Estudantes que desejem aumentar suas chances de empregabilidade na área da inovação.
 
 
INVESTIMENTO
 
Publico em geral: 190 euros
Associados ANJE: 152 euros
Desempregados: 171 euros (*) 
 
(*) mediante apresentação obrigatória de comprovativo
Nota: possibilidade de pagamento em duas prestações.
 
 
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
  • A formalização da inscrição na ação é efetuada através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado e do envio do comprovativo de pagamento para o e-mail focoanje@anje.pt
  • Pagamento efetuado por cheque ou transferência bancária até três dias úteis antes da data de início do curso; 
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos; 
  • Atribuição de Certificado com 90% de assiduidade. 
 
 
CONTACTOS
 
c. Cláudia Almeida / Nuno Ricardo
t. 22 010 80 61 / 220 108 023 
 

Formulário de inscrição em:


Dados Pessoais
Dados Empresa