PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
28
Fev. 2018
01
Mar. 2018

Da Experiência dos Colaboradores à Inteligência Competitiva Organizacional (Alentejo)

Local
Núcleo do Alentejo da ANJE - Rua Fernanda Seno, N.º 6 | 7005-485 Évora
Duração
16h | 09h00 às 18h00
Regime
Laboral

LOCAL

Núcleo do Alentejo da ANJE
Rua Fernanda Seno n.º6
7005-485 Évora

CALENDÁRIO FORMATIVO

28 de fevereiro e 1 de março

A ANJE organiza o curso "Da Experiência dos Colaboradores à Inteligência Competitiva Organizacional" nos dias 28 de fevereiro e 1 de março. A iniciativa decorrerá nas instalações da Associação em Évora e visa dotar os formandos de capacidades para gerir as várias etapas da gestão do conhecimento, assim como aplicar estilos de liderança para exponenciar a inovação a partir da experiência dos elementos da sua equipa.
 
Face ao ritmo a que as organizações e os seus Recursos Humanos estão sujeitos, a aprendizagem informal tornou-se um elemento critico para manter o Capital Intelectual  atualizado e alinhado com os padrões de referência de cada organização. Uma das formas para atualizar o Capital Intelectual a partir da aprendizagem organizacional informal é através da transmissão da experiência (boas práticas) dos colaboradores talentosos aos restantes elementos da equipas e a sua incorporação na cultura organizacional de modo a transforma-la a Inteligência Competitiva. Este processo exige a cada líder que saiba gerir o conhecimento tácito dos seus elementos da equipa e torná-lo útil para a organização.
 
COMPETÊNCIAS
  • O desenvolvimento profissional nos domínios das competências sociais e estilos de liderança;
  • O desenvolvimento profissional nos domínios da gestão do conhecimento;
  • O desenvolvimento profissional nos domínios da gestão do conhecimento tácito dos colaboradores talentosos, inovação, boas práticas e lições aprendidas, aprendizagem informal, capital intelectual, inteligência competitiva.
PROGRAMA
  1. Tipos e gestão do conhecimento;
  2. O papel do gestor ou líder  na inovação e aprendizagem informal;
  3. Identificação das melhores práticas e lições aprendidas;
  4. Incorporação  do conhecimento tácito na cultura organizacional.
COMO?
 
A formação tem uma componente teórica de 40% e uma componente prática de 60%. Todas as sessões são divididas em três partes: na parte teórica, com a duração de 40 minutos, são apresentadas e discutidas as teorias de forma abreviada, os conceitos e modelos que servem de suporte às competências a desenvolver em cada formando; na parte prática, cada formando executa trabalhos práticos orientados para a sua organização, e ainda são realizadas dinâmicas de grupo para cada formando assimilar as várias etapas da gestão do conhecimento; no final de cada sessão, é realizada uma reflexão sobre os trabalhos práticos e dinâmicas de grupo, e finalmente a forma como cada “aprendizagem” pode ser introduzida no local de trabalho.
 
COM QUEM?
 
Carlos Rouco
É licenciado em Ciências Militares – Especialidade de Infantaria, pela Academia Militar; Mestre em Gestão da Formação Desportiva, pela Faculdade de Motricidade Humana; Doutorado em Gestão – Recursos Humanos, pela Universidade Lusíada de Lisboa; Coordenador Cientifico do Mestrado de Liderança: Pessoas e Organizações, na Academia Militar; Diretor do Centro Estudos de Desenvolvimento de Comando e Liderança: Estúdio TV, na Academia Militar; Diretor dos Cursos de Liderança, na Academia Militar; Coordenador da Academia de Liderança, na ANJE; Membro da direção do Centro de Investigação da Academia Militar; Docente de “Ética e Liderança”, na Academia Militar. Docente (convidado) de “Liderança e Gestão de Equipas”, na Coimbra Business School; Docente (convidado) de “Recrutamento, Seleção e Retenção de Talentos” (Instituto Superior Monitor) (Moçambique). 
 
PARA QUEM?
  • Empresários, empreendedores gestores e quadros empresariais;
  • Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área e/ou profissionais de qualquer sector, atendendo à transversalidade da liderança e gestão de equipas no contexto organizacional.
INVESTIMENTO
 
Associados ANJE: 144 euros
Público em geral: 180 euros
Desempregados: 162 euros(*)
 
(*) Mediante apresentação obrigatória de comprovativo.
Nota: Possibilidade de pagamento em duas prestações.
 
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
  • A formalização da inscrição é efetuada através da submissão do formulário abaixo disponibilizado;
  • O pagamento deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início do curso e envio de comprovativo para alexandramota@anje.pt;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 10 participantes;
  • Atribuição de certificado de formação profissional com 90% de assiduidade.

CONTACTOS

c. Alexandra Mota
t. 266 70 70 07
 
 
Curso organizado por:
Logo_academia_cursos

Formulário de inscrição em:


Dados Pessoais
Dados Empresa