PT | EN

Empreendedores preparam-se para avaliar investimentos

Empreendedores

Nunca como hoje, os empreendedores sentiram tão grande necessidade efetuar uma rigorosa análise de viabilidade dos negócios antes de arriscar investir. O curso “Avaliação de Projetos de Investimento: Uma Abordagem Estratégica” pretende dotar potenciais e atuais empresários das competências fundamentais à ponderação do dinheiro a aplicar e à consequente tomada de decisões. A formação arranca a 11 de junho e prolonga-se até dia 27, no Centro de Formação Empresarial da ANJE no Porto. 

No final do curso, os participantes deverão compreender os critérios de avaliação e seleção de projetos de investimento, em toda a sua extensão, e conhecer os mais importantes métodos de abordagem ao risco na avaliação de projetos. Destaque neste âmbito para as noções básicas de “Capital Budgeting”, isto é, dos estudos de orçamentação de capital, que permitem efetuar comparações e classificar o potencial de investimento, de acordo com riscos e retornos. 
 
Os empreendedores serão ainda sensibilizados para a importância da consideração de uma envolvente estratégica na análise da viabilidade dos projetos, designadamente através da compreensão do papel da flexibilidade no contexto da avaliação. Adicionalmente, serão fornecidas ferramentas de auxílio à tomada de decisões em situações de investimento revestidas da referida flexibilidade. 
 
A crescente afirmação da incerteza conduzirá ainda a uma reflexão em torno das decisões de investimento à luz da “Teoria das Opções Reais”, que mais não é do que um instrumento de apoio estratégico. A inflação e a “estimação do custo do capital” incluem-se também entre os conteúdos programáticos. 
 
A formação será conduzida por João Adelino Ribeiro, professor na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e consultor de empresas, especializado nas áreas de Análise de Projetos de Investimento, Análise Financeira, Cálculo Financeiro, Auditoria e Revisão de Contas, Organização e Gestão de Empresas. Licenciado em Gestão de Empresas, completou um MBA na Universidade de Birmingham, Reino Unido, e é atualmente doutorando de Gestão (Finanças) na FEP. 
 
Informações adicionais e inscrições aqui
 
28.05.2012