PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
07
Dez. 2012
08
Dez. 2012

Comunicação Digital: conteúdos estratégicos para o seu negócio

Área
Eventos e Comunicação Empresarial
Duração
20h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral e ao sábado

LOCAL 

PORTO - CFE – Centro de Formação Empresarial da ANJE
Rua do Passeio Alegre, N.º20
4150-570 PORTO
 
CALENDÁRIO E HORÁRIO DE FORMAÇÃO
 
Sexta. 7 Dez - 19h00 - 23h00 
Sab. 8 Dez - 09h30 - 18h30
 
 
ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS GERAIS
 
São cada vez mais as empresas que procuram ter uma presença na Internet. Mas como pode hoje uma marca sobressair numa paisagem repleta de múltiplos canais de comunicação e audiências fragmentadas, cada vez mais impacientes e exigentes? É necessário construir uma identidade com bons conteúdos, bem delineada e bem gerida, para despertar atenções e tornar a comunicação eficaz. 
 
Os novos media são responsáveis pelo regresso da antiga forma de fazer negócios, que privilegia as relações personalizadas com os clientes. Nas redes sociais, as pessoas agrupam-se em torno de interesses comuns e formam comunidades. As marcas deixam de comunicar num só sentido e passam a ouvir também os consumidores, construindo com eles uma relação orgânica, que os envolve ao ir de encontro às suas necessidades e desejos. 
 
O objetivo desta ação de formação é ensinar a desenhar estratégias de divulgação alargadas, a partir dos media sociais, que dispensem grandes orçamentos. Partindo de um conjunto de ferramentas cada vez mais ágeis, usadas num tempo bem definido e num contexto apropriado, este curso ensina a comunicar com os públicos considerados pertinentes e com conteúdos que fazem sentido.  
 
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
 
Construir e gerir uma estratégia de comunicação low cost e eficaz, que ilustre, com conteúdos apropriados, o potencial e valor acrescentado de um empreendedor, projeto ou PME.  
 
CONTEÚDOS 
  • Comunicar na era da Internet;
  • Distinguir o papel/linguagem de um site, de um blogue, de uma página do facebook ou de uma newsletter; 
  • A lógica da convergência; 
  • Definir a mensagem;
  • Construir audiências/comunidades; 
  • Saber descobrir motivos interessantes para a comunicação; 
  • Refletir com base em casos concretos; 
  • Desenhar um plano de comunicação digital. 
METODOLOGIAS DA FORMAÇÃO
 
Presencial em sala, com intervenções em direto, por videoconferência, a partir dos EUA. Exercícios práticos e construção de projeto-piloto de cada formando, com tutoria individual.
 
FORMADORAS 
 
Esta formação é da responsabilidade de Ana Boa-Ventura, académica e investigadora de novos media, que está na universidade de Austin, nos EUA. É especialista no desenho e construção de plataformas interativas, tendo estado já ligada a inúmeros programas internacionais envolvendo tecnologias de informação, no Brasil, Canadá, México, Portugal, Espanha, EUA e Venezuela. Junta os seus conhecimentos à experiência de duas jornalistas, Helena Lopes e Inês Rodrigues, que durante mais de vinte anos produziram conteúdos editoriais na imprensa escrita, televisão, cinema documental e comunicação institucional. A partir destes dois lados do oceano, as três formadoras colaboram em workshops que pretendem capacitar pessoas sem qualquer experiência de comunicação para se fazerem ouvir na nova paisagem mediática. 
 
DESTINATÁRIOS
 
Empreendedores, quadros de PME e público em geral. 
 
PREÇO
  • Associados ANJE: 160, 00 euros 
  • Não Associados: 180, 00 euros 
Inclui: Coffee-break 
(Possibilidade de pagamento em duas prestações).
 
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
  • A formalização da inscrição é efetuada através do preenchimento da ficha de inscrição aqui disponibilizada (acompanhada do respetivo comprovativo de pagamento) e do envio da mesma para o e-mail focoanje@anje.pt;
  • O pagamento (que pode ser dividido em duas prestações) deve ser efetuado por cheque ou transferência bancária, até três dias úteis antes da data de início do curso;
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos;
  • Atribuição de certificado com 90% de assiduidade. 
 
INFORMAÇÕES
 
c. Cláudia Almeida
t. 220 108 061 /  220 108 072 (ext. 422)