PT | EN

ANJE promove “Liderança na Tribo”

Tribo

Cada vez mais especializada na formação em liderança empresarial, a ANJE decidiu lançar um desafio aos empreendedores que pretendem desenvolver competências nesta área. Trata-se da iniciativa “Liderança na Tribo”, uma jornada de exercícios outdoor associados à simulação de uma tribo índia. As atividades estão agendadas para o dia 12 de maio, no parque Diverlanhoso, e têm por base os métodos pedagógicos aplicados no curso de liderança promovido pela ANJE em parceria com a Academia Militar, o TIL - Treino Intensivo de Liderança

Orientados pelo formador Carlos Rouco, tenente-coronel responsável pela coordenação do TIL e diretor do mestrado de liderança da Academia Militar, os empresários deverão simular uma tribo índia atacada por um bando de perigosos bandidos, que lhes saqueou todos os bens, deixando a aldeia destruída. A missão que lhes será atribuída passará, por isso, pela divisão de tarefas, no sentido de voltarem a ter meios de subsistência e recuperarem a sua identidade e conforto.
 
Da procura de carvão para as fogueiras numa mina labirinto ao tiro ao alvo para obter alimentos, muitas são as tarefas concedidas às duas equipas do desafio - a dos recolectores, a quem caberá confecionar o almoço de forma selvagem, e a dos construtores, responsáveis pela reconstrução da aldeia. Como agradecimento final da tribo aos deuses, há um lago para atravessar e um longo percurso a percorrer pelas “montanhas das pontes suspensas” rumo ao “planalto sagrado”.
 
Com a jornada “Liderança na Tribo”, a ANJE propõe-se abordar a multiplicidade de competências inerentes à liderança empresarial: gestão de stress e de conflitos; autocontrolo; motivação; comunicação assertiva; planeamento e estratégia; e processos de tomada de decisão. As atividades incluídas neste desafio foram desenhadas no sentido de tocar todas estas áreas, funcionando como um teste às necessidades de desenvolvimento de competências de gestores e executivos. 
 
Competências essas que são trabalhadas de modo avançado no TIL - Treino Intensivo de Liderança. Neste caso, durante cinco dias de formação, de 28 de maio a 1 de junho, entre atividades teóricas e práticas, indoor e outdoor, gestores e executivos experienciam estratégias e processos de formação das chefias militares. Entre as singulares experiências proporcionadas pelo TIL destaca-se a utilização de espaços de treino militar onde se simulam cenários de guerra e de sobrevivência, que são vivenciados em analogia com a realidade empresarial. O objetivo é equiparar o comportamento dos formandos no terreno à sua capacidade de reação e de tomada de decisões perante as adversidades que transformam o quotidiano das empresas num desafio profissional cada vez mais exigente.   
 
24.04.2012