PT | EN

5 sintomas que mostram que precisa da Gestão de Projetos

Header_gestao%20projetos
Afirmar que existe uma cultura de gestão de projetos numa organização, é o mesmo que dizer que a organização compreende o valor da gestão de projetos como um método de gestão que permite executar a transformação. Mas afinal, quais são os 5 sintomas que indicam que uma empresa deve dar origem a um processo de desenvolvimento de uma cultura de gestão de projetos?
POR FILIPE FIGUEIREDO | CONSULTOR E FORMADOR EM GESTÃO DE PROJETOS
 
1. Os objetivos do projeto são colocados em causa várias vezes durante o projeto, provocando recuos e mudanças de estratégia constantes
A implementação de uma abordagem de gestão de projetos na sua organização deverá compreender momentos de avaliação dos benefícios do projeto, de avaliação dos meios a envolver na sua execução e de alinhamento de expectativas com todos os envolvidos na iniciativa. Desta forma, evitará uma execução desnorteada do projeto.
 
2. O projeto correu bem, mas os clientes não gostaram
Se na perspetiva da gestão do projeto, o projeto correu bem, mas os clientes não ficaram satisfeitos, há várias causas que poderão estar a levar a este resultado. Para ultrapassar estas situações, a sua metodologia deverá ter em consideração a natureza dos seus projetos, nomeadamente variáveis como complexidade, novidade e nível de urgência. A metodologia deverá garantir que o cliente é ouvido, quer no início do projeto, quer durante o projeto de forma a evitar surpresas.
 
3. Atrasos sucessivos nas entregas do projeto
O atraso constante nas entregas dos projetos é um dos sintomas mais problemáticos para a sua empresa. Isto porque os projetos são o meio através da qual a mudança e transformação é entregue e de onde resultam benefícios para a sua empresa, sejam aumento de vendas, redução de custos, aumento da satisfação do cliente pela melhor qualidade de serviço, enfim, um conjunto de benefícios que caso se atrasem a entregar, podem ter impacto direto nos resultados do seu negócio.
 
4. Os meus projetos não têm riscos associados
Um projeto sem riscos é um projeto em risco. A natureza única e não repetitiva de um projeto faz com que haja sempre um nível de incerteza associado, quer na perspetiva da execução, quer na perspetiva do benefício resultante do projeto.
 
5. A minha organização tem um turnover elevado
Há múltiplos fatores que podem estar na origem da saída de um colaborador de uma empresa, nomeadamente, o colaborador não se identifica com a visão e valores da empresa, o desequilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional e entre outros, a falta de expectativas de progressão de carreira. Uma maior valorização dos seus colaboradores – os projetos mais desafiantes e com visibilidade podem ser um palco para os seus colaboradores demonstrarem e porem à prova o seu valor. Proporcionar-lhes esses desafios e apoiar o seu desenvolvimento como gestores de projeto é algo que vai potenciar as suas políticas de retenção de talento.
 
08.08.2019