PT | EN

Novos guias ensinam a criar negócios

Best-resources-for-startups

Novos guias ensinam a criar negócios específicos Um centro hípico, uma clínica dentária, um lar de idosos, uma loja virtual, um centro de Yoga, serviços de apoio ao domicílio ou um negócio na internet. Todos estes sectores são específicos e exigem informação na hora de empreender. As dúvidas que se impõem aos novos empresários têm resposta certa nos novos guias do projecto Jovem Pró-Empreendedor. Válido para qualquer área de actuação é o manual “Como Elaborar um Plano de Negócios”, o qual, tal como os restantes, é disponibilizado online, de forma inteiramente gratuita. 

As referidas ferramentas de apoio distinguem-se pela clareza da informação veiculada e pela sua aplicação prática no processo de criação de um negócio próprio. Os guias começam por sugerir aos potenciais empresários uma avaliação das suas características pessoais enquanto empreendedores, elencando ainda os factores de sucesso e insucesso a nível empresarial. Segue-se um extenso e bem organizado conjunto de informações técnicas sobre o mercado em causa, a legislação, as etapas para a criação da empresa, os recursos humanos necessários e o investimento inicial implicado. 
 
Em alguns guias, são apresentados casos práticos, que elucidam necessidades e dificuldades, mas também apresentam dicas de sucesso. Noutros, de âmbito mais complexo, são até expostos diferentes modelos de negócio. É o caso do guia “Como Criar um Negócio na Internet”, que discorre sobre a operacionalidade dos serviços web e apresenta ainda “10 razões para empreender” nesta área. 
 
Igualmente integrado no projecto Jovem Pró-Empreendedor, o manual sobre planos de negócio dedica-se à explanação de cada ponto essencial à construção deste importante documento de planeamento empresarial. Chegando a ser exaustivo na descrição de cada passo, este guia inclui métodos de análise de viabilidade económica e financeira e de análise do posicionamento competitivo, bem como coordenadas para a elaboração do plano de marketing. 
 
A colecção de publicações do projecto Jovem Pró-Empreendedor é completada pelos estudos “Crescimento Rápido” e “Portugal e as Indústrias Criativas”. A promoção da iniciativa empresarial é um dos principais propósitos deste projecto que tem como parceiros a APEITE - Associação para a Promoção da Inovação e das Empresas Tecnológicas, a INOVAGAIA e o INESC-Porto.
 
Consulte aqui os guias do Jovem Pró-Empreendedor: 
 
11.09.2011