PT | EN

Negócios qualificados em destaque na Feira do Empreendedor

Destaque_hiposte2

Cerca de 20 mil pessoas passaram, entre os dias 22 e 24 de novembro, pela 15ª edição da Feira do Empreeendedor, organizada pela ANJE, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Em destaque estiveram, sobretudo, os empreendedores qualificados, promotores de negócios que têm por base o conhecimento e que procuram gerar valor acrescentado a partir de uma forte aposta na inovação e na internacionalização. A Loja do Empreendedor voltou a revelar-se ponto de paragem obrigatório para quem ali se deslocou em busca de acompanhamento consultivo nas áreas de criação e desenvolvimento de empresas. 

Centenas de oportunidades de negócio, inúmeras possibilidades de networking e diversificadas formas de aprendizagem e apoio resumem a oferta disponível durante as três jornadas do certame. Entre os expositores encontravam-se consultoras, empresas de recursos humanos e formação profissional, instituições financeiras, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos diversos, franchisadores, imobiliárias, órgãos de comunicação social, associações empresariais, institutos públicos de apoio ao investimento e à criação de emprego, estabelecimentos de ensino, autarquias e incubadoras de empresas. 
 
Acelerador de novos negócios 
 
A grande novidade do plano de atividades complementares à Feira do Empreendedor foi o inovador programa New Business Accelerator. Este acelerador de novos negócios desenvolveu-se durante os três dias do evento, recorrendo à metodologia DSI - Dream, Start e Invest. Promovido pela ANJE, no âmbito do Projeto Inovação Portugal, o Business Accelerator tem o propósito de estimular e apoiar a iniciativa empresarial, acompanhando jovens de elevado potencial, desde a formulação da ideia até à conquista de investidores. De resto, a introdução de um programa deste cariz na Feira do Empreendedor foi estratégica e teve como propósito a multiplicação de sinergias entre os participantes do New Business Accelerator e os participantes das remanescentes iniciativas do certame, os expositores, os visitantes e outros players envolvidos. 
 
Cada uma das fases Dream, Start e Invest correspondeu a uma jornada de preparação, tutoria e apoio informativo/consultivo, visando acelerar ideias, planos de negócio e processos de financiamento. No primeiro dia, os temas “NovaMente”, “Inspiring to Action”, “Inteligência Emocional” e “Sonhalidade” ocuparam as sessões de trabalho, envolvendo profissionais da Academia das Emoções, da Power Coaching, da EME Saúde e da Team Building. Sob o mote “Start”, o dia 23 de novembro deu seguimento ao programa com um conjunto de temáticas associadas à materialização de novos projetos no contexto atual, a saber: “Pensar Global” (Global Sport), “Marketing de Guerrilha – low budger/maximum return” (Bazooka), “Criatividade nas Apresentações em Público” (FORDOC) e “Como Deslumbrar os seus Clientes” (Wurth Portugal). Por fim, durante toda a manhã do dia 24 de novembro, 10 projetos selecionados pelo seu carácter inovador e previsível viabilidade foram apresentados perante um painel de investidores. 
Nextbigidea2

As próximas grandes ideias de negócio 

Quem visitou a Feira do Empreendedor na tarde da passada sexta-feira, dia 23, não ficou certamente indiferente ao desfile de ideias de negócio que aconteceu perante as câmaras do programa The Next Big Idea, da SIC Notícias. Mais de 30 empreendedores, previamente inscritos e selecionados, não quiseram perder a oportunidade de dar a conhecer os respetivos projetos de negócio através do programa televisivo que diariamente transmite novas propostas empreendedoras. Para lá da exposição mediática, que pode também ser canalizada em prol da conquista de clientes e investidores, os participantes competiam pela atribuição de um programa de mentoring desenhado à medida.

04.12.2012