PT | EN

Erasmus para Jovens Empreendedores: Luís Tavares teve a sua aventura de aprendizagem em Itália e assim surgiu a PhonePlace

Foto%20perfil%20lu%c3%ads%20caldeira
Viver num arquipélago não pode ser um impedimento para o desenvolvimento pessoal e profissional. Luís Tavares, de 23 anos, reside na Ilha da Madeira e acreditava que as oportunidades surgiam apenas nas grandes metrópoles. Esta perceção mudou quando conheceu o Erasmus para Jovens Empreendedores - programa que permite aos jovens empreendedores desenvolverem a sua ideia de negócio em mais de trinta mercados externos, através de uma oportunidade de aprendizagem com empresários mais experientes.
 
Como tantos jovens empresários, Luís Tavares estava à procura de uma empresa que o pudesse ajudar a desenvolver a sua ideia de negócio até encontrar a GEMAST Consulting, empresa baseada na cidade de Brescia, em Itália. Tendo a ANJE como o seu ponto de contacto local do Erasmus para Jovens Empreendedores, o jovem empreendedor conseguiu estabelecer contacto com a GEMAST e a sua aventura em Itália finalmente começou.
 
Durante a sua estadia de um mês na GEMAST, Luís Tavares teve a oportunidade de repensar e mudar a estratégia e visão da PhonePlace – projeto próprio que idealizou baseado no conceito de comercialização em segunda-mão de smartphones e tablets em perfeito estado de conservação. Desenvolver um guia de investimento, conhecer alguns dos principais agentes de capital de risco que poderão, no futuro, tornar-se decisivos para alavancar o seu projeto foram outras vantagens aproveitadas pelo empreendedor na sua estadia em Itália. De modo a ter presença num mercado tão competitivo, o jovem empresário desenvolveu uma plataforma online de vendas para a PhonePlace.
 
Com o objetivo inicial de reforçar conhecimentos nas áreas de gestão de startups e consultoria, Luís Tavares cumpriu as suas metas e ainda aproveitou a experiência de mobilidade para observar outras ideias e planos de negócio que podem vir a ter sucesso no futuro. No período de intercâmbio, o empreendedor conseguiu ainda estabelecer parcerias no mercado italiano. Os acordos firmados permitem que, agora, possa enviar smartphones para solo italiano em apenas dois dias úteis, reduzindo o tempo de espera entre o momento da compra na plataforma digital da PhonePlace e a entrega do equipamento nas mãos do cliente.
 
No final, Luis aprendeu a avaliar outras ideias de negócio e comparar todos os detalhes de um plano de negócio. Estas aprendizagens permitem que o empreendedor possa concentrar atenções no seu projeto e ter, em simultâneo, uma visão mais global. A experiência na GEMAST resultou numa relação mutuamente vantajosa para o empresário de acolhimento e o jovem empreendedor, que tem agora uma porta aberta no mercado italiano para pedir apoio. O empreendedor aprendeu ainda a reconhecer algumas das vantagens de operar a partir da ilha da Madeira, nomeadamente: integrar uma zona de comércio livre que encoraja o acesso das empresas a toda a informação necessária e útil para cumprirem os seus objetivos.
 
A ANJE é um dos pontos de contacto locais do Erasmus para Jovens Empreendedores. Se és um jovem empresário português com o objetivo de evoluir numa experiência de mobilidade internacional ou um empresário anfitrião disponível para receber jovens talentos e desenvolver o teu negócio, acede a toda a informação sobre o programa aqui.
 
26.09.2018