PT | EN
Move_banner

INVESTE QREN

A linha INVESTE QREN, em vigor a partir de 16 de agosto de 2012, tem uma dotação de 1000 milhões de euros e resulta de uma reorientação dos fundos comunitários tendo em vista o apoio ao investimento empresarial. O objetivo é contribuir para uma aceleração da execução do QREN, nomeadamente no que respeita aos projetos aprovados no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas. 

BENEFICIÁRIOS
 
Beneficiam do INVETE QREN, a título de empréstimo:
 
Empresas com projetos de investimento aprovados no âmbito dos sistemas de incentivos do QREN;
Entidades com projetos de “Ações Coletivas” aprovados no respetivo sistema do QREN: associações empresariais, centros tecnológicos e entidades públicas com competências específicas em domínios empresariais.
 
OBJETO DE FINANCIAMENTO 
 
1. Contrapartidas privadas associadas à realização de projetos de investimento aprovados no QREN, em complemento ao financiamento comunitário atribuído;
2. Custos não elegíveis a financiamento comunitário, associados à realização do respetivo projeto de investimento;
3. Fundo de maneio necessário para a realização do projeto de investimento.
 
* No caso de entidades que não sejam empresas apenas se aplica o financiamento previsto no ponto nº1. 
 
PRAZOS E FINANCIAMENTO 
 
Prazo máximo de financiamento: 8 anos com 2 anos de carência de capital.
 
Valor máximo de financiamento: 4 milhões de euros, concedidos, a título de empréstimo, para cada projeto de investimento. 
 
Taxa de juro: cada operação de financiamento terá associada uma taxa de juro, a fixar tendo em conta as duas componentes de recursos, isto é, os recursos originários do Banco Europeu de Investimento (BEI) e os recursos do próprio banco. 
 
Capitais próprios: o beneficiário deverá assegurar, com recursos próprios, pelo menos 10% do investimento global.
 
CANDIDATURAS 
 
As candidaturas são efetuadas junto da rede de bancos aderentes. A ANJE, através da Loja do Empreendedor, presta apoio na elaboração e submissão de candidaturas. Se pretende obter mais informações, contacte-nos através do nosso Balcão Virtual.