PT | EN

Há 30 mil euros para a startup que resolver o desafio de mobilidade do Porto

Embers
O EMBERS quer resolver os problemas de mobilidade das cidades do Porto, Colónia e Trikala e tem 30 mil euros para apoiar o desenvolvimento tecnológico das soluções que permitam dar resposta aos problemas apresentados. As candidaturas para o projeto europeu promovido no âmbito do Horizonte 2020 estão abertas até ao dia 16 de fevereiro e o desafio do Porto é a construção de uma solução capaz de responder às dificuldades de estacionamento na cidade.
 
O Porto está a trabalhar em sistemas e medidas que permitam potenciar o aproveitamento dos espaços de estacionamento disponíveis na cidade, de forma a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Com esta missão em mente, o desafio proposto pelo EMBERS pode ser desconstruído em cinco objetivos: obter um retrato geral sobre os lugares de estacionamento disponíveis na cidade, possibilitar a pré-reserva de lugares de estacionamento, viabilizar o pagamento de estacionamentos com aplicativos, partilhar informações em tempo real sobre a ocupação de lugares na cidade e encaminhar os condutores para locais de estacionamento disponíveis.
 
A startup vencedora do desafio conquista 30 mil euros, assegura a proteção da Propriedade Intelectual da solução durante a implementação, garante a entrada no mercado das smart cities com a resolução de um problema real e conquista notoriedade no panorama europeu. Ao melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o projeto vencedor abre ainda as portas para futuras parcerias com as entidades decisoras a nível local. 
 
30.01.2018