PT | EN

FÉNIXHACK: o hackathon que procura as melhores soluções para combater os incêndios

Fenixhack_incendios
Estão abertas as inscrições para a FÉNIXHACK, maratona de 48 horas que visa desenvolver soluções tecnológicas úteis para a gestão dos incêndios florestais. A ANJE é parceira do hackathon que terá lugar na Escola Secundária de Loulé, entre os dias 13 e 15 de julho. No final, os melhores projetos contarão com vários prémios e com o apoio de uma rede de mentores, incubadoras e aceleradoras. As inscrições para o FÉNIXHACK são gratuitas e decorrem até ao dia 6 de julho.
 
É uma “criatividade necessária”, atesta a organização do primeiro hackathon , que pretende encontrar soluções de prevenção e combate aos incêndios florestais em Portugal. Serão 48 horas non-stop (com início previsto para as 18h00 do dia 13 de julho), durante as quais os participantes serão convidados a apresentar todas as ideias de projeto que se enquadrem na gestão dos incêndios florestais. Neste excerto incluem-se soluções de prevenção, combate, vigilância e administração. 
 
Após um ano marcado pelos incêndios que deflagraram em Portugal, o evento apoiado institucionalmente pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e pela Câmara Municipal de Loulé, quer juntar dezenas de estudantes, peritos da indústria, assessores científicos e representantes da função pública num exercício coletivo de criatividade.
 
Os participantes terão acesso a um guia orientador - disponibilizado na inscrição - com algumas dicas e considerações acerca de aspetos-chave a mudar e/ou melhorar no cenário atual da gestão florestal, apontadas por peritos da indústria e da academia.
 
“Este hackathon representa um esforço criativo, coletivo e reativo à realidade e às dimensões trágicas que os incêndios tomaram no nosso país. As falhas sistémicas, assim como a propensão climática que temos para o fenómeno dos incêndios florestais são transformadas em desafios aos quais o diálogo multidisciplinar e a tecnologia são aplicados”, considera Inês Boski, da organização.
 
 
14.06.2018