PT | EN

Feira do Empreendedor reforça programa de apoio à criação de empresas

Banner_anje224x162px
A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários promove a 16ª edição da Feira do Empreendedor, entre os dias 21 e 23 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Assumindo-se em contraciclo com o pessimismo que invade o mercado nacional e o mundo global dos negócios, o certame subordinado este ano ao tema “Dream Big” propõe um extenso rol de novidades para atuais e futuros empresários. A exposição multissetorial mantém-se focada nas oportunidades de negócio e o programa complementar é o mais extenso promovido até hoje, envolvendo mais de 40 iniciativas. Um conjunto de inovadoras sessões com investidores e uma completa oferta de formação avançada em coaching e empreendedorismo incluem-se entre os destaques da Feira do Empreendedor 2013. 
 
O certame da ANJE prossegue este ano com a aposta que tem vindo a efetuar na iniciativa empresarial baseada no conhecimento e voltada para a criação de valor acrescentado a partir de uma forte aposta na inovação e internacionalização, facto que o torna numa mostra de empreendedorismo diferenciador e competitivo. Os quatro salões temáticos “Oportunidades e Franchising”, “Criação e Gestão de Empresas”, “Futuro” e “High Tech/High Biz” agrupam empresas de áreas de atividade específicas, bem como entidades públicas e privadas com relevância para o exercício empresarial, a promoção do empreendedorismo, o apoio ao emprego e a qualificação profissional. No total, mais de uma centena de entidades permitirão, uma vez mais, que a Feira do Empreendedor proporcione uma bem estruturada rede de oportunidades de negócio e uma alargada oferta de produtos e serviços de apoio à criação, gestão ou expansão de empresas.
 
“Show me the Money” 
 
Nesta 16ª Feira do Empreendedor, o plano de atividades paralelas aos salões de exposição conjuga a abrangência, competência e know-how habituais com a introdução de novas modalidades de suporte à criação e desenvolvimento de empresas, entre as quais se incluem cinco iniciativas inéditas: o Master Internacional em Coaching e Empreendedorismo, jogo “Freshbiz - Play Out of the Box", as Sessões Invest do já bem-sucedido programa New Business Accelerator, o lançamento do livro “A Alma do Negócio” e o Encontro Nacional de Agentes Dinamizadores de Empreendedorismo.
 
O Master Internacional em Coaching e Empreendedorismo, promovido em parceria com a International Coaching University, tem lugar durante o dia 23 de novembro e recorre a profissionais séniores especializados, entre portugueses, espanhóis e italianos, para auxiliar empresários e empreendedores a aplicar o coaching na gestão dos respetivos negócios, apresentando-lhes soluções de desenvolvimento das suas competências de liderança e até de pensamento fora da caixa. Fora da caixa será também o jogo “Freshbiz - Play Out of the Box". Com recurso ao tradicional formato de tabuleiro, este jogo, cuja apresentação acontece dia 21 de novembro, apresenta uma inovadora estratégia de estímulo da atitude empreendedora, da apetência pelo risco e da tomada de decisões.  
 
Já as Sessões Invest inserem-se no campo temático do financiamento e são enquadradas no âmbito do programa de aceleração de negócios New Business Acelerator, lançado na edição transata da Feira do Empreendedor. Serão três sessões, focadas em públicos distintos. As duas primeiras, concretizadas na sexta-feira, dia 22 de novembro, intitulam-se “Pay to See” e visam selecionar projetos de elevado potencial e baixo investimento (inferior a 100 mil euros), que serão apresentados a potenciais financiadores e plataformas de crowdfunding. A terceira sessão, agendada para o terceiro e último dia do certame, assume a designação “Show me the Money” e destina-se a projetos de investimento superior a 100 mil euros, que serão promovidos perante um painel de investidores composto por bancos, instituições de capital de risco e business angels.
 
Por seu turno, o livro “A Alma do Negócio”, que se assume como um manual de empreendedorismo construído por 29 autores, com base na recolha de testemunhos e boas práticas empresariais, será apresentado ao público no dia 22 de novembro. 
 
Tal como habitualmente, o programa da Feira do Empreendedor inclui ainda três workshops sobre “como criar um negócio específico” e um ciclo de 24 conferências práticas, versando temáticas como: “Orientação profissional e emprego”; “Oportunidades, criação de empresas, financiamentos”; “Gestão, emprego, RH e internacionalização”. Na sua terceira edição, a Sessão Women Inov, mostra que veio para ficar, demarcando um espaço reservado à iniciativa empreendedora feminina, onde jovens empresárias de elevado potencial têm a possibilidade de partilhar o seu testemunho, num formato relativamente informal e de proximidade com a plateia.
 
O networking, inerente a toda a feira, será particularmente trabalhado no Jantar Negócios à Mesa e o apoio consultivo gratuito fica uma vez mais a cargo da Loja do Empreendedor da ANJE, a funcionar in loco, durante os três dias. Recorde-se que este é um espaço de apoio integrado ao empreendedorismo, suportado por um conjunto de instrumentos de consultoria a atuais e potenciais empresários, bem como a empreendedores por conta de outrem. 
 
A Feira do Empreendedor é uma iniciativa da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, promovida no âmbito do projeto Academia dos Empreendedores e apoiada pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. A participação é gratuita, mas está este ano sujeita a um donativo solidário, no valor mínimo de dois euros, destinados a apoiar um projeto de cariz social. 
 
06.11.2013