PT | EN

Feira do Empreendedor promove acelerador de novos negócios

Feira_empreendedor_cao_vf

A Feira do Empreendedor, programada para os dias 23, 23 e 24 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, promove este ano o inovador programa New Business Accelerator. Trata-se de um acelerador de novos negócios, que se desenvolverá durante os três dias do certame, recorrendo à metodologia DSI - Dream, Start e Invest. O objetivo da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, responsável pela organização da Feira do Empreendedor, passa por estimular e apoiar a iniciativa empresarial, acompanhando jovens de elevado potencial, desde a formulação da ideia até à conquista de investidores. 

“Acreditamos que o New Business Accelerator reunirá um conjunto de projetos inovadores e qualificados, voltados para o mercado global e adaptados às exigências desse mercado”, afirma José Fontes, coordenador da Feira do Empreendedor. “Projetos esses que encontrarão neste programa um ecossistema favorável ao seu desenvolvimento acelerado, constituído por um conjunto de instrumentos e de pessoas com know-how em matéria de criação e desenvolvimento de empresas. De resto, a introdução deste acelerador no programa da Feira do Empreendedor é estratégica e visa a multiplicação de oportunidades e sinergias entre os participantes do New Business Accelerator e das várias iniciativas do certame, expositores, visitantes e outros players envolvidos, nomeadamente investidores”, afirma do mesmo responsável. 
 
Cada uma das fases Dream, Start e Invest corresponderá a uma jornada de preparação, tutoria e apoio informativo/consultivo, visando acelerar ideias, planos de negócio e processos de financiamento. No primeiro dia, 22 de novembro, os temas “NovaMente”, “Inspiring to Action”, “Inteligência Emocional” e “Sonhalidade” compõem as sessões de trabalho, envolvendo profissionais da Academia das Emoções, da Power Coaching, da EME Saúde e da Team Building. Sob o mote “Start”, o dia 23 de novembro dá seguimento ao programa com um conjunto de temáticas associadas à materialização de novos projetos no contexto atual, a saber: “Pensar Global” (Global Sport), “Marketing de Guerrilha – low budger/maximum return” (Bazooka), “Criatividade nas Apresentações em Público” (FORDOC) e “Como Deslumbrar os seus Clientes” (Wurth Portugal). Por fim, durante toda a manhã do dia 24 de novembro, os 10 projetos de empreendedorismo qualificado envolvidos serão apresentados perante um painel de investidores. 
 
Desenvolvido pela ANJE, no âmbito do Projeto Inovação Portugal, o New Business Accelerator tem como destinatários jovens empreendedores, com idades entre os 18 e os 35 anos, que se encontrem em pelo menos uma das três situações: sejam detentores de uma boa ideia de negócio, suscetível de ser transformada num business plan; sejam detentores de um plano de negócios que pretendem testar e melhorar; sejam detentores de um plano de negócios viável e com potencial, em busca de financiamento. 
 
Negócios com pedalada 
 
A 15ª edição da Feira do Empreendedor assume-se como uma mostra de empreendedorismo diferenciador e competitivo, que tem por base o conhecimento e que procura gerar valor acrescentado a partir de uma forte aposta na inovação e na internacionalização. Subordinado ao tema “Made in Portugal”, o certame apostou este ano numa comunicação inovadora, dirigindo-se a “negócios com pedalada” para fazer frente aos desafios da atualidade. Centenas de oportunidades de negócio, inúmeras possibilidades de networking e diversificadas formas de aprendizagem, consultoria e suporte compõem a oferta integrada do certame da ANJE. 
 
São quatro as mostras incluídas na Feira do Empreendedor: a Mostra New Franchising, a Mostra de Soluções e Financiamento, a Mostra Eco Biz e a Mostra Tecnológica. Os salões temáticos de exposição serão igualmente quatro e vão complementar a distribuição no terreno de um vasto conjunto de entidades públicas e privadas com relevância para o exercício empresarial, a promoção do empreendedorismo, o apoio ao emprego e a qualificação profissional: Salão do Franchising e Oportunidades, Salão de Apoio à Criação e Gestão de Empresas, Salão do Futuro e Salão High Tech / High Biz. 
 
Complementarmente à exposição de empresas, a Feira do Empreendedor inclui um vasto programa de atividades paralelas, entre as quais se destacam diversos workshops sobre “como criar um negócio específico”, uma sessão de empreendedorismo feminino e um ciclo de 24 conferências práticas, versando temáticas como: oportunidades de negócio; apoios e financiamento; franchising; gestão; marketing; vendas; internacionalização; inovação; formação; emprego e gestão de carreiras. Informações adicionais e convites gratuitos também disponíveis na página http://feiradoempreendedor.anje.pt
 
21.11.2012