PT | EN

Feira do Empreendedor apoia plataforma de crowdfunding

Feira
A 16ª edição da Feira do Empreendedor, promovida pela ANJE, entre os dias 21 e 23 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, está a operacionalizar a primeira bilheteira web associada a uma plataforma de crowdfunding. Desenvolvido em parceria com o BES Crowdfunding e a empresa Las2ticket, o inovador sistema de bilhética possibilita que a totalidade do valor pago pelos visitantes seja aplicada no lançamento de três novos projetos de âmbito social.
 
A participação na 16ª Feira do Empreendedor, e na maioria das iniciativas do seu programa complementar, é gratuita, mas fica assim sujeita a um donativo mínimo no valor de dois euros. Pioneira no nosso país, pelos moldes inovadores em que está a ser concretizada, esta iniciativa alia a dinamização da cultura empreendedora ao fomento da inclusão, ao abrigo das melhores práticas de empreendedorismo social e responsável. 
 
“O financiamento colaborativo é uma das mais recentes inovações em matéria de angariação de financiamento empresarial e os empreendedores portugueses estão cada vez mais atentos às plataformas crowdfunding. A pensar nisso, e depois do sucesso da campanha realizada em 2012 a favor do Banco Alimentar, a ANJE decidiu este ano associar o contributo solidário da Feira do Empreendedor ao projeto BES Crowdfunding, cuja missão passa por apoiar iniciativas de cariz social, promovidas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou Organizações Não-Governamentais (ONG)”, afirma José Fontes, coordenador da Feira do Empreendedor. “Com esta ação, reforçamos a vocação inovadora e inspiradora da Feira do Empreendedor, que cada vez mais aposta na promoção do empreendedorismo qualificado e global, pautado pela sustentabilidade e responsabilidade das suas atividades”, acrescenta o mesmo responsável. 
 
Os três projetos apoiados no âmbito da Feira do Empreendedor têm em comum a criação de infraestruturas com função educativa e terapêutica. "Estímulos Raros" (espaço multissensorial para estimular os sentidos e diminuir níveis de ansiedade e tensão), "Uma casa para estudar" (infraestrutura de combate à exclusão social e ao abandono/insucesso escolar) e "Centro de Atividades Ocupacionais para Pessoas portadoras de Multideficiência" (espaço para jovens portadores de multideficiência com atividades e finalidades lúdicas e terapêuticas) são os projetos associados à bilheteira social do certame. 
 
Para visitar a Feira do Empreendedor e contribuir ativamente no lançamento destes projetos, basta aceder ao site http://feiradoempreendedor.anje.pt e selecionar uma das três causas sociais. O convite digital adquirido permite a entrada na Feira do Empreendedor, sendo que, depois de efetuado o donativo, é também possível efetuar inscrições nos workshops e conferências que compõem o programa do evento.  
 
11.11.2013