PT | EN

Empreendedorismo para negócios tecnológicos

Amb4

Preparar as startups tecnológicas para a entrada no mercado, familiarizando os seus responsáveis com os conceitos essenciais à criação e gestão de um negócio próprio é o propósito de ciclo de workshops a decorrer no Porto, já a partir do próximo dia 8 de março. A organização é da ANJE, em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto), no âmbito do projeto de empreendedorismo tecnológico TEC Empreende e do programa europeu Spin-UP. As cinco sessões que compõem este ciclo têm lugar no auditório do INESC.

“Inovação, Marketing e Vendas” é o tema do workshop inaugural, agendado para as 14h00 do dia 8 de março. Entre os desígnios da ação inclui-se o estímulo da inovação, a aplicação do marketing ao desenvolvimento de produtos tecnológicos, assim como a identificação das principais competências e estratégias que estas empresas devem reunir em matéria de vendas.  
 
“Estratégia” (15 de março), “Planeamento Financeiro” (22 de março), “Internacionalização” (5 de abril) e "A Gestão de Recursos Humanos e a Liderança" (19 de abril) são as sessões que se seguem. O ciclo de formações parte das necessidades específicas das startups tecnológicas e reúne um conjunto de formadores e consultores especializados nas diversas áreas temáticas. 
 
Recorde-se que o Tec-Empreende é um projeto que visa apoiar a atividade empreendedora no sector das tecnologias, através da criação de negócios com elevado potencial de internacionalização. É desenvolvido pela ANJE em conjunto com o INESC Porto e conta com o apoio do Novo Norte - Programa Operacional Regional do Norte. 
 
Por seu turno, o Spin-UP, também parceiro deste ciclo de workshops, é um projeto europeu de coaching para spin-offs, que reúne instituições de ensino superior, institutos de investigação e empresas de consultoria. Em Portugal, integram este projeto o INESC Porto e a Advancis Business Services. Resta apenas referir que a participação nos workshops é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Informações adicionais aqui
 
06.03.2013