PT | EN

ANJE entrega Prémio do Jovem Empreendedor

A ANJE promove, no próximo dia 28 de maio, pelas 18h30, na Casa da Música, no Porto, a cerimónia de entrega do 13º Prémio do Jovem Empreendedor. A iniciativa é integrada no programa da Conferência de Empreendedorismo Tecnológico, no âmbito do qual a associação traz ao nosso país o investigador norte-americano Howard Aldrich, Global Award for Entrepreneurship Research e docente na universidade da Carolina do Norte. Na corrida para o mais antigo galardão de empreendedorismo do nosso país estão seis inovadoras startups: Bewarket, Hole19 - Smarter Golf, Powa, Rutz, RVLP Technologies e Bn'ML.  

Do emergente universo das aplicações móveis e dos negócios web proveem os projetos Bewarket e Hole19 – Smarter Golf. A primeira, coincidentemente, resulta do programa de apoio à iniciativa empresarial no setor das TICE, intitulado TEC-Empreende, no âmbito do qual a ANJE e o INESC organizam a Conferência de Empreendedorismo Tecnológico. A aplicação Bewarket lançou o conceito de comércio social, que coloca as redes sociais ao serviço do comércio eletrónico. A solução permite que as pessoas comprem e vendam entre si dentro do Facebook, garantindo o conforto e a fiabilidade do processo. A Hole19 - Smarter Golf, por seu turno, aposta numa “suite” de soluções web e mobile para a indústria de golfe. A aplicação móvel permite que os jogadores de golfe registem os seus resultados e estatísticas de jogo em tempo real e é complementada por uma plataforma de análise online, onde os jogadores podem estudar eles próprios o seu jogo ou, alternativamente, ligar-se com instrutores e obter o seu acompanhamento.
 
No segmento do desporto, e também ligado às novas tecnologias, está o projeto Powa, cujo core business são os skates longboard. A integração do iPhone nos skates é apenas uma das muitas possibilidades de personalização disponibilizadas pela marca Powa, que criou uma solução que permite introduzir os smartphones nos skates. Todos os componentes dos skates Powa são customizáveis e o resultado são objetos totalmente diferenciados, de formas arrojadas e dinâmicas. A mais recente inovação do projeto é a criação de skates com funcionalidades fisioterapêuticas. O primeiro skate de fisioterapia do mundo foi desenvolvido pela empresa em parceria António Gaspar, fisioterapeuta da seleção nacional. 
 
Calçado de cortiça e investigação farmacêutica 
 
Criatividade e design são também o foco do projeto Rutz, um negócio que alia dois produtos base da economia portuguesa: o calçado e a cortiça. O nome Rutz remete, por um lado, para as “roots”, as nossas raízes, origens e tradições e, por outro, para as “routes”, isto é, as rotas ou caminhos que traçamos rumo ao futuro. E é neste âmbito que o projeto candidato ao Prémio do Jovem Empreendedor tem uma diferenciada proposta de valor: a opção de calçado sustentável, fabricado através de um material eco-friendly, a cortiça.
O grupo de finalistas da competição empreendedora da ANJE fica completo com os projetos RVLP Technologies e Bn'ML, ambos de áreas completamente díspares entre si e entre os demais. A RVLP Technologies desenvolveu um conjunto de soluções que irão automatizar procedimentos básicos na suinicultura, das quais decorrem vantagens ecológicas e de redução de custos. A todas estas soluções soma-se ainda um software de controlo, que possibilita a gestão e supervisão total da exploração. A Bn'ML, por seu turno, tem por missão permitir às empresas farmacêuticas otimizar o processo de triagem de compostos terapêuticos, numa fase pré-clínica (em animais de laboratório) de desenvolvimento de novos fármacos na área da psiquiatria, sustentando assim o investimento associado à transição para uma fase de ensaios clínicos (em humanos).
 
Prémio global de 30 mil euros 
 
O Prémio do Jovem Empreendedor foi criado em 1998, com o intuito de distinguir e valorizar projetos seed capital (ideias/protótipos que se podem tornar empresas) ou empresas em estádios iniciais de desenvolvimento (startup ou early-stage) que se destaquem na área do empreendedorismo e inovação. A iniciativa beneficia do apoio do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional e distingue o melhor projeto apresentado a concurso um prémio global de 30 mil euros. 
 
Para além de um prize money de 20 mil euros, a aplicar no desenvolvimento do projeto (distribuído em partes iguais pelos promotores e incorporado no capital social da empresa), a ANJE atribui ao vencedor um conjunto integrado de apoios no valor adicional de 10 mil euros, onde se inclui um ano de incubação numa das infraestruturas da Rede de Incubação da ANJE, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação promovida pela área de formação da associação e ainda acesso a instrumentos e programas de incentivo financeiro e de suporte da atividade empresarial.
 
Na primeira edição, o Prémio do Jovem Empreendedor consagrou a Critical Software, uma empresa da área das TIC sediada em Coimbra mas que, em virtude dos serviços que presta à NASA, tem também escritório em Silicon Valley, na Califórnia, EUA. Ao longo das suas várias edições, o galardão da ANJE distinguiu ainda empresas de base tecnológica tão inovadoras e competitivas como a Critical Software, a Central Casa, a Crioestaminal, a Biosurfit e, mais recentemente, as promissoras Active Space Technologies, Master Blank e CreativeBitBox. 
 
A participação na sessão de entrega do Prémio do Jovem Empreendedor é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, a qual é também válida para a participação na Conferência de Empreendedorismo Tecnológico. Inscreva-se aqui
 
23.05.2013