PT | EN

ANJE dá apoio técnico a negócios financiados pelo IEFP

Shutterstock_71122801

A ANJE é uma entidade acreditada para conceder apoio técnico aos projetos de negócio financiados pelo Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE), promovido pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional. O serviço é inteiramente gratuito para os empresários, que podem assim usufruir do know-how da associação durante os dois primeiros anos de atividade da sua empresa. Acompanhamento, formação e consultoria compõem o suporte disponibilizado pela ANJE. 

Enquanto entidade prestadora de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos, a associação oferece um serviço completo aos empreendedores que criaram uma empresa recorrendo ao PAECPE. Serviço esse que vem juntar-se ao apoio já concedido a todos aqueles que também aspiram aceder ao referido financiamento. 
 
Numa fase incipiente, o futuro empresário pode contar com a ajuda da associação para converter a sua simples ideia numa candidatura promissora e viável, sendo este serviço, até aqui já disponibilizado, o único a que estão associados honorários (1.500 euros mais IVA, com descontos para empreendedores que se tornem ou sejam associados da ANJE e com a garantia de que 50% deste valor só é pago em caso de aprovação). Uma vez aprovado o projeto, os consultores da ANJE permanecem no terreno, auxiliando o empresário no dia a dia da nova empresa, sem qualquer custo implicado. Refira-se, porém, que este é um beneficio válido para todas as empresas apoiadas, mesmos as que resultam de candidaturas apresentadas autonomamente.
 
O apoio tem a duração mínima de nove meses e máxima de dois anos, incluindo acompanhamento personalizado, realização de ações de formação, nomeadamente na área de gestão, e consultoria empresarial especializada. Consultoria essa que visa solucionar situações de maior fragilidade ao nível da gestão ou da operacionalização da empresa, diagnosticadas durante o acompanhamento. 
 
A abrangência geográfica da associação e a qualidade do apoio técnico, assente na excelência dos seus profissionais, são os principais critérios de acreditação da ANJE para colaborar com o IEFP na operacionalização deste programa. 
 
O PAECPE financia projetos de criação de empresas que resultem em novos empregos. No caso dos beneficiários das prestações de desemprego, esse financiamento pode traduzir-se no pagamento do montante global das prestações de desemprego, isoladamente ou em cumulação com outros apoios. No caso dos desempregados sem a referida prestação, a solução passa pelo acesso a crédito com garantia, bonificação da taxa de juro e período de carência de capital e juros. 
 
Para esclarecimentos adicionais ou para um conhecimento mais pormenorizado das ajudas existentes para a criação do próprio emprego, os empreendedores devem contactar a ANJE através da Loja do Empreendedor
 
 
10.11.2011