PT | EN

2º Concurso Europeu para a Inovação no Domínio Social

Amb2
A Comissão Europeia lançou a segunda edição do Concurso Europeu para a Inovação no Domínio Social. Reduzir o desemprego e incentivar à inovação social são os principais propósitos da competição, cujo período de inscrições termina a 11 de dezembro e garante apoios financeiros na ordem dos 90 mil euros.
 
Centrado nas problemáticas comuns dos cidadãos europeus, o concurso criado em memória de Diogo Vasconcelos aponta a inovação social como resposta aos fenómenos corrosivos e negativos da economia e da sociedade europeia. Os números atuais revelam um total de 27 milhões de desempregados no velho continente, estatística que a competição pretende contrariar desafiando os empreendedores a canalizar as suas valências em insights do mercado, que permitam gerar novas tipologias e postos de trabalho e, consequentemente, uma economia e sociedade diferentes.
 
Ao longo das etapas da competição, os candidatos terão oportunidade de aceder a um programa intensivo de mentoring, sendo que no final apenas três ideias serão recompensadas com 30 mil euros destinados à aceleração e materialização dos projetos. Os critérios de elegibilidade do concurso são o potencial de impacto, o grau de inovação e a sustentabilidade e aplicabilidade da ideia à escala europeia.
 
O Concurso Europeu para a Inovação no Domínio Social está aberto à participação de todos os cidadãos individuais ou organizações, desde que estejam legalmente estabelecidos ou sejam residentes num dos estados-membros da União Europeia. Os cidadãos dos países com acordos de participação no Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação também podem concorrer.
 
Na edição de estreia, o Concurso Europeu para a Inovação no Domínio Social registou mais de 600 inscrições espalhadas por todo o continente europeu. Para efetuar a sua inscrição na segunda edição, que mantem o período de candidaturas aberto até ao dia 11 de dezembro, aceda aqui.
 
03.12.2013