PT | EN

Programa Garantia Jovem - Educação

Na vertente educativa, o programa Garantia Jovem permite o regresso à escola para completar o percurso académico ou facilita o acesso a cursos de formação, dotados de uma forte componente prática. Entre os cursos que conferem equivalência escolar e profissional aos participantes inserem-se:
  • Cursos Vocacionais de nível secundário;
  • Cursos Profissionais;
  • Educação e Formação de Jovens;
  • Aprendizagem;
  • Cursos de Especialização Tecnológica.  
Para conhecer as escolhas profissionais mais adequadas ao seu perfil e, simultaneamente, mais ajustadas às necessidades do mercado de trabalho pode ainda contactar um CQEP – Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional.
 
CURSOS VOCACIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO
 
Os Cursos Vocacionais de Nível Secundário dirigem-se a jovens que completaram o ensino básico e procuram opções alternativas ao ensino profissional e regular mais adequadas ao seu passado escolar e aos seus interesses e perfis vocacionais. Através da frequência destes cursos, os jovens poderão enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também prosseguir estudos superiores. Para conhecer mais sobre esta oferta educativa clique aqui.
 
CURSOS PROFISSIONAIS
 
Se procura um curso com uma componente prática mais acentuada, mas ainda não sabe se vai continuar a estudar ou ingressar no mercado de trabalho, os Cursos Profissionais são a opção certa para o seu futuro. Identificado como um dos percursos do nível secundário da educação, esta oferta apresenta uma forte ligação ao universo profissional, funcionando em articulação com várias empresas. Para conhecer mais sobre esta oferta educativa clique aqui.
 
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS
 
A Educação e Formação de Jovens apresenta cursos direcionados a cidadãos que, por qualquer razão, abandonaram o seu percurso escolar e pretendem retomá-lo. Tratam-se de ofertas educativas que pretendem fornecer competências escolares, técnicas, sociais e relacionais, de forma a preparar os alunos para o mercado de trabalho. Para conhecer mais sobre a Educação e Formação de Jovens clique aqui.
 
APRENDIZAGEM
 
Quer tirar um curso que permite aprender uma profissão e, em simultâneo, obter equivalência escolar? Os cursos de Aprendizagem são formações profissionais de carácter inicial, que privilegiam a integração de jovens no mercado de trabalho, permitindo ainda o prosseguimento de estudos. Os alunos seguirão um sistema de "alternância", sendo que ao longo do curso terão a possibilidade de combinar a formação prática numa empresa com a formação teórica. Para conhecer mais sobre esta oferta educativa clique aqui.
 
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
 
Os Cursos de Especialização Tecnológica são cursos pós-secundários não superiores, que visam suprir as necessidades de contratação de quadros intermédios no tecido empresarial. Capazes de responder aos desafios colocados por um mercado de trabalho em permanente mudança e acentuado desenvolvimento, os Cursos de Especialização Tecnológica constituem-se como uma alternativa válida para a profissionalização de técnicos especializados e competentes. Para conhecer mais sobre esta oferta educativa clique aqui.