PT | EN
Foco_banner
Voltar à listagem
14
Mar. 2018
23
Mar. 2018

Avaliação financeira de projetos (Porto)

Local
Centro de Formação Empresarial da ANJE, Porto (Rua do Passeio Alegre, nº20)
Duração
16h | 19h00 às 23h00
Regime
Pós-laboral

LOCAL

CFE – Centro de Formação Empresarial da ANJE.
Rua do Passeio Alegre, N.º 20
4150-570 Porto
 
CALENDÁRIO FORMATIVO
 
março
Dias: 14, 16, 21 e 23
 
Os projetos de investimento ocupam primordial importância no desenvolvimento económico dos países. A banca é um motor no suporte financeiro desses projetos, pelo que uma criteriosa análise de todas as variáveis implicadas, é um exercício que exige o conhecimento de técnicas específicas e know-how avançado. Avaliar a viabilidade financeira dos projetos (em início de atividade, expansão, redimensionamento, adaptação ou substituição) decorre da tomada de decisões consistentes e criteriosas.
 
Assim, com este curso pretende-se sensibilizar os participantes para a importância de analisar criteriosamente um projeto que envolva investimento significativo ou do qual dependam importantes fatores, dotando-os de métodos teóricos necessários à avaliação financeira e económica de projetos. As metodologias e os critérios para a análise de projetos serão abordadas, tanto na vertente económica como financeira.
 
COMPETÊNCIAS
 
Subjacente à atividade financeira, encontra-se um processo de avaliação de ativos reais e financeiros, com implicações inerentes à tomada de decisões operacionais e de investimento. Com este curso pretende-se: 
  • Sensibilizar os participantes para a metodologia geral de avaliação financeira de ativos;
  • Transmitir aos participantes os métodos teóricos necessários à avaliação de projetos de investimento.
PROGRAMA
 
1. Fases de um projeto;
2. Cash Flow vs Lucro Contabilístico;
3. Avaliação Financeira de Projetos;
4. Valor Atual Líquido;
5. Critérios de Avaliação e de Seleção de Investimentos;
6. Análise de Risco;
7. Alternativas Incompletas e Cash Flows Equivalentes;
8. Análise Económica e Social;
9. Fontes de Financiamento;
10. Estruturas de Capital.
 
COMO?
 
O desenvolvimento do programa rege-se por uma grande diversidade de formas, sendo o debate e a participação os mais frequentes com recurso a computador, de forma a maximizar a utilidade do trabalho em sala e da ferramenta “folha de cálculo”. Será levado a cabo o estudo de casos exemplificativos, originadores de debates produtivos.
 
COM QUEM?
 
Justa da Silva Castro é uma profissional licenciada em Auditoria e possui uma Pós-graduação Master in Business Administration (MBA). Está inscrita na Ordem dos Contabilistas Certificados e é responsável pelo acompanhamento de projetos e respetiva equipa de trabalho, nas diversas áreas de Gestão Administrativa e Financeira, nomeadamente, Contabilidade Geral e Analítica, Fiscalidade, Projetos de Investimento e Auditoria. É formadora nas áreas de Contabilidade Geral, Contabilidade Bancária, Análise Económico-Financeira, Fiscalidade e Cálculo Financeiro no Instituto de Formação Bancária e Docente na Licenciatura em Gestão Bancária no Instituto Superior de Gestão Bancária, nas Unidades Curriculares de Contabilidade Financeira e Contabilidade e Gestão Orçamental.
 
PARA QUEM?
 
Direções de Crédito, responsáveis de Gabinetes Técnicos de Análise de Projetos, técnicos e economistas, gestores de projeto, engenheiros de produção e de obras e todos os que sejam empreendedores e pretendam vir a conceber, desenvolver, supervisionar, e/ou acompanhar/
/fiscalizar projetos de investimento.
 
INVESTIMENTO
 
Publico em geral: 280 euros
Associados ANJE: 224 euros
Desempregados: 252 euros (*)
 
(*) Mediante a apresentação obrigatória de comprovativo.
Nota: possibilidade de pagamento em duas prestações.
 
QUER PARTICIPAR?
  • A formalização da inscrição na ação é efetuada através do preenchimento do formulário abaixo disponibilizado e do envio do comprovativo de pagamento para o e-mail focoanje@anje.pt
  • Pagamento efetuado por cheque ou transferência bancária até três dias úteis antes da data de início do curso; 
  • A ANJE reserva-se o direito de não iniciar a formação nas datas previstas, caso não exista um mínimo de 12 formandos; 
  • Atribuição de Certificado com 90% de assiduidade. 

CONTACTOS

c. Cláudia Almeida / Nuno Ricardo
t. 22 010 80 61 // 22 010 80 11
 
Parceiro:
Parceiro_porto

Formulário de inscrição em:


Dados Pessoais
Dados Empresa