PT | EN

Bruno Ramos de Carvalho

VICE-PRESIDENTE

Bruno%20carvalho%20crop
Bruno Ramos de Carvalho é vice-presidente da ANJE desde janeiro de 2017, tendo já integrado a direção nacional precedente (entre 2013 e 2017). 
 
É CEO da Active Aerogels, spin-off da Active Space Technologies, que por sua vez é uma spin-off da Agência Espacial Europeia da qual Bruno Ramos de Carvalho é cofundador. Aliás, atualmente, Bruno Ramos de Carvalho dedica-se também à gestão do lançamento de novas spin-offs originadas nas atividades de R&D da Active Space Technologies, assegurando o desenvolvimento de marketing de produto, comercialização e distribuição.
 
Licenciou-se em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (1999). Obteve o Mestrado pela Vrije Universiteit Brussels (2000), realizando os seus estudos na École de Mines de Nantes, em França, e desenvolvendo a tese de investigação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. O interesse na área espacial leva-o à realização de uma pós-graduação em Estudos Espaciais da International Space University, Vancouver (2005), e a vocação empreendedora justificam o reforço de competências de gestão na Harvard Business School e na Católica Lisbon Business School. Trabalhou como Engenheiro de VoIP na Marconi Suisse Télècommunication, em Genebra, antes de entrar para a Agência Espacial Europeia na Holanda, como Engenheiro de Software.