PT | EN

Concurso Arrisca C lança Provas de Conceito

Logo_arriscac

Ideias, planos de negócio e provas de conceito para PME. Estas são as três modalidades de competição incluídas no concurso Arrisca C 2012. A ANJE é, pela quarta edição consecutiva, uma das entidades parceiras da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da respetiva universidade na dinamização deste certame. As candidaturas decorrem até 15 de outubro e o montante global dos prémios é de cerca de 200 mil euros em apoios à criação e desenvolvimento de empresas. 

As Provas de Conceito são uma novidade no Arrisca C e abrem o concurso às PME (já constituídas ou a constituir até outubro) com produtos ou serviços inovadores e com projetos de internacionalização. O objetivo é fomentar e apoiar o desenvolvimento de protótipos de novos bens transacionáveis. 
Os conceitos apresentados serão avaliados do ponto de vista do seu potencial de sucesso no mercado global, das suas características inovadoras, da maturidade da tecnologia de suporte e das competências das empresas promotoras para o desenvolvimento do produto. 
 
Para além da categoria de competição este ano criada, o Arrisca C engloba um Concurso de Ideias e um Concurso de Planos de Negócio, apostando assim no estímulo da inovação nos seus diversos estádios de desenvolvimento. 
 
Em edições anteriores, a competição era direcionada aos estudantes ou recém-diplomados numa instituição de ensino superior portuguesa há menos de três anos. No Arrisca C 2012, este prazo foi alargado para cinco anos. Condições que, no caso de candidaturas apresentadas em equipa, apenas um dos elementos (podem ser cinco) necessita de respeitar. 
 
Prémio ANJE 
 
A associação dos jovens empresários volta a apoiar o Arrisca C com um galardão próprio. O Prémio ANJE insere-se na categoria das ideias de negócio e consiste num programa de 40 horas de consultoria (no valor de 2.000 euros) para acompanhar a elaboração do plano de negócios. Este prémio será atribuído ao vencedor do melhor projeto cuja equipa seja constituída maioritariamente por recém-diplomados desempregados.
 
Na competição de Planos de Negócio há três prémios, cada um deles no valor de 25 mil euros, e nas Provas de Conceito há dois galardões, um no valor de 50 mil e outro no valor de 25 mil. Na generalidade, são prémios que se traduzem em serviços de apoio ao desenvolvimento dos projetos e à sua entrada no mercado. 
 
Informações adicionais e inscrições em www.arriscac.pt.  
 
13.08.2012