PT | EN

Garantia Jovem

O Garantia Jovem vem substituir o programa Impulso Jovem e pretende dar resposta à elevada taxa de desemprego registada em Portugal. No prazo máximo de quatro meses, este programa compromete-se a indicar soluções profissionais, formativas ou educativas para qualquer cidadão saído do sistema de ensino ou sem atividade laboral e disponível para ingressar o mercado de trabalho.
 
OBJETIVOS
 
O Garantia Jovem identifica três metas principais a cumprir.
  • Aumentar as qualificações dos jovens
  • Facilitar a transição para o mercado de trabalho
  • Reduzir o desemprego jovem  
DESTINATÁRIOS E CONDIÇÕES DE ACESSO
 
Podem beneficiar do programa Garantia Jovem todos os cidadãos com menos de 30 anos de idade, que não estejam a trabalhar ou inseridos em qualquer sistema educativo ou formativo.
 
O GARANTIA JOVEM EM TRÊS PASSOS (MODELO DE FUNCIONAMENTO)
 
O Garantia Jovem tem um modelo de funcionamento dividido em três passos fundamentais:
  1. Identificação e ativação dos jovens por intermédio de uma extensa rede de contactos e parceiros, responsáveis por contactar, informar, orientar e motivar os jovens para integrarem as ações do programa.
  2. Trabalho em rede desenvolvido localmente entre parceiros, de forma a dar uma resposta ajustada às necessidades e expetativas comunicadas pelos participantes.
  3. Oferta de oportunidades adaptadas aos jovens para que estes possam completar o seu percurso educativo e formativo e/ou serem integrados no mercado de trabalho.
PROPOSTA DE VALOR
 
O programa Garantia Jovem recolhe as preferências e necessidades dos jovens para, em seguida, oferecer medidas de ensino, formação e emprego adequadas às especificidades de cada caso. Globalmente a proposta de valor do programa pode ser dividida em quatro campos principais: